brainstorming

Brainstorming: Faça uma chuva de ideias!

Brainstorming é a parte mais importante do processo criativo! Veja neste post as melhores dicas para te ajudar a fazer uma "chuva de ideias".

O processo criativo é um dos processos que mais necessitam de concentração e de uma entrega total àquele momento, para que uma solução criativa seja pensada para dar fim a um determinado problema.

Brainstorming é a parte mais importante do processo criativo pois é o início de tudo! Essa técnica permite que as empresas desenvolvam uma capacidade maior de inovar.

Veja neste post tudo o que você precisa saber sobre esta técnica, para começar a fazer o seu processo criativo da maneira que trará os melhores resultados e as melhores mudanças.

O que é Brainstorming?

Brainstorming é uma técnica desenvolvida por Alex Osborn com o objetivo de solucionar problemas da forma mais criativa possível. A própria tradução da palavra já diz muito sobre esta técnica: brainstorming pode ser traduzido como “chovendo ideias”.

Independente de ser feito sozinho ou em grupo, para um bom brainstorming é preciso levar em consideração qualquer tipo de ideia, por mais avulsa que ela pareça. São das ideias mais improváveis que nascem as melhores soluções.

Um bom brainstorm vai além de simples ideias jogadas em um papel. Neste papel devem estar as melhores ideias que vão alavancar o sucesso da sua empresa e por isso é importante que todos os envolvidos entendam como funciona o processo e estejam dispostos a não deixar que nada influencie na concepção.

E é por isso que o próximo tópico é tão importante para garantir uma sessão de brainstorming brilhante! Continue lendo.

Antes de tudo é preciso saber que…

O ponto crucial para que as ideias tenham liberdade para fluir é não limita-lás.

O que isso significa? Significa que nenhuma ideia será descartada. Anote tudo e quanto mais detalhes e mais ideias soltas você tiver, mais fácil será do seu cérebro fazer as conexões.

Em uma sessão de brainstorming não pode existir nenhum tipo de preconceito, realmente tudo é válido! Absolutamente tudo! Mesmo que segundo depois você perceba que aquilo era uma bobagem.

Se liberte de todos os julgamentos e problemas do mundo, nada de censura!

Passo a passo para uma sessão de brainstorming

Para colocar esta técnica em prática não existe muito mistério, mas seguir uma sequência de passos pode colaborar para a otimização de um brainstorm de sucesso!

Tenha em mente o problema a ser solucionado

Antes de qualquer coisa é preciso que a finalidade daquele brainstorming seja muito bem definida. Saiba qual é o problema que será solucionado através das ideias que nascerão.

Defina a origem do problema, qual é o ponto mais forte e o que mais necessita de atenção. Assim você identificará o centro do problema.

A partir do momento que isso for claro para toda a equipe, vocês aumentarão as chances de focar no problema, aumentando a probabilidade de achar a solução mais eficaz.

Relaxe e faça coisas que estimulem a sua criatividade

Antes de começar a colocar as suas ideias de fato no papel, se permita relaxar um pouco.

Vá ao cinema, escute o CD da sua banda preferida, desenhe, cante, leia, descanse ou o que quer que seja que estimule o seu cérebro a relaxar. O importante aqui é permitir que nenhum problema externo interfira na sua criação.

Esvazie a sua mente de preocupações e responsabilidades que não dizem respeito exclusivamente a razão pela qual você realizará esta sessão de brainstorm.

Quanto mais relaxado você estiver, maior a fluidez das ideias, principalmente quanto a solução de um problema. Pensar em soluções com a cabeça cheia não costuma ser uma prática muito assertiva, não é?

Escolha um ambiente

Escolha um ambiente que te ajudará a se manter relaxado durante toda sessão de brainstorming.

Dê preferência para ambientes mais silenciosos e com espaço para acomodar a todos os integrantes que participarão desta reunião informal.

Além da escolha do ambiente, ter um grupo heterogêneo vai te ajudar a ter ideias mais abrangentes.

Determine um tempo máximo para realizar o brainstorming

Durante a parte individual é preciso que um prazo seja estipulado para permitir que cada um pense de forma independente em uma solução para o problema em questão.

Isso não significa que você deva ficar tenso e apreensivo com o prazo. Mas sim que o processo será organizado, afinal, se trata de uma empresa.

Anote, anote e anote

brainstorming

A partir do momento em que as ideias começarem a fluir, anote tudo. Absolutamente tudo.

