reunião para decidir como fazer anúncios

Como anunciar em sites de conteúdo

Anunciar em sites de conteúdo é uma das melhores formas de conseguir novos ótimos clientes. Por isso, confira nosso post sobre como fazer anúncios!

Até agora já falamos sobre como fazer com que seu site apareça bem em buscas (orgânicas e patrocinadas), mas e as visitas que milhões de sites de conteúdo (grandes e pequenos) recebem diariamente, dá pra aproveitar?

Vale a pena enfatizar que nós usamos muito o marketing de conteúdo e os resultados são excelentes.

O primeiro passo de como fazer anúncios é criar artes e banners para a campanha. Se você tiver alguém responsável pela parte artística na empresa, ótimo; caso contrário, pague um bom ilustrador.

Existem diversos formatos padrão para banners, todos medidos em pixels. Os tamanhos mais comuns são: 728×90, 336×280, 125×125, 468×60 e 600×150. A partir de um padrão, um bom profissional conseguirá fazer as adaptações para os demais tamanhos.

Para veicular as campanhas, você tem basicamente 2 opções:

1. Comprar mídia diretamente com o site

Grandes sites e blogs normalmente vendem espaços de mídia diretamente. Ou seja, você tem que entrar em contato com a equipe de vendas deles para negociar a inserção do seu anúncio.

Sites maiores

Anunciar em grandes portais (como UOL, Terra, G1 e por aí vai) é possível e (às vezes) existem opções de mídia com preços acessíveis em partes específicas dos portais.

  • Vantagem: aparecer pra muita gente de uma só vez é uma tática válida.
  • Desvantagens: preço alto e baixa segmentação.

Sites específicos e blogs

Inúmeros sites e blogs que falam sobre assuntos específicos, apesar de menores, também vendem mídia diretamente (veja o Media Kit do Saia do Lugar como exemplo). Os assuntos são totalmente variados e, com certeza, você consegue encontrar alguns sites que falam sobre o seu setor – desde alimentação infantil e saúde, até padrões de qualidade e TI.

  • Vantagens: preços acessíveis, campanha por mais tempo no ar, audiência extremamente segmentada.
  • Desvantagem: o público não é gigantesco e, por isso, para ter resultados expressivos as campanhas devem durar, no mínimo do mínimo, 1 mês

Outra grande vantagem de sites menores é poder produzir conteúdo patrocinado, ou seja, quando o seu potencial cliente está lendo sobre o problema que o seu produto resolve, pimba! Ele já vê que o seu produto resolve a vida dele e já vai pro seu site conhecer mais.

Por fim, também é legal citar que esses sites normalmente têm canais em mídias sociais (como Twitter e Facebook) com um grande número de seguidores. Alguns oferecem envios patrocinados de mensagens, o que pode ser uma ação bem bacana também.

Para descobrir os melhores sites pra você investir, é fundamental fazer pesquisas de acordo com o perfil do seu cliente.

2. Utilizar programas de afiliados

Para quem quer entender como fazer anúncios controlando bem o orçamento diariamente e aparecer em vááárias páginas de uma só vez, uma boa saída é utilizar programas de afiliados.

Como funciona o programa de afiliado? Você segmenta os tipos de sites em que quer aparecer através de assuntos e às vezes do público-alvo, daí você cadastra os banners da campanha e, claro, paga =)

Além da própria Rede de Display do Google (que já aproveita sua segmentação feita para o AdWords), também temos soluções nacionais bastante conhecidas, como Lomadee e Boo-Box.

A vantagem aqui é a chance de alcançar muito mais gente com um orçamento relativamente baixo e ter relatórios bem legais.

A desvantagem é que os sites mais influentes acabam escolhendo a venda direta, então eles nem sempre são alcançáveis por esse método.

(recomendação: a Locaweb oferece um ótimo serviço de configuração e análise de anúncios na famosa ferramenta do Google para levar mais clientes para o seu site – veja mais).

Bônus: como fazer anúncios em compra coletiva

Existe essa 3ª maneira de como fazer anúncios e divulgar seu produto em massa pela internet. Porém, existem várias restrições, não só de formato e alvo, mas também de preços e taxas praticadas pelos sites.

Dependendo do tipo de produto que você oferece, provavelmente você terá de correr para algum site de compra coletiva de nicho – já que os maiores e gerais são bem mais exigentes.

A maior vantagem aqui é a geração de clientes (pessoas de fato experimentando e utilizando o seu produto) e exposição da marca para um volume cavalar de pessoas. As desvantagens são: talvez essas pessoas não tenham o perfil de cliente e a divulgação é muito pontual.

A grande questão é que uma ação de compra coletiva não é feita para trazer lucro diretamente, mas sim novos clientes que, com o tempo, trarão o retorno esperado com a ação. Ou seja, é uma ação de divulgação, que traz custos como qualquer outra.

Conclusão

Assim como em links patrocinados, as ações de divulgação utilizando conteúdo e banners trazem retorno apenas com o tempo. Por isso, fazer testes por períodos de tempo mais longos é essencial para que, de fato, você possa conhecer a eficiência de cada canal.

Não adianta esperar sempre resultado imediato. Isso não existe em Publicidade, ainda mais se você vende para outras empresas, que normalmente não fazem compras por impulso da mesma forma que o consumidor final.

Conteúdo produzido por Luiz Piovesana