foto de um celular com aplicativos para empreendedores

27 aplicativos gratuitos que todos os empreendedores de primeira viagem devem começar a usar

Preparamos este post com 27 aplicativos para empreendedores. E o melhor: todos eles são gratuitos! Acompanhe e comece a otimizar suas tarefas e tempo!

Começar a empreender é sempre desafiador. São muitos assuntos novos para estudar e muitas tarefas para administrar, desde questões estratégicas da nova empresa até pequenos afazeres que também são essenciais para levar o projeto adiante.

A vantagem é que atualmente existem muitos aplicativos gratuitos que você pode utilizar para colocar em prática o seu sonho de ter o próprio negócio.

Com eles, empreendedores de primeira viagem têm acesso às ferramentas necessárias para cuidar de assuntos como: marketing, relacionamentos, gestão de tarefas, financeiro, gestão de tempo, comunicação, entre tantos outros.

Por isso, preparamos este post com 27 aplicativos para empreendedores. E o melhor: todos eles são gratuitos! É ou não é o conteúdo ideal para ajudar a vida dos empreendedores iniciantes?

Então, confira a lista abaixo!

1. Asana

O Asana é um aplicativo criado para buscar eficiência. Basicamente, através dele é possível checar o andamento de cada tarefa, bem como gerir o time de colaboradores, já que o app dispõe de um serviço de chat coletivo e privado.

O interessante é que além do gestor, os próprios funcionários podem fazer o acompanhamento dos processos em desenvolvimento, melhorando a comunicação da empresa e seu time, facilitando o fluxo de trabalho.

Ele possui tanto a versão gratuita quando a premium (atualmente em U$ 8,33 por usuário e por mês), além da estar disponível para desktop, Android e iOS.

2. Evernote

O Evernote tem se tornado uma das ferramentas mais utilizadas atualmente pela sua praticidade e utilidade.

Um aplicativo ideal para o gerenciamento de tarefas do dia a dia, permitindo ao usuário tomar notas de qualquer assunto por meio de texto, áudio e fotos, tornando o uso mais rápido a depender da situação.

Muitos usuários apontam sua funcionalidade offline como um diferencial: as vezes o serviço de internet não está disponível, mas isso não limita o uso nem a consulta de informações já tomadas!

Além disso, como essa ferramenta é multiplataforma, é possível acessá-la em qualquer lugar!

3. Dropbox

Todo empreendedor deve tomar cuidado para proteger seus arquivos. E o Dropox é uma mão na roda nesse sentido. Nesse aplicativo, você consegue transferir e manter cópias de arquivos na nuvem. Tudo isso de forma simples e com acesso até mesmo offline.

Esse aplicativo permite que você guarde imagens, vídeos, textos, apresentações e até projetos inteiros com segurança e proteção.

A ideia é manter os arquivos online e em disposição do empreendedor quando necessários, podendo ser acessados nas plataformas mais comuns do mercado atual.

Como o armazenamento é virtual, a ferramenta criou versões diferentes: Gratuita, Standard (U$ 12,50 por mês e por usuário) e Advanced (U$ 20,00 por mês e por usuário).

Entre as variações mais importantes, o empreendedor tem o aumento do espaço de armazenamento, atendimento em tempo real e melhor controle de administração.

Esse aplicativo está disponível para desktop, Android iOS e Windows Phone.

4. Password

Hoje em dia são tantos sites, apps e ferramentas que precisamos digitar senhas o tempo todo, não é? Felizmente, alguém pensou nisso e criou o 1Password, aplicativo que guarda senhas, números de documentos e até notas secretas.

Todas essas informações ficam protegidas por uma única senha forte, criptografada em 256 bits.

5. Facebook

Não só lista de aplicativos para empreendedores como também a maior rede social do mundo, o Facebook pode ser um grande aliado.

Pelo porte do aplicativo, é presumível que a maior parte – senão todos! – os seus clientes possam ser encontrados aqui. Assim, ele se tornou uma plataforma extremamente forte para se relacionar com os clientes, pedir críticas e sugestões com retorno quase instantâneo.

A intenção dessa ferramenta é aproximar o empreendedor com seu público, coletando o feedback e fazendo controle do alcance da sua empresa para fazer investimentos da maneira mais estratégica no mercado.

Como o Facebook é multiplataforma, é possível acessá-lo de qualquer local a qualquer hora.

6. MeetUp

Bons relacionamentos são fundamentais para fazer um negócio prosperar. O aplicativo MeetUp surgiu para facilitar encontros de todos os tipos. Nessa rede social, você pode anunciar seu evento e procurar pessoas interessadas pelo assunto.

