benefícios do marketing digital, pessoa mexendo no celular

9 benefícios do Marketing Digital para pequenas empresas

Pequenas e médias empresas têm descoberto com mais frequência os benefícios que as estratégias de Marketing Digital podem oferecer para negócios consolidados ou que ainda buscam uma presença sólida no mercado em que atuam.

Pequenas e médias empresas têm descoberto com mais frequência os benefícios que as estratégias de Marketing Digital podem oferecer para negócios consolidados ou que ainda buscam uma presença sólida no mercado em que atuam.

Durante períodos de instabilidade financeira, como o atual, a necessidade de buscar alternativas para um investimento mais seguro é ainda mais evidente e tem feito com que empresários de diferentes setores busquem mais informações sobre como o Marketing Digital pode ser vantajoso para negócios menores.

Alguns benefícios do Marketing Digital são amplamente reconhecidos, enquanto outras vantagens nem sempre recebem a divulgação que merecem.

Confira a seguir 9 benefícios do Marketing Digital para pequenas empresas.

1. Presença online

Atualmente, ao ter um contato com alguma marca, muitos consumidores já perguntam diretamente pelo site ou redes sociais para acompanhar e se informar melhor antes ou depois de uma compra.

A presença online consiste em ser encontrado por pessoas que já conhecem a marca e para atrair um novo público em potencial.

Em tempos onde o Google é rei, ter uma presença online é essencial para empresas que desejam ser encontradas pelos clientes.

2. Criar relacionamento com o cliente

A internet permite que, além de atrair um cliente e aumentar as oportunidades de vendas, as empresas possam criar relacionamentos duradouros com o cliente.

Por exemplo, um atendimento nas redes sociais demanda menos tempo que o contato telefônico ou uma postagem em blog que esclareça uma dúvida recorrente dos consumidores.

São diversos os canais que podem ser relacionados para interagir com o cliente.

3. Autoridade de marca

Marcas que atuam ativamente no ambiente digital, como por meio de um blog corporativo, site e mídias sociais, principalmente realizando o Marketing de Conteúdo, têm grandes chances de se tornar uma autoridade da marca.

Mas o que a empresa ganha com isso?

Ela se torna uma referência no setor em que atua, sendo citada por clientes, formadores de opinião, veículos de comunicação e até mesmo concorrentes, que buscam nessa autoridade um exemplo a se seguir.

Com a autoridade de marca, a empresa pode alcançar uma melhor colocação no mercado, solidificando a atuação e também aumentando o número de clientes interessados e, consequentemente, as vendas.

4. Concorrência com empresas maiores

Muitas vezes uma empresa pequena tem receio de iniciar uma estratégia de Marketing Digital por acreditar que, assim como no marketing offline, estará em desvantagem em relação às concorrentes.

Contudo, o ambiente online é o que oferece melhores condições de equiparação dessa diferença.

Quando se possui uma estratégia criativa e bem desenvolvida, que é constantemente aprimorada e alimentada com novos conteúdos, as chances de ter bons resultado são altas.

O importante é que as técnicas de marketing sejam executadas profissionalmente – com eficiência e qualidade – mesmo que os recursos sejam limitados.

5. Fidelização de clientes

Além de permitir atrair e qualificar os Leads, a estratégia digital oferece recursos para que, após essa etapa, seja possível desenvolver meios de continuar em contato com o cliente.

O relacionamento constante pode melhorar a experiência pós-venda de várias maneiras, por exemplo, com conteúdos relevantes, cupons promocionais, ofertas correlacionadas e oportunidades para futuros negócios.

Uma atuação ativa da equipe de pós-venda permite com que sua empresa aumente bastante a fidelização de clientes, fazendo com que que clientes satisfeitos voltem a comprar futuramente ou mesmo que façam uma divulgação positiva do negócio – o sempre importante boca a boca.

6. Segmentação de público

Diferentemente do que ocorre nos meios tradicionais de comunicação, na internet é possível falar com um público muito específico que esteja interessado em um produto ou serviço.

A segmentação possível desde o primeiro contato do visitante com a marca faz com que toda a experiência de compra seja mais satisfatória e gere um sentimento positivo no usuário, que vai receber apenas conteúdos direcionados ao seu interesse, demonstrado nas etapas iniciais de contato.

A segmentação também tem muita relação com a personalização das etapas de compra, fazendo com que um Email Marketing, por exemplo, só seja encaminhado para um usuário em determinada etapa da jornada de compra, além de ter especificado o nome – cuidado simples, mas que aproxima empresa e consumidor.

7. Resultados de longa duração

O Marketing Digital oferece meios pagos e orgânicos. Entre os orgânicos estão o SEO e o Marketing de Conteúdo que, dentre outros benefícios, são coisas que o site jamais perde (a não ser que queira).

Os conteúdos criados podem ser acessados anos após serem publicados e ainda gerarem uma conversão e resultar em uma venda, pois o importante é que o usuário tenha as necessidades dele atendidas, independentemente de quando o conteúdo foi criado.

8. Mensuração dos resultados

Algumas estratégias dificultam identificar o ROI (retorno sobre o investimento) e acompanhar métricas que mostrem qual o retorno de cada ação desenvolvida no plano estratégico mais geral.

O Marketing Digital permite acompanhar diversas métricas de acesso, conversão e vendas, entre outras. Ele também permite definir e acompanhar os KPIs, que são as métricas mais fundamentais para o objetivo geral do negócio e que ajudam a empresa a atingir as metas.

Diferentemente das demais métricas, os KPIs são dados mais específicos e detalhados que oferecem oportunidades mais vantajosas para a empresa.

9. Excelente custo-benefício

Após tantas vantagens apresentadas, muitas pessoas pensam que o Marketing Digital provavelmente custará uma fortuna e está fora do orçamento possível para uma empresa de pequeno porte, mas é justamente neste aspecto que o Marketing Digital se mostra tão vantajoso.

Não existe um preço mínimo para investir online, o ideal é que o budget esteja de acordo com os objetivos do negócio, que por sua vez devem ser condizentes com a verba disponível.

Estratégias como links patrocinados e Facebook Ads são pagas apenas quando o usuário deseja.

O Marketing de Conteúdo, em conjunto com o SEO, pode ser adequado em um escopo menor, mas, se bem executado, ainda oferece diversas oportunidades.

Nas mídias sociais, a criatividade e a ousadia das ações possuem mais relevância para os resultados do que o investimento em si.

Por essas razões o Marketing Digital se mostra uma estratégia extremamente eficaz para pequenas e médias empresas e que, em um momento de crise financeira, procuram por um investimento mais seguro e que resulte em aumento das vendas.

Executando as estratégias de Marketing Digital

O mais importante, ao iniciar uma estratégia de Marketing Digital, é conhecer as oportunidades que o investimento oferece, mas sem perder de vista que os resultados só aparecem com as estratégias sendo executadas e aprimoradas mês a mês.

Mesmo com a possibilidade de alguns contatos e resultados desde o início da estratégia, com o tempo o retorno será muito mais expressivo, sendo uma solução mais eficaz a médio e longo prazo.

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Este artigo foi escrito pela Resultados Digitais!