começar a empreender

Começar a empreender: Quando vale a pena largar o emprego tradicional?

Neste post, vamos discutir as vantagens e desvantagens de empreender. Assim, você poderá descobrir qual o melhor caminho para sua vida profissional! Confira!

Você já imaginou como seria ter uma vida economicamente estável fazendo o que ama? Empreender é a palavra da vez para pessoas que pensam “fora da caixinha”!

Diariamente, várias pessoas acordam e vão para um trabalho que não gostam. Apesar de passarem muitos anos de suas vidas estudando e se especializando, o emprego dos sonhos não é uma constante para todos.

Mas saiba que você não precisa passar o resto da vida trabalhando com algo que você não ama. É possível ter um plano de carreira promissor e que lhe traga prazer.

Neste post, vamos discutir as vantagens e desvantagens de começar a empreender. Assim, você poderá descobrir qual o melhor caminho para sua vida profissional!

Quer saber se vale a pena largar um trabalho tradicional para começar a empreender? Continue lendo este post até o final!

Por que fazemos escolhas profissionais erradas?

Você já percebeu quantas pessoas não estão satisfeitas com seus trabalhos? E por que isso é tão comum?

Você pode ter gastado muito tempo imaginando o que queria ser quando crescer. Mas nem sempre escolhemos uma profissão que realmente amamos.

Sair da fase jovem para a adulta é algo complicado. Aos 17 ou 18 anos, você precisou ter maturidade suficiente para decidir seu futuro profissional.

O grande problema é que muitos jovens não entendem bem seus gostos profissionais, nem sabem ainda no que são bons. E isso é compreensível. Afinal de contas, a maioria dessas pessoas nunca trabalhou.

É aí que surge um grande problema!

Somos criados em uma cultura que nos informa que, para ter sucesso, é necessário ganhar ótimos salários. Por causa disso, muitos jovens escolhem uma carreira pensando nos salários que eles acreditam ser atribuídos àqueles cargos.

Outro problema é esforçar-se para atingir esses objetivos e descobrir que não é aquilo que você realmente ama fazer. Mas você já investiu tanto tempo e esforço, que muitas vezes acredita ser melhor continuar e trabalhar na profissão que imaginava ser a ideal.

Então, crescemos, conseguimos empregos, mas não nos sentimos completamente realizados. A frustração toma conta dos sentimentos e fica cada dia mais difícil acreditar que é possível ter um trabalho rentável e prazeroso.

Mas saiba que é possível mudar esse cenário!

É interessante largar seu emprego atual?

Antes de pensar se vale a pena largar um trabalho tradicional para começar a empreender, é importante analisar os motivos que te levaram a pensar sobre isso.

Para iniciar uma nova carreira, você precisa ter bem definido o que você quer fazer. Tomar uma decisão profissional por impulso não deve ser uma opção.

Por isso, entenda antes de mais nada se você está insatisfeito com sua profissão ou com o local de trabalho. Caso a resposta seja a primeira, esse já pode ser um motivo para largar seu trabalho tradicional. Mas se o problema for a empresa na qual você trabalha, pense se a alternativa de buscar um novo local não seria melhor para você.

Uma vez que você conseguiu definir que o seu desejo é mesmo largar seu emprego atual, há algumas outras questões que você também precisa avaliar.

1. Quanto você está disposto a investir?

Você precisa estar preparado para investir. E aqui estamos falando de tempo e também de dinheiro, caso seja necessário.

Defina com antecedência em que você investirá. Saiba que você precisa escolher um nicho que conheça e para o qual seja capacitado.

Mas caso você decida fazer investimentos em alguma área desconhecida, tenha a curiosidade de aprender mais. Aumente suas habilidades em áreas desconhecidas e estude constantemente para fazer o melhor.

2. Você está preparado financeiramente?

Ao sair de um emprego, você deixa de ter uma renda fixa. Você precisa estar preparado para se manter na fase inicial de um empreendimento.

Além disso, esteja preparado para eventuais gastos. Mesmo que você tenha economizado, lembre-se de que uma hora a reserva financeira acabará. Por isso, diminua suas despesas.