O MeetUp é muito usado como um dos aplicativos para empreendedores, por exemplo, pelas startups de tecnologia para fomentar o networking.

7. LinkedIn

Apesar da gestão e controle da empresa ser essencial, é importante se atentar ao seu networking.

O LinkedIn é uma ferramenta para acessar sua rede profissional de maneira remota. Por ele, é possível encontrar grupos de interesses empresariais parecidos com os seus, bem como postar novidades sobre você e sua empresa.

Como é possível o acesso por meio de Android, Blackberry, iOS e Windows Phone – além de ser gratuito! – a criação de novos networkings fica muito mais fácil.

8. Google Drive

O Google Drive funciona de maneira similar ao Dropbox: Uma plataforma onde você pode salvar online documentos e arquivos importantes para facilitar o acesso remoto quando necessário.

É importante ressaltar sua integração com outros serviços da Google: se você faz uso de algum serviço prestado por eles, como por exemplo o Gmail, é possível uma sincronização de informações, diferencial no mercado!

O app tem uma versão de até 15 GB de espaço gratuito, bem como planos pagos: 100 GB), 1 TB e 10 TB com planos mensais que vão de R$ 7,00 até R$ 350,00, todos compatíveis com desktop, Android e iOS.

9. Pomodoro

Todo empreendedor está sempre procurando ser mais produtivo. O Pomodoro é uma estratégia de gestão de tempo que organiza suas atividades em intervalos de 25 minutos.

Funciona assim: você liga o cronômetro e trabalha com foco total por 25 minutos. Quando relógio desperta, é hora de fazer cinco minutos de descanso.

10. Outlook

Nem todo empreendedor é um grande fã da Microsoft, mas a verdade é que o Outlook consegue integrar diferentes contas de email, serviços de armazenamento (Dropbox, Google Drive, OneDrive) e calendários — o que pode poupar muito tempo.

A versão para computador não é tão amigável, mas o Outlook para dispositivos móveis é simples e fácil de usar.

11. GuiaBolso

É um dos aplicativos de controle financeiro mais simples e fáceis de usar. Com o GuiaBolso, o empreendedor pode administrar suas finanças pessoais e empresariais, gerenciando receitas e despesas.

O app mostra a você como o dinheiro é gasto, de acordo com diferentes categorias. Além disso, é integrado com a conta bancária e cartão de crédito, puxando os dados automaticamente.

12. GoToMeeting

É uma solução online para reuniões, permitindo que você conduza videoconferências com até 25 usuários ao mesmo tempo.

Também permite compartilhar documentos e trocar informações via chat, funcionando como uma versão mais completa do Skype.

13. Aussi

Você já teve algum problema que parecia simples, mas não conseguia resolvê-lo? Entre os aplicativos para empreendedores de pequeno porte, o Aussi é um destaque criado para funcionar como uma rede social de resolução de dúvidas.

Empresários dos mais diversos ramos se conectam de forma gratuita e podem postar dúvidas que serão esclarecidas por pessoas mais experientes que já passaram por situações parecidas.

Essa ferramenta permite a troca de experiências para auxiliar em desafios de gestão e controle financeiro que muitas vezes são corriqueiros e podem atrapalhar o fluxo do serviço se não forem resolvidos.

Além da gratuita, ainda há uma versão paga que garante ao usuário uma consultoria de negócios no aplicativo. Ambas compatíveis com Android e iOS.

14. Qipu

Se você está iniciando sua jornada empreendedora agora, é bem possível que comece atuando como microempreendedor individual (MEI). Nesse caso, o Qipu pode ser um aplicativo útil, pois ele notifica o usuário sobre as datas de pagamento do DAS (imposto do MEI).

O programa também oferece ferramentas para o microempreendedor controlar suas despesas, emitir notas fiscais, acompanhar seus benefícios e declarar imposto de renda.

15. BeerOrCoffe

O BeerOfCoffe trouxe uma ideia de networking mais despojada: os usuários conseguem por meio da plataforma, encontrar pessoas com interesses similares aos seus. Havendo um match, é possível chamar a pessoa para tomar uma cerveja ou café nos próximos 30 minutos.

A ideia do app é deixar o networking digital de lado para dar lugar a encontros reais de negócio. Alguns empreendedores ainda tentam integrar o LinkedIn para esse controle virtual e o BeerOrCoffe para o meio presencial!

Como ele está disponível para smartphones Android e iOS, fica muito mais fácil gerenciar essa rede de relacionamentos profissionais.

