Você sabe criar um bom ambiente de trabalho na sua empresa?

O ambiente de trabalho é um dos ativos mais importantes dentro de uma empresa. Onde e como trabalhamos é um dos grandes fatores que influenciam em nosso desempenho.

Não é novidade para ninguém que um ambiente agradável ajuda na produtividade e na motivação dos colaboradores.

Ou seja, frequentar a empresa todos os dias poderá ser uma enorme satisfação ou um fardo, influenciando diretamente no desempenho diário.

Como ninguém consegue adivinhar o que é melhor para os colaboradores sozinho, preparamos esse conteúdo para mostrar fatores importantes.

**Ficou interessado no assunto? **Então, continue acompanhando o post conosco:

Qual o impacto do ambiente de trabalho em um negócio?

Antes de mais nada, entenda que qualquer negócio é feito por pessoas  —  as principais responsáveis pelo sucesso ou seu fracasso.

Um estudo mostrou que quando os trabalhadores estão felizes, tornam-se mais propensos a reconhecer a produtividade dos seus colegas de trabalho.

Já um ambiente negativo pode ser catastrófico. Reclamações, pessoas infelizes, brigas, falta de confiança e muita deslealdade. Sabemos que não é isso que você quer para a sua empresa, não é mesmo?

A explicação para que esses dois cenários aconteçam é simples: todos nós passamos no mínimo 8 horas por dia no trabalho. Isso é muito tempo, levando em consideração todo o período que estamos acordados.

Como cultivar um bom ambiente de trabalho dentro da empresa?

Fizemos uma lista com algumas dicas relacionadas ao tema para que você possa refletir como anda a realidade do seu negócio. Aprenda a agir rapidamente para que todos os seus colaboradores encontrem um bom ambiente de trabalho ao longo do ano.

Confira as nossas dicas abaixo:

1. Pregue a cultura do respeito

A cultura do respeito deverá ser a grande base para ter um ambiente de trabalho sólido.

Nem precisamos falar que é preciso que todos os colaboradores estejam cientes dessa questão. Feito isso, esteja atento para que não haja nenhum tipo de desrespeito, principalmente se ele for ocasionado por questões hierárquicas.

É importante lembrar que para esse assunto não há hierarquia. Todas as opiniões devem ser levadas em consideração, independente de quem esteja expressando-a. Nesse sentido, a atitude mais saudável é escutá-las e levá-las em consideração de alguma forma nas decisões da empresa.

Comece a colocar em prática isso o quanto antes e tenha em mente que você deverá ser o grande exemplo para os seus liderados e todos os colaboradores da empresa.

✓ Considere a elaboração de um código de cultura para dar um norte para essas ações.

2. Estimule atitudes positivas

Estimular a positividade também é algo que influencia o ambiente de trabalho. Exemplos dessas atitudes são:

  • ajudar sempre que possível;
  • evitar reclamações;
  • pregar a abundância ao invés da escassez;
  • encarar os obstáculos como bons desafios, dentre outras.

Crie um plano de incentivos para que todos possam ter comportamentos positivos todos os dias e sejam reconhecidos por isso. Pode parecer pouca coisa, mas agir dessa maneira ajuda, inclusive no relacionamento entre os  stakeholders do seu negócio.

Pense em criar mandamentos para a sua empresa, com comportamentos que são valorizados 🙂

3. Implemente prática do feedback

Uma das práticas que mais contribuem para a construção de um bom ambiente de trabalho é o feedback. É normal que com a correria do dia a dia e o trabalho duro, surjam alguns momentos de estresse e atrito entre as pessoas.

É preciso garantir que isso não se propague por muito tempo ou afete a conduta profissional dos colaboradores É aí que o feedback cai muito bem. Então, trabalhe para que toda a sua equipe não tenha medo de fornecer feedbacks imediatos para os colegas. Tanto os negativos, quanto os positivos.

