como divulgar um blogInbound Marketing ou de Marketing de Conteúdo sabe que os principais objetivos são educar o mercado, gerar autoridade para a sua marca e conquistar clientes e divulgadores da empresa por um custo de aquisição menor.

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Como divulgar um blog? 9 formas de você divulgar o blog de sua empresa

Quem planeja e executa uma estratégia de Inbound Marketing ou de Marketing de Conteúdo sabe que os principais objetivos são educar o mercado, gerar autoridade para a sua marca e conquistar clientes e divulgadores da empresa por um custo de aquisição menor.

Quem planeja e executa uma estratégia de Inbound Marketing ou de Marketing de Conteúdo sabe que os principais objetivos são educar o mercado, gerar autoridade para a sua marca e conquistar clientes e divulgadores da empresa por um custo de aquisição menor.

Mas o que isso tem a ver com a divulgação de um blog? É que, para chegar lá na frente – nas vendas –, é preciso, primeiramente, tornar seus canais de relacionamento mais conhecidos. Você deve ter uma boa audiência, envolver seus visitantes e converter seus primeiros Leads.

Por mais que o blog seja considerado o quartel-general das estratégias de produção de conteúdo, ele não se promove por si só. É preciso fazer um esforço a mais para trazer visibilidade e tráfego qualificado a esse canal.

E para simplificar um pouco a sua vida, selecionamos 9 maneiras de promover o blog da sua empresa. Acompanhe!

1. Divulgue em seu site e em suas páginas nas redes sociais

Um erro que muitas empresas ainda cometem é de não anexarem seus blogs aos seus sites. Um deveria ser o complemento do outro e, mais do que isso, um deveria promover o outro.

Outro problema bastante comum é quando os dois até estão ligados, mas não há um link do blog posicionado claramente no site. Para resolver isso, o ideal é destacar um caminho para blog no menu principal, na sidebar ou no rodapé da página. O importante é ter uma posição de referência visual para o público.

Além do site da sua empresa, promova seu blog também nas redes sociais. Você pode fazer isso de duas maneiras:

  1. Colocar um link para o blog nas descrições dos seus perfis.
  2. Compartilhar artigos e outros conteúdos do blog nas timelines.

2. Inclua um link na assinatura de email

Sabe aqueles emails de atendimento em que, ao final do corpo da mensagem, a pessoa que enviou deixa sua assinatura junto com a da empresa?

Então, aquele espaço pode ser aproveitado para inserir um link que leve o destinatário da mensagem ao seu blog. O mesmo pode ser feito com outros tipos de email, como os transacionais, por exemplo.

Essa é uma estratégia de divulgação indireta, afinal, o objetivo primário desses emails não é divulgar o blog, mas pode ajudar a gerar tráfego.

3. Peça para seus colaboradores compartilharem os conteúdos do blog

Antes de contar com a participação voluntária de seus seguidores, que tal engajar o seu público interno? Você pode incentivar seu time a compartilhar, a indicar para pessoas próximas e a interagir de outras formas com as publicações da sua empresa, tanto no blog quanto nas redes sociais.

Trata-se de um ganho de alcance inicial, porém muito valioso. Por meio dos seus colaboradores, sua audiência começa a tomar forma e seu blog terá sempre divulgadores que garantam visibilidade.

4. Adote boas práticas de SEO

O SEO abraça um conjunto de ações de otimização de sites e páginas para obterem um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.

Aplicar essas práticas ajuda a melhorar o seu posicionamento orgânico, além de torná-lo mais relevante para os buscadores e com uma experiência de navegação favorável aos visitantes.

Alguns exemplos de tarefas são:

  • Diminuir o tamanho do arquivo das imagens, reduzir o carregamento de códigos HTML e CSS e tudo que puder contribuir com a diminuição do tempo de abertura do site;
  • Pesquisar as palavras-chave mais buscadas pelo público e menos concorridas entre os sites;
  • Inserir essas palavras-chave no título, em intertítulos e no corpo de seus textos;
  • Não copiar conteúdos de outros sites;
  • Descrever as imagens, em poucas palavras, em sua tag alt;
  • Ter o seu site adaptado aos dispositivos móveis.

