como criar perfil no instagram

Como criar perfil no Instagram para sua empresa?

No marketing hoje, muito se fala hoje em redes sociais, e às vezes são tantas, que as empresas nem sabem nem por onde começar.

No marketing hoje, muito se fala hoje em redes sociais, e às vezes são tantas, que as empresas nem sabem nem por onde começar.

Para ajudar você a decidir, preparamos esse post sobre como criar um perfil no Instagram! Vamos ensinar como criar o perfil da sua empresa e dar dicas de como ele pode ser utilizado de forma eficiente e que de fato gere bons resultados.

Se interessou? Então confira o post abaixo e bom aprendizado!

Primeiramente, como criar perfil no Instagram?

Para criar um perfil nessa rede, é muito fácil! É possível se cadastrar tanto utilizando a página do Instagram quanto através do aplicativo para dispositivos móveis.

Falaremos a respeito de cada um dos métodos.

1. Aplicativo para dispositivos móveis

Para fazer o cadastro, basta acessar a loja online e baixar o aplicativo.

A loja varia de acordo com o sistema operacional que o seu celular possui – as mais comuns são Play Store para usuários de Android, App Store para usuários de iOS e Windows Phone Store para usuários de Windows Phone.

Uma vez feito o download e a instalação (que geralmente acontece automaticamente, assim que o programa é baixado), basta abrir o aplicativo e seguir as indicações para realizar o cadastro.

Existem dois métodos: criar um cadastro digitando um endereço de e-mail ou acessar com o Facebook. Então basta selecionar o e-mail ou acessar a conta do Facebook que pretende usar para gerir o Instagram da empresa e completar o cadastro.

2. Através do site

Em qualquer aparelho com acesso à Internet, seja ele um desktop, laptop ou um dispositivo móvel, é possível se cadastrar no Instagram sem usar o aplicativo.

Basta acessar o site do Instagram e optar por acessar com o Facebook ou preencher o breve cadastro disponibilizado na própria página em que o visitante chega ao site.

Para completar o cadastro, basta preencher o e-mail, o nome de usuário, que deve ser algo inédito e que remeta diretamente à sua empresa, o nome completo e criar uma senha.

As vantagens dessa rede social para sua empresa

No Instagram, é possível se comunicar com os seguidores através de fotos ou vídeos e ambos podem sempre ser acompanhados com textos na parte inferior.

Imagens e vídeos são duas formas de comunicação muito eficazes na hora de cativar o interesse do público – muitas vezes, mais eficazes que textos.

como criar perfil no instagram

 

Por isso, usar redes sociais que se baseiem nessas formas de comunicação é algo que pode agregar muito à sua estratégia online.

Essa rede social é relevante atualmente pois possui milhões de usuários ativos.

Em um dado divulgado pela empresa no final de 2015, eram contabilizados cerca de 29 milhões de usuários ativos no Brasil. Com números assim, o Instagram não pode ficar de fora do seu marketing digital, pois tenha certeza de que os seus concorrentes estão atentos!

Todo tipo de negócio pode se beneficiar com uma rede como o Instagram, mas ele é especialmente indicado para empresas que possuam serviços e produtos que sejam ligados ao visual.

Por exemplo, lojas de decoração, escritórios de arquitetura, salões de beleza, joalherias, vendedores de artesanato, lojas de bolos decorados, negócios que envolvam moda, dentre muitos outros exemplos!

Outra vantagem do Instagram é a simplicidade em seu uso.

Ao contrário de outras redes, que possuem uma infinidade de funcionalidades e possibilidades, o Instagram possui um estilo muito mais direto e minimalista, tornando seu uso extremamente fácil e eficaz até para aqueles que não possuem tanta familiaridade com esse tipo de ferramenta.

Com certeza você já sabe que o uso de smartphones e tablets está cada vez maior no Brasil e redes que sejam mais voltadas para eles tendem a se tornar cada vez mais presentes.

Então não fique de fora! Comece já a usar esse aplicativo e cative o seu público com as imagens do seu negócio!

Dicas de como gerir uma boa página no Instagram

Agora que você já sabe como criar um perfil no Instagram e a importância dele para sua empresa se divulgar na Internet, que tal algumas dicas?

Então fique ligado nas que separamos a seguir, pois elas podem te ajudar a fazer um excelente uso dessa rede.

1. Complete o seu perfil

Para que as pessoas possam encontrar o Instagram da sua empresa nas buscas e possam saber que ele pertence a ela, é preciso colocar as informações completas.

A primeira coisa que deve ser observada é o nome de usuário, que será também o endereço da página – é obrigatório que ele remeta ao nome da sua empresa.

Além disso, algumas outras medidas devem ser tomadas: adicione na foto algo relacionado à empresa (como o seu logotipo, por exemplo), escreva uma descrição que facilite o reconhecimento e acrescente links para o seu site ou outras páginas corporativas.