O grande segredo está na abordagem e também na conscientização das pessoas de que o feedback, quando bem utilizado, serve muito bem para refletir e também construir uma carreira profissional cada vez melhor.

Além disso, procure organizar rodadas periódicas de feedbacks para que todos possam avaliar o desempenho de seus colegas de trabalho.

Conheça métodos como o e-NPS e atualize suas melhores práticas de avaliação de desempenho.

4. Incentive o bom relacionamento entre os colaboradores

Mostre para todos os colaboradores que é possível ter um bom relacionamento com os seus colegas de trabalho, eliminando a competitividade excessiva.

Saiba que eventos externos ajudam a construir esses relacionamentos. Estimule almoços de time e a prática do happy hour depois do expediente para maior integração.

Saiba que, além de ajudar a fortalecer os laços de toda a equipe, isso cria uma certa motivação para que todos tenham um bom relacionamento no trabalho. Essas ocasiões são ótimas oportunidades para que os colaboradores possam se conhecer melhor e até descobrir que possuem muitos pontos em comum.

Estude práticas de integração entre equipes em sua empresa, seja a partir de eventos, projetos entre áreas ou mesmo de troca casual de informações.

5. Comemore as pequenas e grandes conquistas

A vida profissional não deve ser resumida a 8h exaustivas de trabalho. Muitas vezes é preciso dar uma leve pausa e aliviar o estresse.Comemorar as conquistas do dia a dia é uma ótima atividade para esse fim.

Cada conquista comemorada ajuda na motivação da equipe como um todo, que sempre vai querer buscar novas metas.

Para que isso fique mais claro, trazemos os dados de que as empresas americanas que possuem funcionários empenhados superam as que não tem em mais de 200% em relação à performance.

Então, independente se a conquista representa algo grande ou pequeno, comemore! Colocar em prática esse tipo de ritual ajuda a melhorar muito o ambiente do trabalho.

Faça uma pesquisa do que os seus funcionários consideram como boas formas de comemoração e gratificação. Pense em alternativas como festas, dar presentes, dias de folga etc.

6. Valorize as pessoas profissionalmente

Valorizar as pessoas que trabalham para o seu negócio é um dos caminhos para ter um bom ambiente de trabalho. A verdade é que muitas vezes os colaboradores se dedicam fielmente para fazer um bom trabalho e só esperam um reconhecimento, que acaba não acontecendo.

É preciso estar ciente de que isso pode deixar a pessoa em um estado infeliz, influenciando negativamente o ambiente de trabalho. Por isso, estar atento desempenho de todos e recompensar quem é responsável por grandes feitos é uma ótima forma de motivação.

O elogio e a bonificação criam uma motivação a mais para manter um bom trabalho e criar um ambiente de trabalho propício para que isso continue acontecendo.

Estruture um bom plano de cargos e salários e vá além da remuneração como forma de reconhecimento.

7. Atente-se para o layout da empresa

Por fim, a nossa última dica tem mais a ver com a parte visual e estrutural do negócio. Pode não parecer, mas a disposição do ambiente físico também ajuda muito no clima da empresa.

Se a decoração, as cores e o layout do escritório forem agradáveis, os seus funcionários sentirão prazer em frequentá-lo todos os dias. Então, garanta que algo simples como isso não seja um problema para a empresa.

Assegure que os móveis tenham uma boa disposição, a pintura adequada e que a infraestrutura seja suficiente para que todos se sintam bem.

✓** Crie um painel de referências de seu escritórios dos sonhos e separe parte do seu orçamento para chegar lá.** Não se esqueça de pontos básicos como ergonomia, condições de iluminação e equipamentos necessários para fazer um bom trabalho.

Agora que você já sabe a importância de um bom ambiente de trabalho, saiba como gerir sua empresa da forma certa com ajuda do nosso guia:

imagem do eBook Gerindo a sua empresa: dicas para maximizar seu sucesso.

comments powered by Disqus