5. Invista em campanhas de links patrocinados

Ao mesmo tempo em que você tenta se promover organicamente, é bom construir uma reserva de recursos para investir em anúncios. Anunciar no Instagram, no Google AdWords ou no Facebook pode gerar ótimos resultados para seu blog e negócio.

Por meio dessas mídias, você pode pagar para anunciar conteúdos específicos ou até mesmo materiais ricos para gerar Leads para sua empresa. O importante é segmentar seus anúncios de acordo com as características da sua persona e controlar seu orçamento.

Sem precisar gastar rios de dinheiro, você tem acesso a sistemas com um alto poder de direcionamento. Você pode segmentar seus links e posts patrocinados por meio de palavras-chave, interesses e informações pessoais, comportamentos de navegação etc.

6. Publique frequentemente e varie os temas

Um blog que publica pouco ou demora muito para atualizar seus posts tende a cair no esquecimento. Se sua empresa não aparece, dificilmente será lembrada.

Entretanto, isso não quer dizer que você tenha que postar algo novo todos os dias e a todo momento. O que interessa mesmo é priorizar a qualidade dos conteúdos e manter uma certa frequência.O importante é ser constante.

Variedade no tema também é importante, pois o que não agrada a um grupo de visitantes uma vez, pode agradar a outro grupo em uma próxima oportunidade.

7. Participe de fóruns e grupos de discussão

Essas comunidades, tanto as independentes quanto as de redes sociais, são bons canais de divulgação porque são muito segmentados. Só faz parte desses grupos quem se interessa por aquele assunto, seja com interesse comercial ou educacional.

No entanto, é bom ficar de olho nas regras desses fóruns e comunidades, pois muitos deles podem não aceitar posts de divulgação.

Além disso, evite fazer spam e só participe se for para contribuir de forma relevante com a discussão do tópico. Assim, você conquistará o respeito e a credibilidade dos membros.

Se você preferir, pode criar o seu próprio grupo. Ele pode ser voltado tanto para os clientes, e tratar dos assuntos do seu produto ou serviço, quanto para o público em geral, e falar de assuntos mais abertos de sua área de atuação.

8. Forme parcerias com outros blogs e sites

Você já deve ter visto que algumas empresas publicam em outros blogs, certo?

Essa prática, chamada de guest post, é bem interessante para sua empresa alcançar uma audiência nova.

Para explicar na prática, nada melhor do que usar este próprio post. Este artigo que você está lendo é um guest post da Resultados Digitais para o Saia do Lugar. Fizemos isso porque somos parceiros e publicamos alguns conteúdos que interessam à audiência do SDL.

O contrário também acontece. E, falando nisso, convidamos você a ler os guest posts do Saia do Lugar no blog da Resultados Digitais.

Outras variações de parcerias de marketing são a produção conjunta de eBooks, participação em podcasts de outros sites e entrevistas etc.

9. Promova o blog em canais offline

Por último, mas não menos importante, está a divulgação nos meios tradicionais. Não é porque o blog é um canal digital que os canais offline devem ser esquecidos.

Para integrá-los, você pode promover seu blog por meio de cartões de visita, folders, flyers, crachás, camisetas, catálogos etc.

Se quiser facilitar mais a vida do público, pode transformar a URL do seu site em QR Code. Assim, as pessoas com smartphones podem acessar diretamente o seu site pela câmera do aparelho.

Coloque em prática

O mais legal de sair divulgando o blog é a variedade de formas para fazer isso. É uma atividade extremamente dinâmica, que envolve desde simples compartilhamentos nas redes sociais até o fechamento de parcerias estratégicas com outras empresas para a criação de conteúdos como convidado.

De todo modo, ao colocar essas dicas em prática constantemente, seu blog terá a visibilidade necessária para gerar Leads e futuros clientes.

Contudo, o mais importante é sempre criar um conteúdo de qualidade e que faça sentido para sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Como dica final, sugerimos a leitura do eBook 31 tipos de conteúdo que você pode produzir para seu blog, um material cheio de sugestões para você diversificar sua estratégia.

Artigo produzido pela equipe do blog Resultados Digitais.