2. Tenha certa frequência nas publicações

Não é indicado ficar muito tempo sem postar, pois isso passa a imagem de que a empresa abandonou o perfil.

Uma página atualizada com uma boa frequência atrai a audiência e gera melhores resultados.

O indicado é postar ao menos três vezes na semana – algumas empresas chegam a postar diariamente. Só tome cuidado para não exagerar, postando muitas vezes por dia, pois isso pode importunar seu seguidor.

3. Interaja com o público-alvo

Além de ser uma ótima forma de divulgação, o perfil da sua empresa no Instagram também pode ser usado como uma forma de interagir com os clientes.

É possível fazer isso de diversas formas: faça perguntas, peça dicas e ideias, responda aos comentários, comente nos perfis dos seguidores, etc.

4. Mostre um pouco dos bastidores da sua empresa

Ajudar o espectador a matar a curiosidade sobre o que acontece na sua empresa é uma ótima forma de gerar engajamento nas redes sociais, humanizando mais o seu negócio e criando uma proximidade com a audiência.

Por isso, use o seu Instagram também para mostrar cenas do backstage: produtos sendo feitos, confraternizações, novos produtos chegando, fotos da equipe, enfim, use e abuse da criatividade!

5. Descubra o horário ideal para postar

Toda rede social possui horários considerados nobres e, no Instagram, eles estão no final da tarde, principalmente entre 17 e 18 horas. Nos finais de semana esse horário é um pouco mais amplo, se concentrado entre 13 e 18 horas.

Mas cuidado! Dependendo do seu setor de atuação, pode ser que esses horários variem. Por isso, observe bem as curtidas e comentários e veja que horários funcionam melhor para o seu público!

Em seguida, comece a focar mais nesses horários na hora de planejar as postagens, pois eles podem melhorar os resultados das suas campanhas.

6. Use Call To Action

O Call To Action, ou CTA, é uma chamada que convida o público a interagir com você e pode ser usada também no Instagram.

Ele pode convidar o espectador a assinar uma newsletter, fazer comentários, ver um vídeo, visitar um blog, curtir uma foto, compartilhar uma página com seus contatos, etc.

Usar essa estratégia pode fazer suas postagens no Instagram terem melhores resultados, pois estimularão o engajamento do público, portanto inclua-os nas imagens ou dos textos da descrição.

E para garantir que você está conquistando os resultados que deseja, faça testes com diversos CTAs diferentes para descobrir qual deles funciona melhor!

7. Faça promoções

Essa é uma outra forma eficaz para engajar o público, fazer com que ele interaja com seu perfil e até divulgue sua marca para seus contatos.

Algumas empresas pedem para que os seguidores marquem seus conhecidos nas postagens em troca da participação em um sorteio; algumas fazem concursos de fotos; outras simplesmente usam a rede para divulgar promoções, chamando para a loja física.

As possibilidades são inúmeras, basta usar a criatividade!

8. Use Hashtags

Elas são uma ótima forma de incrementar ainda mais sua estratégia no Instagram, pois facilitam que suas fotos sejam encontradas na busca e ajudam sua empresa a saber quem está falando dela.

Você pode usá-las de diversas formas, como criando hashtags exclusivas e estimulando seus seguidores a utilizá-las em suas imagens ou então usando hashtags que são tendência no momento para atrair novos seguidores.

9. Integre seu Instagram às outras redes sociais

Vincular suas páginas de redes sociais é importante. Assim, suas imagens do Instagram podem aparecer automaticamente no Facebook ou no Twitter.

Além disso, ajuda a manter todas as páginas sempre alimentadas e convida o público a segui-lo em todas as plataformas.

Mas cuidado, também é interessante pensar em estratégias focadas em cada rede, para que elas não fiquem exatamente iguais e o consumidor considere relevante seguir a empresa em mais de uma.

10. Meça sempre seus resultados

Medir os resultados é uma excelente forma de aprimorar constantemente suas postagens e estratégias de marketing de uma forma geral.

No Instagram, observe quais resultados cada postagem atinge e registre: melhores e piores horários, melhores e piores tipos de imagens ou vídeos; enfim, descubra o que gera mais engajamento e, principalmente, mais vendas!

Assim você melhora constantemente suas estratégias e pode aprimorar ou abandonar de vez tudo aquilo que gera resultados insatisfatórios, otimizando investimentos.

E agora, com todas essas dicas, você já sabe como criar um perfil no Instagram! Então coloque em prática o que ensinamos aqui e capriche nas postagens para cativar ainda mais o seu público.

E se você gostou desse tema e quer aprender ainda mais sobre como conquistar seus clientes, que tal conferir em nosso blog essa postagem sobre marketing de relacionamento?