como elaborar um plano estratégico

Como elaborar um plano estratégico? Aprenda a fazer um planejamento de sucesso!

Antes de qualquer coisa, vamos começar pensando no significado dessas duas palavras, separadamente.

Antes de qualquer coisa, vamos começar pensando no significado dessas duas palavras, separadamente.

Planejar significa projetar, programar ou definir um conjunto de ações com antecedência. Estratégia é a combinação de fatores afim de buscar um resultado ou chegar a um fim. Ou seja: as duas coisas estão diretamente ligadas ao ato de empreender.

Porém, por mais que muitos empreendedores entendam a necessidade de ter um Planejamento Estratégico, alguns ainda o deixam como um fator opcional ou secundário para o negócio simplesmente por não saber por onde começar ou por não entender, na prática, a importância de ter um.

Por isso, vamos explicar exatamente porque ter um e como elaborar o Planejamento estratégico da sua empresa ou futuro negócio, para que você consiga prever desafios e direcionar os seus esforços para um alvo comum.

Afinal, esses dois fatores podem interferir no sucesso do seu negócio!

O que é um Planejamento Estratégico?

Basicamente, Planejamento Estratégico é o resultado da análise da sua empresa e de todos os fatores que interferem em seu desenvolvimento, com o objetivo de direcionar as suas ações e tomadas de decisões.

Ao elaborar um Planejamento Estratégico você estará fazendo um mapeamento do seu atual cenário, podendo fazer projeções de crescimento e desenvolvimento do seu negócio a curto, médio e longo prazos.

Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, e autor de vários livros a respeito do assunto, disse que “O Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas Às implicações futuras das decisões presentes”. E não poderíamos concordar mais com ele.

Com um bom planejamento correrá menos riscos e poderá tomar decisões respaldada em dados e metas, tornando suas ações mais direcionadas e com maiores chances de alcançar os seus objetivos. Com isso fica mais fácil tanto gerir o negócio quanto monitorar os seus resultados.

Como elaborar um plano estratégico para o meu negócio?

Como dissemos, antes de tudo um Planejamento Estratégico é uma análise geral do contexto  e da saúde do seu negócio, Por isso, o primeiro passo é reconhecer esse cenário.

Identificando os pilares da sua empresa

Antes de começar o seu Planejamento Estratégico, você precisa ter em mente exatamente quais são os principais fundamentos que norteiam a sua empresa.

  • Missão: Qual a finalidade do seu negócio? Por que ele existe? Qual problema ele pretende solucionar no mercado ou na vida dos seus futuros clientes?
  • Visão: Onde você deseja chegar? Quando pensou na empresa, qual era o seu objetivo para ela?
  • Valores: Como você pretende chegar? Quais são os princípios primordiais para que você alcance os resultados do seu negócio?

Mesmo que você já tenha uma empresa a mais tempo, caso esses aspectos não sejam claros, é fundamental criá-los e documentá-los. Eles são como um resumo simples e prático do que é o seu negócio. E todos os envolvidos com devem tê-los claros e como um direcionamento básico de todas as suas ações.

Identificando o cenário atual

Esse contexto envolve, basicamente, duas vertentes: interno e externo.

Ambos têm igual importância no desenvolvimento de um Planejamento Estratégico. Afinal, eles interferem no seu modo de ser, em suas entregas, nos seus resultados e em seus objetivos.

Por isso é importante entender o cenário atual antes de tomar decisões, pois esses dois ambientes serão impactados por suas ações de maneira direta ou indireta.

Caso você já possua, um bom norteador desse processo é acessar o Modelo de Negócio ou o Business Model Canvas da sua empresa. Nele você terá os principais dados em relação a análise do seu cenário, tanto interna quanto externamente.

Cenário Interno

Nessa análise, é importante entender o que você tem em mãos, ou seja, quais os recursos que você tem atualmente para alcançar os seus objetivos: insumos, mão de obra, tecnologias, parceiros, recursos, ferramentas… Tudo o que contribui para que o seu produto ou serviço chegue até o consumidor final.

Cenário Externo

Desse lado estão os seus clientes e potenciais clientes: quem são, como se comportam, quais os seus problemas, dúvidas, como a sua empresa pode ajudá-los, quais os melhores canais para alcançá-los… Tudo o que envolva atingir o seu público.

Nesse caso, o ideal é definir uma persona, e não um público-alvo. Isso porque, ao contrário da definição abrangente de público, uma persona delimita características do seu cliente ideal para direcionar as suas ações.

Além disso também é preciso entender o seu mercado: quem são os seus concorrentes, como eles se comportam, qual o seu diferencial em relação a eles, quais os seus pontos fracos e fortes, no que eles erram ou acertam… Entender esse contexto é fundamental para evitar cometer os erros dos outros e também saber como superá-los.

Colocando o Planejamento em prática

A partir desses dados, é hora de entender: Onde eu quero chegar? A ideia é ter um objetivo primário e primordial, que pode se desdobrar em outros secundários.

Aumentar as vendas? Ter alcance internacional? Ampliar o seu mercado? Lançar um novo produto? Melhorar ou estreitar o seu relacionamento com os clientes?

Não importa! É fundamental apenas colocar uma meta e, a partir daí, traçar um Planejamento claro para alcançá-la.

A sua base são os dados recolhidos anteriormente. Por exemplo, vamos supor que a sua empresa queira alcançar uma nova persona. Para isso, o que vocês já tem? Um bom time de Marketing? Canais estabelecidos? Recursos para colocar o planejamento em prática?

E o que vocês não tem? Uma estratégia de Marketing clara e definida? Dados suficientes a respeito desse novo cliente ideal?

As respostas a essas perguntas definem o seu Planejamento Estratégico: o que eu tenho e o que eu preciso para alcançar esse novo objetivo.

Dica fundamental: estabeleça metas!

É muito difícil entender se você está no caminho certo se o seu time não conhece o caminho. Por isso, é importante definir metas claras e alcançáveis a curto, médio e longo prazos, que podem e devem ser revisadas de tempos em tempos para garantir o alinhamento da estratégia.

Além de motivar pessoas e definir claramente o que é preciso para alcançar um novo patamar, as metas também auxiliam na gestão e manutenção do Planejamento Estratégico, coordenando as medidas que devem ser tomadas ao longo da sua execução.

Por fim, envolva todos os participantes da execução do plano o máximo possível, para que eles entendam o que precisa ser feito e como, e assim estejam alinhados e engajados com o processo!
Agora, se você deseja saber como o Planejamento Estratégico, na prática, tem afetado os seus resultados, conheça quais métricas de vendas o seu negócio precisa acompanhar!