16. Slack

É uma ferramenta de chat que facilita muito a comunicação entre equipes. Permite criar conversas em grupo, mas sua principal funcionalidade é organizar repositórios de arquivos.

O Slack permite fazer backup de itens importantes para o seu negócio, acessando-os rapidamente sem precisar trocar de janela.

Mesmo que você ainda não tenha uma equipe, este é um app útil, pois vai além da comunicação.

17. Controle de Vendas

É um aplicativo que auxilia o empreendedor na hora de registrar produtos vendidos. Com ele, você pode criar cadastros de clientes, registrar vendas, receber notificações de cobranças e emitir relatórios.

18. Typeform

Pesquisas são extremamente importantes para um novo empreendimento, pois com elas você consegue conhecer melhor o público e o mercado, colhendo informações valiosas.

O Typeform permite elaborar e enviar questionários e pesquisas com um visual incrível, em poucos minutos. Ele também inclui o relatório dos dados respondidos, facilitando a vida do empreendedor.

19. Trello

É um dos mais famosos aplicativos de gestão de tarefas. Com ele, você pode organizar blocos de atividades em quadros e, dentro de cada quadro, listar diferentes afazeres. O Trello também permite definir os responsáveis pelas tarefas e a data de entrega.

20. MindMeister

É um aplicativo de mapas mentais bastante intuitivo, no qual você pode organizar ideias, fazer brainstorming online e desenvolver linhas de raciocínio visualmente. É extremamente útil para planejamentos de projetos.

21. WhatsApp

Se engana quem pensa que o aplicativo de mensagens preferidos dos brasileiros só serve para conversas pessoais. Pelo contrário: cada vez mais organizações fazem negócios por essa rede social.

A principal vantagem é a sensação de proximidade entre marca e cliente, gerando uma comunicação próxima e personalizada.

22. DocuSign

Hoje em dia praticamente tudo pode ser feito digitalmente, até mesmo a gestão de contratos e documentos. O DocuSign é um aplicativo para empreendedores que permite assinar e rubricar documentos usando apenas seu smartphone ou tablet.

23. Primer

É um aplicativo do Google que conta com aulas gratuitas de marketing digital, voltadas especialmente para empreendedores iniciantes.

No Primer, você pode ter acesso a lições diárias sobre SEO, branding, mídia e storytelling. Novas aulas são adicionadas a cada semana. Os conteúdos ainda podem ser baixados e consumidos offline.

24. MailChimp

Uma das tarefas mais importantes de um empreendedor é nutrir seus leads. Ou seja, fornecer informações úteis para os potenciais clientes.

O MailChimp é uma plataforma que permite enviar newsletters gratuitamente para até 2 mil assinantes, contribuindo para fidelizar sua audiência e construir relacionamento com o público.

25. Skype

Você provavelmente já ouviu falar sobre esse serviço de chamadas por internet. Apesar de ser uma ferramenta muito popular para conversar com amigos e familiares, é possível que o Skype seja usado no meio empreendedor!

Clientes distantes e funcionários que estão fora da empresa podem ser contactados por meio desse aplicativo por meio de uma chamada de voz ou de vídeo, encurtando a distância entre vocês.

Suas ligações de áudio ou vídeo para outros usuários do app são gratuitas e só precisam de internet para serem feitas, mas também há a disponibilidade de chamadas telefônicas para aqueles que quiserem comprar créditos na plataforma.

O plano empresarial custa a partir de R$ 8,80 por mês e por usuários e todas as versões são compatíveis com Android, iOS e desktop.

26. Canva

Já pensou se você pudesse criar peças de design incríveis, mesmo sem ser um designer profissional? Graças ao uso simples e intuitivo do Canva, isso é possível!

Com esse aplicativo para empreendedores, você pode criar imagens para redes sociais e materiais de escritório, entre outras alternativas.

27. Google Alerts

Um dos trabalhos importantes do marketing de uma empresa é o monitoramento. Com o Google Alerts, você pode criar alertas com as palavras-chave que quiser.

Assim, pode ficar sabendo toda vez que um cliente menciona sua marca nas redes sociais, ou até mesmo quando um concorrente publica um novo conteúdo.

Ufa! A lista é longa, não é mesmo? Mas não se preocupe: você não precisa usar todos esses aplicativos para empreendedores de uma vez só. Comece testando aqueles que são essenciais para o seu momento atual e, aos poucos, vá experimentando novas alternativas. Pode ter certeza que eles farão a diferença nos seus resultados.

E já que você está começando a empreender, aproveite para conferir este outro artigo: Por que você não deve desistir se a sua jornada empreendedora for embaraçosa no início. Bons trabalho!