Como gerar ideias inovadoras

Uma das coisas que mais me orgulha em todo o processo de criação da Empreendemia é contar como surgiu a ideia do produto.

Ao conversar por poucos minutos com um empreendedor mais experiente sobre um projeto de empresa, percebi a importância de colocar empreendedores em contato. Nesse momento surgiu a ideia do Empreendemia e então as nuvens se abriram, um raio de luz surgiu no horizonte e um quarteto de anjos começou a tocar jazz em seus trompetes (ainda bem que não eram vuvuzelas).

O grande problema é que normalmente as pessoas acham que é só ter uma ideia e magicamente uma empresa é construída. Antes da ideia surgir, é importante estar preparado; depois da ideia, ainda existe MUITO trabalho pela frente.

Como gerar ideias de negócio

Seguem alguns pontos de um artigo sobre o tema que escrevi para a Endeavor Brasil.

  • “Que tipo de atividade você faria mesmo que de graça?” – É muito mais fácil ter ideias geniais relacionadas a áreas que você tem paixão. Pensar só em dinheiro não te tornará a pessoa mais criativa do mundo.
  • “Ouça o maior número possível de pessoas” – Uma ideia inicial é sempre imatura, ela precisa ser validada e evoluída. Conversar com pessoas reais é  a melhor forma de evoluir essa ideia.
  • “Pense grande, comece pequeno e evolua rápido” – É importante sair logo do lugar, comece a trabalhar ao invés de ficar anos só no planejamento.

Conclusão
Não fique esperando magicamente o dia em que terá uma ideia genial. Depois que ela surgir, saiba que isso é só o começo.

Agora que você deve estar morrendo de curiosidade sobre o tema, não deixe de conferir o artigo completo: Ideias inovadoras não surgem do dia pra noite.

Abraços,
Millor Machado (orgulhoso pela ideia do Empreendemia e por ter um artigo no blog da Endeavor Brasil)

Por sinal, se você estiver no momento de começar a sua empresa, temos um site específico para te orientar nesse momento. É o Abra Sua PJ.

Além de conteúdo bem didático sobre o processo de registro do CNPJ, temos uma equipe especializada para tirar todas as suas dúvidas e a realizar a abertura da sua empresa. Veja mais aqui

comments powered by Disqus