Caso de empreendedorismo no Brasil: Chilli Beans

Uma coisa eu sempre soube, a Chilli Beans é uma empresa sensacional. O que eu não sabia é que ela foi construída do nada por um moleque (assim como eu) e que sua história tem tantas lições bacanas para quem quer criar uma empresa marcante.

![Chilli Beans](http://files.saiadolugar.com.br/uploads/2010/08/chilli_beans.jpg "Chilli Beans")Mais do que um objeto de consumo, uma experiência
Nessa entrevista ao programa Fiz do Zero, Caito Maia conta o processo de criação da empresa e quais as principais lições aprendidas no processo.

(Link para o vídeo no Youtube)

**O empreendedor enxerga oportunidades no seu dia-a-dia
**Várias vezes eu fico pensando “O que leva alguém a produzir uma empresa de cabides? Não me parece ser uma mega oportunidade que alguém teria o momento Eureka, mas existe a demanda e alguém se dá muito bem nesse setor”.

Na prática, não importa muito quais são as tendências de mercado e oportunidades de coisas que não estão relacionadas ao seu dia-a-dia. Tanto para óculos quando para cabides, o empreendedor encontrou a oportunidade através da prática ao invés de filosofar sobre quais eram os mercados mais aquecidos de acordo com a Times Magazine.

Seu produto é mais do que o seu produto
Ao pensar só no produto, é difícil encontrar o valor intangível da experiência, que é normalmente o fator pelo qual as pessoas estão dispostas a pagar caro.

É simplesmente sensacional a percepção de Caito sobre o óculos não servir simplesmente para proteger do sol e sim para aumentar a auto-estima das pessoas.

Fluxo de caixa = Chuck Norris das ferramentas gerenciais
Uma coisa muito comum no pensamento empreendedor é “Quanto mais eu vender, melhor. Vou fazer o maior número possível de vendas e até eu dou um jeito de pagar as contas.”. O caso de Caito mostra bem onde como esse pensamento pode levar a falência.

Seus funcionários e as empresas que te dão luz, telefone e água não aceitam pagamento no formato “assim que meu cliente me pagar eu te pago”, eles precisam receber agora, em dinheiro. Dê um jeito de ter dinheiro para pagar suas contas ao invés de depender de vendas que talvez, um dia, possivelmente, possuem a probabilidade de cair na sua conta bancária.

Não custa nada bater mais uma vez nessa tecla: MUITO CUIDADO COM SEU FLUXO DE CAIXA.

Conheça muito bem o seu setor
A experiência que Caito teve com o Mercado Mundo Mix foi fundamental pra ele deixar de ser só um moleque empolgado e se tornar uma verdadeira referência no seu mercado.

Se você quer sair do seu aquário e ir pro oceano, estar presente nos eventos e manter o contato direto com seu cliente é obrigatório.

Espere, ainda tem mais
Além dos aspectos abordados nessa parte do programa, recomendo muito fortemente que você assista a parte 2 e a parte 3. Nas outras partes Caito fala sobre a importância de contratar as pessoas certas, como criar uma cultura empresarial que mantenha essas pessoas e como planejar as melhores formas de produção e distribuição do seu produto.

É uma verdadeira aula sobre empreendedorismo e marketing. Recomendo demais.

Abraços,
Millor Machado (o mais novo entusiasta da Chilli Beans)

Se você também se orgulha da capacidade empreendedora do Brasil, confira nossa visão sobre o empreendedorismo no Brasil.

comments powered by Disqus