barulhos irritantesjornada de compra do cliente.

">

Como os barulhos irritantes afetam a produtividade no trabalho?

Os barulhos irritantes afetam negativamente a sua produtividade no ambiente de trabalho! Continue a leitura e descubra algumas soluções.

Barulhos irritantes e repetitivos podem tirar algumas pessoas do sério e ainda acabar com a concentração. No ambiente de trabalho, isso se torna um problema considerável. Afinal, o caso pode afetar a produtividade dos profissionais.

Em um ambiente, muitos ruídos podem ser perturbadores — especialmente se as pessoas já estão sob pressão de uma rotina eventualmente mais estressante. Portas rangendo, sons do computador ou celulares, caneta batendo sobre a mesa e cochichos são exemplos de barulhos irritantes, inoportunos ou incômodos.

Acha que esses fatores não passam de exagero? Então continue a leitura deste post e confira alguns pontos que mostram como esses barulhos afetam negativamente a produtividade no trabalho!

Falta de concentração dos funcionários

Algumas pessoas têm muita dificuldade de manter a concentração para executar as tarefas. É preciso certo isolamento e um bom nível de silêncio para que elas estejam realmente focadas. Trabalhar ao lado de outras pessoas, ainda que em guichês ou mesas diferentes, sempre gera ruído no espaço laboral.

Imagine aquela pessoa que está digitando com “toda força do mundo” no teclado. Aquele barulho constante pode causar irritação e atrapalhar a escrita do parceiro de trabalho ao lado. Para os mais dispersos, um simples barulho das rodinhas da cadeira se movimentando pela sala pode tirar a atenção.

Com a concentração baixa, a equipe levará mais tempo para realizar suas tarefas, acumulando serviços e rendendo menos ao final do dia. Resultado: baixa produtividade.

Perda de tempo para consertar equipamentos

Às vezes os barulhos ocasionais são provenientes de máquinas que precisam de conserto. Uma impressora que emperra, um alarme que segue disparando ou as tais portas rangendo sem necessidade são bons exemplos disso.

Se as ferramentas ou os equipamentos não param de funcionar totalmente, podem não ser consertados de imediato. Então ficam ali, trabalhando com deficiência. Isso pode atrasar a realização de futuras tarefas e persistir na geração de barulhos irritantes para os demais.

Esse é um poderoso fator para aumentar a ansiedade do grupo também.

Dificuldade de ignorar as conversas da mesa ao lado

Especialmente aquelas em volume baixíssimo podem desviar o foco do trabalho — e não é um problema para os mais curiosos apenas.

Quando a conversa acontece em um volume normal, também irrita, mas quando está bem ao nosso lado, em um cochicho interminável, fica ainda pior.

Estão falando sobre mim? O que será que não posso ouvir? Algum segredo do trabalho? Essas são algumas das questões que permeiam a mente humana, levando a pessoa a mergulhar na curiosidade e eventualmente dar mais atenção à conversa paralela do que aos seus afazeres.

Soluções simples para o bem de todos

Você também pode contribuir para o silêncio no ambiente de trabalho. Não seja o colega de trabalho difícil. Comece pensando nos barulhos do seu celular. Coloque-o no silencioso e tire o som do teclado. O barulho de quem digita no smartphone pode ser mais um dos barulhos irritantes no ambiente de trabalho.

Evite as conversas paralelas ao lado de quem está trabalhando: vá até a copa em um intervalo e converse por ali. Se possível, suavize a força dos dedos ao digitar no computador e esteja atento aos tiques, como bater a caneta na mesa.

Uma solução simples para os que são afetados pelos barulhos irritantes é usar um protetor auricular. Muito comum para quem trabalha em obras, tais apetrechos podem isolar os ruídos menores, proporcionando mais calma e concentração.

Outras pessoas trabalham bem enquanto ouvem música e podem optar pelos fones de ouvido em busca de mais concentração. Só é importante ter cuidado para não acabar aumentando demais o volume e danificar a audição.

Talvez você até se desligue de tudo, mas certamente concluirá suas tarefas de forma mais eficaz. Agora que já sabe como contornar os barulhos irritantes, confira algumas dicas para ter uma noite de sono incrível e produzir mais no seu dia a dia!