como diminuir abandonamento de carrinho

Como diminuir abandonamento de carrinho? Veja 12 soluções para acabar com este problema

O abandono do carrinho de compras é um dos principais problemas enfrentados por quem tem um negócio online.

O abandono do carrinho de compras é um dos principais problemas enfrentados por quem tem um negócio online.

Não adianta. Algumas pessoas vão, inevitavelmente, abandonar seus carrinhos antes de realizarem o checkout.

No entanto, existem métodos que podem ajudar a reduzir esse índice de abandonamento e fazer com que o seu site aumente a taxa de conversão em vendas.

Ficou interessado?

Conheça agora 12 dicas sobre como diminuir abandonamento de carrinho e ter sucesso no seu negócio online!

O que leva um cliente a abandonar o carrinho de compras

Antes de saber o que fazer, é preciso compreender os principais motivos que levam os clientes a abandonarem seus carrinhos de compra no meio do processo. Confira a lista abaixo:

  • Insegurança na hora de passar os dados pessoais para realizar a transação financeira;
  • Processos longos e complexos (muitas etapas para concluir a compra);
  • Dificuldades para navegar entre as páginas de compra e do site;
  • Ausência de formas de pagamento que desejaria utilizar;
  • Distrações dentro e fora da página de compras;
  • Pouca informação sobre os produtos e serviços;
  • Páginas que demoram muito para abrir;
  • Falta de incentivos, como descontos.

1. Mostre uma barra de progresso para a finalização da compra

Ao mostrar claramente os clientes onde eles estão no processo de compra, você eliminará uma potencial barreira que é a preocupação do cliente em relação ao tempo que levará para concluí-la.

A barra de progresso também ajuda a eliminar dúvidas tornando o processo mais claro e de fácil compreensão por parte do cliente.

Utilize o mínimo de passos possível (não mais do que três etapas) e torne a experiência de compra do cliente mais simples e menos intimidante.

2. Construa e estabeleça confiança nas transações financeiras

A solicitação dos dados pessoais é uma das etapas mais determinantes para a decisão final de compra.

O consumidor é desconfiado, principalmente devido ao alto índice de fraudes na internet. Por isso, para o cliente confiar em você, vai precisar se esforçar um pouco.

Para resolver isso, inclua símbolos que inspiram confiança, tais como posicionar logotipos de segurança em locais de destaque na página de compra.

Outra dica, é ter um contrato de confidencialidade. A ferramenta Guru PME pode te ajudar a criar o seu!

3. Configure um Call-To-Action forte para o cliente prosseguir

Muitos sites não incluem quaisquer chamadas para a ação em suas páginas de pagamento. A lógica por trás disso parece estar enraizada na suposição de que, se um cliente em potencial acrescentou um item ao seu carrinho, então ele já não precisa mais de qualquer incentivo para realmente comprá-lo. Esse pensamento pode ser fatal para o negócio.

Saiba que, a página de pagamento é o lugar perfeito para adicionar um call-to-action forte e reforçar a determinação para o cliente completar o processo de compra.

4. Adicione a imagem dos produtos colocados no carrinho

A maioria das pessoas não vai esquecer o que adicionaram ao carrinho de compras, mas incluir imagens em miniatura dos produtos ajudará o cliente a manter o foco na compra, tornando o processo mais tranquilo para o cliente.

Com essa estratégia, você eliminará a possibilidade de distrações e, consequentemente, melhorará o índice de conversão em vendas.

5. Facilite a navegação entre o carrinho e a loja virtual

Outra dica importante sobre como diminuir abandonamento de carrinho é permitir que o cliente navegue facilmente entre a página de compra e o site.

Muitas lojas online não possibilitam isso para os clientes, impedindo que outros produtos sejam adicionados ao carrinho.

Facilite a navegação sem deixar que o carrinho se perca de vista no site e, além de aumentar a taxa de conversão, poderá aumentar o ticket médio por cliente.

6. Deixe os carrinhos salvos e facilmente acessíveis

Salvar um carrinho de compras deve ser tão fácil quanto clicar em um único botão.

Com tantas distrações potenciais, quase sempre há interrupção no processo de compras. Por isso, permita que os clientes, ao retornarem mais tarde, encontrem seus carrinhos da forma como deixaram.

Assim, poderão finalizar a compra no momento que for mais conveniente para eles.

8. Facilite o processo de compras ao máximo

Muitas lojas online enxergam o carrinho de compras como uma oportunidade para coletar dados sobre os usuários, e realmente é, mas forçá-los a criar uma conta (cadastrar login e senha) é um dos maiores motivos de abandonamento de carrinho.

Ao contrário, oferecer uma opção de checkout sem cadastro, você vai sacrificar boa parte desses dados, mas tornará mais simples e convidativo o processo de compras.

Além disso, proporcionará melhores experiências de compras para os clientes, fazendo com que não só voltem e comprem novamente como também criem contas para tirar proveito dos programas de fidelidade e outros incentivos oferecidos.

9. Seja claro quanto aos custos envolvidos

Uma das coisas que mais frustram os clientes nas compras online é descobrir que o preço dos itens foi acrescido por custos ocultos como taxas, juros de financiamento no cartão de crédito e valores de fretes não informados anteriormente.

Você não precisa somar todos esses custos no valor do produto, mas deve informá-los separadamente para o cliente saber, antecipadamente, quanto realmente pagará por ele.

10. Ofereça diversas formas de pagamento

Hoje, os consumidores estão buscando opções de pagamento que vão além dos tradicionais boletos bancários e cartões de crédito. O PayPal (banco online), por exemplo, tem sido muito utilizado por facilitar as compras internacionais.

Sistemas de pagamento móvel como o Apple Pay e o Google Wallet também estão se tornando cada vez mais populares, especialmente entre os jovens.

Então, ofereça novas opções de pagamento e elimine mais essa razão que um potencial cliente teria para abandonar o carrinho de compra.

11. Otimize a página de pagamentos

Páginas de pagamento que são lentas para carregar deixam os clientes impacientes, aumentando a taxa de abandonamento de carrinho de compras. Mas não se preocupe. Existem algumas técnicas simples para resolver isso.

Otimize as imagens para manter o equilíbrio entre qualidade e velocidade da página, limite o uso de rastreadores de redes de anúncios, conserte etiquetas mal implementadas, adicione somente os botões de redes sociais mais importantes para o negócio e faça o que mais for possível para diminuir o tempo de carregamento dessa página em específico.

12. Use técnicas de remarketing

A melhor dica sobre como diminuir abandonamento de carrinho nós guardamos para o final. Faça remarketing. Isso significa ir atrás deles mais tarde com campanhas promocionais, descontos sobre os itens adicionados no carrinho, melhores condições de pagamento, etc.

A ideia é estimular o retorno dele oferecendo uma oportunidade imperdível para finalizar a compra.

Todas essas dicas sobre como diminuir abandonamento de carrinho podem gerar resultados ainda maiores se forem utilizados conjuntamente. Então, não perca mais vendas. Comece hoje mesmo as mudanças na sua página de pagamentos e tenha um negócio de sucesso na internet.

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