Em uma sessão brainstorming, nada é descartado, toda ideia é boa o suficiente para virar um potencial.

Anote sem parar, estimule o seu cérebro a pensar em sequência, escreva uma ideia atrás da outra.

Não se preocupe em expressar ou explicar a ideia neste momento! Apenas anote de uma forma que você lembrará a linha de raciocínio na hora de apresentar os resultados da sessão de brainstorming individual.

Discuta o resultado da sessão de chuva de ideias com a sua equipe

Após o tempo estipulado, chegou a hora de colocar todas as ideias à mesa!

Escute o que cada um tem a dizer e entenda a linha de raciocínio do criador daquela sugestão. Não existe ideia melhor e nem pior.

O que está em questão é a ideia mais adequada para solucionar o problema que precisa ter fim. Por isso não ironize e nem critique a ideia de outra pessoa.

Melhores práticas para fazer uma “chuva de ideias”

Seguir o passo a passo acima pode te ajudar na hora de realizar uma sessão de brainstorming, mas se quiser facilitar ainda mais as coisas e ter resultados ainda melhores veja as nossas dicas a seguir:

Considere tudo o que vier na sua mente

Palavras, expressões ou até mesmo imagens – se for o caso, esboce um desenho delas – seja o que for, anote tudo o que vier a sua mente.

Permita que a sua vivência e experiências antigas (por exemplo: viagens, cultura, trabalhos já realizados e etc) te ajudem a percorrer caminhos diferentes do comum e outros ainda mais criativos.

A partir do momento que você está concentrado em criar ideias sobre um determinado tema, mesmo que pareça fútil, qualquer pensamento será bem vindo para fazer possíveis conexões com o que os integrantes da sua equipe pensaram.

Deixe as ideias fluírem uma atrás da outra

Durante o brainstorming não é hora de validar as suas próprias ideias e por isso apenas anote, não permita que a sua mente faça pré-julgamentos.

Deixar com que as ideias saiam naturalmente e sem restrições ajuda o seu cérebro a manter uma linha de raciocínio. Ou seja, será muito mais fácil você pensar em uma solução inteira no final da sua sessão de brainstorming.

Não olhe as anotações das pessoas ao seu redor

Caso a sua sessão de brainstorming seja em grupo, dê um tempo para que cada um pense de forma independente do outro.

Durante este tempo, não olhe para as anotações das pessoas que estão à sua volta. Isso irá interromper o seu fluxo de ideias e você será influenciado, mesmo sem querer.

Entenda que a sua ideia pode não ser a melhor para aquele momento

Mesmo que você seja o dono do negócio, nem sempre a sua ideia será o melhor opção para solucionar um determinado problema e por isso não se prenda ao seu “poder hierárquico”.

Antes de qualquer coisa é preciso ter em mente que todos ali desejam chegar a melhor solução para ajudar o seu negócio a crescer, por isso é tão importante escolher bem o seu time de colaboradores.

Deixem as ideias no anonimato do criador

Às vezes involuntariamente acabamos deixando passar boas ideias por existir um pré-conceito. O que queremos dizer com isso?

Nem sempre o cargo mais alto da empresa terá a melhor ideia e isso também não significa que a pouca experiência de um estagiário vai prejudicar a criação de uma boa ideia.

E por isso uma estratégia pode ser deixar as ideias no anonimato. Primeiramente todo mundo escreve suas ideias no papel, sem citar quem foi que a escreveu.

Em seguida alguém será o porta voz e vai ler todas as ideias para gerar a discussão em grupo. Após escolherem a ideia mais votada, é revelado o criador dela.

Essa é uma forma de dar a mesma chance para todos do time. Mais uma vez reiteramos o principal objetivo do brainstorming é ajudar você e a sua equipe a chegarem em uma solução ideal para uma situação.

Resumindo

Se você tem o desejo de inovar e crescer o seu negócio, o brainstorming pode ser uma boa saída!

Ele é uma importante parte do processo criativo e por isso devemos dar atenção a essa técnica. Deixe sua mente fluir sem limitações e esteja preparado para lapidar a ideia que nascerá de um brainstorm, pois este é só o primeiro passo.

Agora você já sabe a melhor forma de aproveitar o momento de um brainstorming. Comece a fazer chover ideias e impulsione o sucesso do seu negócio!

Quer saber como tirar as suas ideias do papel? Leia este post!