Caso: Como desenvolver seu produto ouvindo o cliente

Caso: Como desenvolver seu produto ouvindo o cliente

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O caso de empreendedorismo foi contado por Helton Marinho, diretor da Ninsas

Há uns quatro meses atrás, tivemos a brilhante idéia de desenvolver um produto que substituísse/complementasse o serviço de Delivery oferecido por muitas empresas do Brasil. Já tínhamos identificado que o telefone era um vilão dessas empresas, pois ocupava muito tempo dos atendentes e consumia muitos créditos dos consumidores com telefone pré-pago (mais de 80% do mercado). Resolvemos então desenvolver um produto que funcionasse na Web semelhante a um catálogo de produtos, aonde o consumidor pudesse escolhe os produtos e solicitar a entrega com toda comodidade que a Internet proporciona. Tudo simples e fácil. Sem instalar Software, sem burocracia, sem alto investimento para os estabelecimentos, ou qualquer barreira. Porém até então ninguém entendia nada do mercado de Delivery.

Estabelecimento divulgando o Netentregas

A solução encontrada foi falar com quem entende do negócio e tem visão. Neste momento resolvi conversar com o meu amigo Guilherme Assis, proprietário da Pizzaria & Lancheria Help de Araranguá/SC, que mais tarde se tornou o meu primeiro cliente Netentregas.com. A postura adotada na conversa foi “Eu quero feedback, não quero vender nada”, assim como recomendado no episódio do Empreendecast: Como criar sua empresa sem investir quase nada. Como ninguém entendia nada de Delivery, o Guilherme Assis teve o papel de Guru neste projeto. Foi a pessoa responsável por apresentar as reais necessidades deste mercado, além de aprovar/reprovar cada detalhe dos protótipos desenvolvido. Nestes quatro meses de trabalho aprendemos que as pessoas gostam de participar, de opinar, de mostrar seu ponto de vista e de conversar. Talvez não consigam passar a informação corretamente, mas estão dispostas. Aproveite isso! E sendo um bom ouvinte, você dá oportunidades para você mesmo. Nós, por exemplo, conseguimos a consultoria grátis com o Guilherme que se interessou tanto pelo produto que comprou. Espero que eu tenha conseguido passar um pouco sobre “o que é ser empreendedor” e os desafios de fazer algo bem diferente. Quem estiver interessado em conhecer o nosso trabalho, confira www.netentregas.com. Até a próxima! Helton Marinho – o contador de “causos” — Para entrar em contato com Helton, seguem seus contatos no Empreendemia:

Se quiser se aprofundar no assunto, dia 28/05/2011 começa o Mockup, nosso curso online sobre como começar sua empresa. O curso será dado por nós e contaremos como foi nosso aprendizado desde a concepção da ideia da Empreendemia até dicas de sobrevivência pro dia-a-dia. Se você quer começar sua empresa de base tecnológica ou quer reavaliar estratégias de crescimento, aproveite a chance de aprender com nossa experiência. Confira a grade do curso aqui. Caso tenha alguma dúvida, veja mais informações ou mande um e-mail pra millor@empreendemia.com.br.

  • http://twitter.com/victor_psantos Victor Santos

    Ouvir o cliente é fundamental. Achar que sua ideia é perfeita e não consultar quem vai comprar é um grande erro. Entender a cabeça do cliente e as suas necessidades é fundamental para melhorar o seu produto e/ou serviço.
    Abs, Victor
    http://meuprimeiroempreendimento.wordpress.com

  • Wagner

    Fiz o pagamento da minha campanha e ainda não entendo como funicona, onde eu posso ver o trabalho e vejo dificuldade em ter contato como o sac empreenderia.