Apresente primeiro e planeje depois

A dica de hoje foi dada por Guy Kawasaki em seu blog.

A maioria das pessoas cria um plano de negócios que é uma porcaria: 60 páginas de plano, 50 páginas de anexos, cheios de chavões, siglas e superficialidades como “Tudo que precisamos é de 1% do mercado”. Então é criada uma apresentação a partir disso.

A sequência correta é ter uma apresentação perfeita e só depois fazer o plano de negócios.

Um bom plano de negócios é consequência de uma boa apresentação, mas uma boa apresentação não é consequência de um bom plano de negócios. Por que?

Porque é muito mais fácil revisar uma apresentação do que um plano de negócios. Apresente sua empresa algumas vezes, veja o que funciona e o que não funciona, altere a apresentação e só então faça o plano de negócios.

Pense na sua apresentação como o rascunho e o plano como o texto inteiro. Quantas pessoas escrevem um texto inteiro e só depois o rascunho?

Para receber mais dicas sobre plano de negócios, siga nosso Twitter: @empreendemia.

comments powered by Disqus