Como vender online

As 4 primeiras etapas para que sua loja física também venda online

Dicas importantes para quem possui uma loja física e quer começar a venda online

Há muito tempo que a internet deixou de ser “coisa do futuro” e já é uma realidade para muitas empresas. Porém, apesar do crescimento rápido desse excelente canal, vemos que os micro e pequenos empresários ainda possuem muitas dúvidas nessa área.

Por isso, selecionamos 4 passos para você já que já possui uma loja física, mas quer também usar o e-commerce para aumentar suas vendas.

O ponto de partida, um site
Uma das principais perguntas que recebemos nessa área é: Quanto custa e como faço para ter o meu site?

Na prática, é algo que varia MUITO! Pensando no modelo da loja física por exemplo, podemos ir de um carrinho na praia até uma Apple Store na 5a avenida de Nova York.

E da mesma maneira que dificilmente você vai começar com uma mega loja, vale a pena começar pequeno na internet e aos poucos construindo uma estrutura mais parruda.

Uma solução bem simples e funcional para quem quer dar os primeiros passos na internet é o Criador de Sites 2.0 da Locaweb.

Além de ser projetado para que você crie seu site mesmo sem conhecimentos de programação, ele também é adaptado para celulares, o que hoje em dia faz uma grande diferença. Essa solução é uma das formas mais práticas e simples para ter um site profissional e aumentar sua presença online, pois a ferramenta já vem com a opção de registro de domínio próprio www.minhaempresa.com.br, por exemplo) e caixas de e-mails gratuitamente ([email protected], por exemplo).

Os valores desse serviço começam em R$24,90 por mês, o que convenhamos, é praticamente de graça! Veja mais aqui.

Avançando para uma loja virtual
No momento em que seu site começa a ganhar movimento e você precisa de funcionalidades mais avançadas, como carrinho de compras e integração com meios de pagamento, chegou a hora de evoluir para um sistema mais especializado.

Da mesma maneira que sua loja não precisa ser gigante desde o primeiro dia, a dica aqui é começar com sistemas simples, para permitir que você ganhe familiaridade com a ferramenta antes de partir para algo mega complexo.

Por isso, para quem está montando a primeira loja virtual, recomendamos muito o TrayCommerce.

Além da facilidade de configuração, ele é facilmente integrável com diversas ferramentas do mercado, como comparadores de preço, meios de pagamento, Correios, etc.

Os planos do TrayCommerce começam a partir de R$79 mensais, o que pode ser facilmente recuperado em poucas vendas nesse novo canal. Veja mais aqui.

Mantendo o relacionamento com seus clientes a partir do e-mail
Todo mundo que tem certa experiência no mercado sabe que transformar o cliente em freguês é de longe, a melhor forma de crescer mais rápido. Além de comprar repetidas vezes, o freguês satisfeito te ajudará com o boca a boca, trazendo ainda mais fregueses felizes.

No mundo online, uma ferramenta poderosíssima, mas que precisa ser usada com cuidado, é o e-mail marketing.

Como é algo simples de usar, muitas empresas saem enviando e-mails para pessoas que nunca demonstraram interesse em receber aquilo, o chamado SPAM, que é algo extremamente ineficaz.

Para se aprofundar no tema, gravamos um programa em vídeo sobre o tema explicando como alcançar os melhores resultados com essa estratégia de e-mail marketing. Confira: Empreendepapo #07 – Email Marketing.

Já que estamos falando de ferramentas em todos os tópicos, por aqui fica a dica do Email Marketing da Locaweb.

Se você ainda não usa o e-mail marketing e quer dar os primeiros passos com uma ferramenta bem fácil de usar, veja mais sobre o e-mail marketing da Locaweb aqui.

Fazendo sua propaganda e chegando em cada vez mais clientes
Agora que você montou sua loja na internet, fez suas primeiras vendas e está se relacionando com os clientes a partir do e-mail marketing, chegou a hora de ir ainda mais longe!

Em termos práticos, nossa recomendação é: para aparecer na internet, você precisa aparecer no Google. Ponto final.

Além do destaque que aos poucos você ganha na busca orgânica, através do chamado SEO (Search Engine Optimization, veja mais aqui), o Google te permite anunciar nas páginas de busca quando seus clientes estiverem procurando por produtos que você vende, através do Google AdWords.

Para entender melhor sobre esse serviço e entender como a Locaweb (Parceira Premium para PME do Google) pode te ajudar a colocar a cereja no bolo, confira: O que é Google AdWords?

Conclusão: Bem-vindo(a) à era pós-digital!
Como o brasileiro Walter Longo sempre faz questão de falar, já passamos há algum tempo da “era digital”. Hoje em dia, o online e o offline estão tão integrados, que são 2 lados da mesma moeda. A venda online é essencial.

Se você ainda não aproveita essa integração, contar com parceiros mais experientes pode ajudar a alcançar ótimos resultados.

Como última recomendação, vale muito a pena conferir o e-book gratuito 6 passos para vender mais pela internet.

Escrito pela turma do Empreendemia, incluindo esse que vos fala, o livro monta um passo-a-passo muito simples e prático para quem quer vender online. Modéstia a parte, um excelente material!

Para baixar gratuitamente o seu livro, clique aqui.

Abraços,
Millor Machado (sempre navegando entre o físico e o online)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Locaweb. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

P.S.: Créditos da imagem Shutterstock