Dependendo do seu tipo de empreendimento, será necessário investir financeiramente em uma estrutura física, funcionários, burocracia de documentação, entre outros gastos.

Esses são alguns desafios que podem ser novos para você. Mas com paciência e dedicação, e principalmente um bom preparo anterior, é possível superá-los.

Todo início é difícil e é necessário esperar um tempo maior para ter retorno. Mas se você se preparar economicamente, conseguirá passar por essa fase sem muitas surpresas financeiras ruins.

Quem pode começar a empreender?

Muitas pessoas acreditam que para ser um empreendedor é necessário experiência. E quando se fala disso, idade e tempo de serviço, bem como conhecimento no mercado, parecem ser essenciais.

Essas atribuições são mesmo importantes. Afinal, quando você já tem experiência, fica mais fácil realizar certas atividades. Porém, saiba que não existe uma idade certa para começar a empreender. E também não é uma graduação que determinará sua capacidade para fazê-lo.

Se você já pensou nisso é porque, provavelmente, considerou um dia ser dono do seu próprio negócio. Então, basicamente, todos têm oportunidades de mudarem os rumos de suas carreiras.

Mas não pense que isso é fácil. É necessário entender bem o que você quer e estabelecer metas para o seu novo negócio. Além disso, você precisará de muita força de vontade, esforço e disciplina. Nosso post contando 11 fatos fundamentais que você precisa saber antes de se tornar um empreendedor digital pode ser muito útil nesse quesito!

Tudo vai depender de você e do quanto está disposto para pesquisar e aprender. Se você estiver preparado e investir seu tempo nisso, está um passo mais próximo de começar a empreender.

Quais são as vantagens de ser um empreendedor?

Deixar de trabalhar em um emprego tradicional e empreender possui várias vantagens.

Fazer o que você ama

O primeiro e principal motivo de cada vez mais pessoas fazerem isso é poder viver de suas paixões.

Sabe aquele hobby que você tem e sempre pensou em como lucrar com ele? Esse é o momento de fazer isso. Você tem inúmeras opções para incluir seu estilo de vida e desejos pessoais ao seu ganho.

Opções de mercado

Quem ainda não sabe em que nicho empreender, pode conhecer outros mercados, por exemplo, o mercado digital. Produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, são aqueles produzidos e comercializados em formato eletrônico.

Por serem feitos e entregues através da internet, o custo de produção e comercialização é mais baixo. Por isso, novos empreendedores escolhem investir nesse tipo de serviço.

É possível lucrar com a criação dos seus próprios cursos online ou até mesmo dedicar-se à venda de materiais produzidos por outras pessoas. O importante na internet é ser inovador. Isso fará com que sua maneira de empreender te traga mais sucesso.

Mais tempo livre

Quando somos donos do nosso próprio negócio, conseguimos investir tempo em outras atividades.

Para muitas pessoas que têm empregos tradicionais, passar um tempo em família ou com os amigos parece impossível. Porém, a partir do momento que você consegue organizar seus próprios horários, pode ter mais qualidade de vida e tempo para fazer outras atividades que realmente gosta

Entendeu porque vale a pena empreender?

Ter qualidade de vida e o emprego dos sonhos parece muito mais perto de alcançar quando nos tornamos empreendedores.

Quais são as desvantagens no empreendedorismo?

Assim como toda atividade, se você não se dedicar e não definir bem o que quer, começar a empreender não será uma boa opção.

Desmotivação para aprender mais

Algumas pessoas acreditam que trabalhar por conta própria é fácil. Por isso, muitos não tentam aprender mais sobre as tendências do mercado.

Isso é uma grande desvantagem, pois você não conseguirá lucrar como imaginava se não souber como o segmento funciona e o que as pessoas esperam do seu produto.

Medo de errar

Muitos têm medo do erro. Começar um novo negócio e não conseguir sair bem naquilo pode ser frustrante também.

Porém, você está começando algo novo e pode ser que não saiba fazer tudo perfeitamente ainda.

Mas errar não é necessariamente ruim. O que você deve fazer é extrair aprendizado e para não cometer os mesmos erros.

Então, mesmo que no início você ainda tenha alguma dificuldade, saiba que é possível tentar outra vez e fazer tudo melhor.

Incerteza do futuro

Não saber o que acontecerá futuramente não é uma desvantagem apenas de um novo empreendimento.

É compreensível que você tenha dúvidas se vale a pena largar um trabalho tradicional para começar a empreender. Afinal, começar um serviço novo inclui erros e acertos novos.

Porém, mesmo em um emprego tradicional, não é possível prever qual será o futuro concreto de seus negócios.

O que você precisa fazer é ter metas concretas em seu novo empreendimento e procurar atingi-las sempre. E para entender se tudo está ocorrendo como o planejado, é importante medir todos os seus resultados.

Como ser um bom empreendedor?

Você já entendeu que empreender pode ser sua nova atividade econômica. Então, é hora de pensar nos pontos de maior atenção para que você consiga, enfim, largar seu trabalho tradicional e ter o emprego dos sonhos.

1.Defina um nicho de mercado para atuar

Tente entender o que as pessoas precisam e invista nisso. Mas fique atento para não investir em várias coisas de uma só vez.

A princípio, é melhor você ter um foco. Assim, conseguirá administrar bem o seu novo empreendimento. Com o tempo, se você perceber que pode e precisa acrescentar novos serviços para seu público, você pode incluí-los em seu plano de negócios.

2. Entenda seu novo negócio

Estude mais sobre o que você fará para ser um expert nisso. Muitos tipos de serviços e produtos já estão no mercado. Mas isso não deve fazer você desistir. O que você precisa fazer é ser o melhor naquilo que decidiu começar a empreender.

O mundo atualiza-se constantemente, então, não fique acomodado com o que você já sabe. Procure capacitar-se sempre mais.Pesquise e estude sempre!

Ser inovador ajuda a mostrar que seu serviço é importante para quem quer utilizá-lo. E lembre-se de que o principal é ter um produto que seja realmente útil para as pessoas.

3. Tenha um capital inicial

Se você ainda não tem muito dinheiro para investir, não gaste tudo o que tem.

Você precisa ter uma reserva monetária no início para não precisar tirar dinheiro de suas despesas pessoais para seu novo empreendimento. É importante tentar não misturar suas contas.

Se você ainda tem um emprego tradicional, esse é o momento ideal para começar a fazer algumas economias. Não é necessário muito dinheiro no início, porém, é sempre bom estar preparado para certas situações que você precise fazer investimentos financeiros.

É muito importante saber se controlar economicamente para não faltar nada. E mesmo que a princípio seu rendimento não seja o desejado, aos poucos, você terá resultados. Mas saiba que isso só acontecerá se você souber se dedicar ao seu novo modelo de trabalho.

4. Não fique ansioso

Esperar que você lucre imediatamente não ajudará a realizar suas metas. Pensar apenas no negativo, que tudo dará errado, também não faz você ser melhor.

Então, respire fundo e faça tudo o que planejou!

Você está mudando a forma como ganha dinheiro. Por isso, pode ser que nem tudo o que você faça dê certo logo no início. Mas todo começo é assim. É necessário um certo tempo para começarmos a ver os resultados que realmente queremos.

Então, não se estresse. Faça o que você puder para melhorar cada vez mais.

Quando posso começar a empreender?

Se você está cansado de seu trabalho tradicional e quer mudar, o momento é agora!

Aproveite as oportunidades que há na internet. O mercado digital está crescendo cada vez mais. Com isso, há sempre novidades que podem lhe ajudar a aprender sobre outras carreiras e conseguir assim escolher uma nova profissão.

Fazer o que você ama é o primeiro passo para uma vida mais feliz. Você pode e precisa investir nos seus sonhos. E se você já está pensando nisso, é hora de colocar a mão na massa.

Uma dica de ouro é aproveitar as oportunidades que a internet dispõe para testar suas ideias. Se você tem alguma habilidade, crie um blog, um perfil nas redes sociais ou um canal no Youtube para falar sobre o assunto. Considere também a possibilidade de criar um curso online sobre o seu assunto e vender na internet. Oportunidades não faltam e o melhor: essas ferramentas são totalmente gratuitas.

Se você gostou desse conteúdo, confira agora como ser um empreendedor inovador no mundo digital!

 

Artigo produzido pela equipe da Hotmart.