aumentar as vendas de um e-commerce

Como aumentar as vendas de um e-commerce com design

Ter um bom sistema de pagamentos, uma página que abra rápido, bons preços e produtos desejados não basta.

Ter um bom sistema de pagamentos, uma página que abra rápido, bons preços e produtos desejados não basta.

Sem um design adequado e atraente para seu público, não tem como aumentar as vendas de um e-commerce.

É por isso que separamos aqui para você uma série de práticas importantes que você deve implementar o quanto antes. Lembre-se, como diria o poeta: beleza é fundamental!

10 dicas de como aumentar as vendas de um e-commerce com design

1- Começando pelo básico

Não custa lembrar que é preciso ter uma identidade visual definida, isto é: as cores, texturas, elementos, formas e tipografias que traduzem o posicionamento e os diferencias de sua marca para o público.

Se você ainda não tem isso, dê um passo atrás e parta imediatamente para a criação de sua identidade visual.

Uma dica de como fazer isso com um preço justo é por meio de sites de concorrência criativa.

Comece pela criação de logomarca online e, em seguida, você pode até criar o layout do site online também.

2- Abuse de ícones

Ícones são uma maneira muito simples e ágil de fazer as pessoas entenderem o que você quer sem que nem precisem ler nada.

Você já se acostumou com isso e nem percebe mais que está clicando em um ícone de carrinho de compras ou de um maço de notas quando está em uma loja online.

3- Flat design está na moda (e dai?)

O fato de estar na moda não significa que deve ser assim para todo mundo.

Mas não tem como aumentar as vendas de um e-commerce com um design antiquado e que pareça obsoleto para seus compradores. A dica é ficar de olho nas tendências e adaptá-las ao seu negócio.

4- Clareza e organização

Existe uma hierarquia que as informações devem obedecer para que os usuários de seu site entendam onde clicar, para onde ir e o que vai acontecer depois.

Usualmente você deve usar sempre as mesmas cores e tipos de letras para ações semelhantes, assim como tipos de “caixas” que envolvem as frases, estilo dos ícones etc.

Vamos falar em mais detalhes sobre alguns destes elementos mais adiante.

5- Call to Action: não crie um e-commerce sem eles!

Esta é uma das melhores maneiras de como aumentar as vendas de um e-commerce.

O Call to Action deve ter cores chamativas, estar próximo do produto que se quer vender, ter uma frase curta que defina claramente os benefícios da compra e que passe um certo senso de urgência em agir.

Se você quer melhorar a conversão de sua landing page, crie com muito cuidado cada Call to Action.

6- Uso da tipografia

Tipografia são os tipos de letras. Como dissemos, isso faz parte de sua identidade visual. É importante definir no máximo umas 3 tipografias para serem usadas no site, mais que isso vira bagunça.

E mais: algumas tipografias são difíceis de serem encontradas por todas as máquinas de usuários, o que pode dar um bug ou simplesmente serem substituídas por outras, acabando com seu design…

Por isso, use fontes que normalmente são facilmente reproduzíeis na maioria dos computadores.

7- Cores para e-commerce

Novamente isto vai depender da identidade visual de sua marca. Mas a regra geral é ser harmonioso, evitar exageros e contrastes excessivos.

Outra dica: não tenha medo de espaços em branco! Nada de preencher cada milímetro de seu e-commerce com cores e conteúdo: espaços ajudam as pessoas a respirarem e entender melhor o que está acontecendo.

8- Incorporar vídeos ao design da página

Nem sempre é possível e ás vezes é difícil que fique harmonioso, mas uma animação divertida explicando o uso do produto ou a maneira de usar seu serviço, nossa! Nada como aumentar as vendas de um e-commerce usando este tipo de mídia tão popular!

9- Fotos profissionais dos produtos

Não tem como aumentar as vendas de um e-commerce sem apresentar imagens dos produtos vendidos e, sem sombra de dúvida, imagens claras e profissionais, com riqueza de detalhes. Por favor, sem amadorismo nesta hora!

10- Testes A/B: a dica de todas as dicas

Sabe tudo que falamos até agora? Não vale de nada se não for testado! Só que isso é muito fácil de fazer com a internet.

A cada item citado acima, crie uma página espelho, só com aquele item modificado (por exemplo, uma página com Call to Action verde e outra com eles em vermelho) e teste qual vende mais.

Depois, utilize essa modificação como padrão e este outro item, até sua página vender cada vez mais.

Quer realmente saber como aumentar as vendas de um e-commerce? Faça testes A/B e tenha certeza do que realmente está fazendo as coisas funcionarem!

Este post foi escrito por Pedro Renan, CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo.