Características de um líder

O papel de um líder talvez seja um dos assuntos mais discutidos quando se fala de gestão. Pelo menos aqui no Saia do Lugar, o termo ‘liderança’ há tempos é a porta de entrada pra quem vem pelo Google.

Nós já falamos muito (muito mesmo) sobre liderança aqui: desde os conceitos básicos, as características e dicas para o dia-a-dia. Porém, faltou falar sobre as características intrínsecas a um líder, as que independem de cargo, posição hierárquica ou até experiência.

[![](http://files.saiadolugar.com.br/uploads/2010/04/lideranca-269x300.png "lideranca")](http://saiadolugar.com.br/lideranca/caracteristicas-de-um-lider/attachment/lideranca/)Liderança: inspirando e transpirando
As características intrínsecas a um líder, esteja ele em qualquer cargo, profissão ou continente:

Inspiração

O líder é aquela pessoa que você quer ser quando crescer, porque ela inspira o impossível em você. Quem nunca quis ser o He-Man, o cara que lutava contra as injustiças por acreditar no bem?

Todos sabem que poucos chefes são realmente inspiradores, mas quantos funcionários estabelecem a postura necessária para reverter isso? Se você acredita no que faz, é sua função puxar a responsabilidade pra si e fazer acontecer. Com isso, não só o reconhecimento surgirá (e talvez daí surja um chefe), como também você poderá inspirar as pessoas ao seu redor pra darem o melhor de si. Isso é liderança.

Transpiração

Um líder talvez seja colocado mais à prova que outros perfis de pessoas, porque é ele quem puxa a responsabilidade e aceita as consequências. Por isso, muita transpiração é essencial a ele.

Além disso, o líder deve dar o exemplo – ninguém será inspirado por ele se não for ele a primeira pessoa a dar o sangue pela causa, a fazer sacrifícios ou simplesmente a ter coragem de ‘dar a cara a tapa’.

Escolher as pessoas certas

Apesar de apenas os chefes poderem escolher a dedo quem serão seus subordinados, os líderes têm a opção de trazer pra perto de si aquelas pessoas naturalmente motivadas, aquelas que não precisam de alguém pra convencê-los a fazer algo.

Direção e espaço criativo

Gerentes administram as atividades e o tempo de seus subordinados, muitas vezes colocando uma coleira em cada um deles e limitando seu poder criativo.

Líderes fornecem uma visão e estimulam a criatividade e colaboração dos seus liderados rumo a esse objetivo maior. Depois disso, eles saem do caminho e fazem os esforços convergirem para esse lugar comum.

Gosto muita dessa frase: “Não é papel do líder motivar, mas sim escolher pessoas motivadas, dar-lhes um norte e trabalhar forte para não desmotivá-las”.

E você, vive essa realidade? Anda praticando sua liderança?

Abraços,

Luiz Piovesana (lutando pra inspirar tanto quanto o cachorrinho da foto)

comments powered by Disqus