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Anitta, um exemplo do empreendedorismo no Brasil bem na sua cara!

Preparamos este conteúdo para demonstrar como as características empreendedoras levaram Anitta a se tornar uma personalidade em destaque no mundo.

Uma das maiores cantoras da música pop e empresária de sua própria carreira, Larissa de Macedo Machado, conhecida dentro e fora do Brasil pelo nome artístico Anitta, ganhou recentemente os holofotes.

Mesmo que a ideia possa intimidar muitas pessoas, a profissional faz questão de deixar explícito que seu principal objetivo é tornar-se internacionalmente reconhecida como um dos maiores nomes da música.

Não restam dúvidas de que o sonho é um tanto quanto desafiador, mas essa mesma abordagem é a que nós, empreendedores, buscamos em todas as atividades que exercemos: sucesso na carreira e reconhecimento pelo que podemos fazer para as pessoas.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para demonstrar como as características empreendedoras levaram uma cantora de apenas 24 anos, que todos pensaram que teria um sucesso passageiro, a se tornar uma personalidade em destaque no mundo.

Início da carreira

álbum bang anitta

Anitta começou sua carreira da mesma forma que muitos grandes nomes da música: cantando em corais e realizando pequenas apresentações. Assim, não demorou muito para assinar, em 2012, um contrato com a gravadora Warner Music — a mesma agência responsável por nomes como David Guetta, Ed Sheeran e Cher.

Alguns anos depois, Anitta lançou seu álbum de maior sucesso, chamado “Bang”, responsável por alavancar sua carreira. Além disso, ela foi a primeira cantora brasileira a ganhar o prêmio EMA Worldwide Act Latin America, da MTV.

Apesar dos prêmios e do sucesso, é interessante destacar que a cantora é a responsável pela gestão da sua própria carreira desde o fim de 2014. Essa realidade é exatamente equiparada com o contexto de um profissional que começa sua empresa sem nenhum suporte ou investidor anjo.

Entretanto, seja na carreira musical ou empreendedora, é necessário a elaboração de um planejamento estratégico com base nos seguintes critérios:

  • Definição clara de objetivos e metas;
  • Estruturação de um planejamento pessoal;
  • Especialização e busca por desenvolvimento técnico;

Após definir todos os pontos citados de forma clara, chegou a hora de aprender o próximo passo com a Anitta:

Público-alvo

público anitta

Uma parte importante do sucesso da Anitta veio graças ao seu público-alvo, que sempre foi muito bem definido. O mesmo é aplicado no contexto do empreendedorismo, já que, antes mesmo de começar seu negócio, o profissional deve dedicar uma grande parcela de tempo para pensar e definir qual é o público ideal.

Vejamos o caso da cantora: todas as letras e ritmos foram (e são) elaborados após a segmentação dos fãs. Com isso, ela foi capaz de conquistar seus potenciais “clientes” por meio de uma estratégica bem definida de marketing — não é necessário gastar energia e recursos com um público que não quer comprar o que ela oferece.

Pensando como Anitta, o empreendedor deve compreender que a segmentação do público é fundamental para o negócio, pois, é a partir desse ponto que será possível colocar uma ideia em ação.

Quer saber mais sobre público-alvo? Então, veja este conteúdo!

Habilidade de negociação

Não importa se você é um artista musical ou um empreendedor, caso queira alcançar o sucesso, será necessário desenvolver algumas habilidades. Nesse sentido é possível perceber a negociação como uma das mais importantes técnicas que devem ser dominadas.

Podemos tomar como base a carreira da Anitta, que não tem um agente para analisar oportunidades de show ou participação em algum programa de TV, por exemplo. Apesar disso, como ela mesma já disse, não fecha nenhum contrato sem sua análise acerca dos prós e contras do acordo.

Isso não é diferente da situação de um empreendedor que deve, constantemente, verificar oportunidades de negócio — avaliando as perdas e ganhos. Isso permite mitigar o surgimento de situações desvantajosas, aumentando a possibilidade de ganhos estratégicos para a empresa.

Confiança e determinação

foto clipe da anitta

Com apenas 16 anos, Anitta se formou no curso técnico de administração e, logo depois, conseguiu um estágio extremamente concorrido na mineradora Vale do Rio Doce. Aqui, já dava para perceber que a cantora sempre sonhou grande, começando desde cedo a aprender o significado de persistência.

Apesar de conseguir trabalhar em uma multinacional, ela não deixou seu sonho de lado. Assim, com muita determinação, pediu demissão para ir em busca do que realmente queria, focando todas suas forças na carreira artística.

Como podemos ver, mais uma vez, Anitta deu uma lição de empreendedorismo! É bem comum nos depararmos com o caso de profissionais extremamente capacitados e que possuem o sonho empreendedor, mas não têm a coragem e determinação para deixar de lado seus cargos altos e a segurança de uma carreira tradicional.

Por isso, se você tem uma ideia e acredita que ela pode apresentar valor para o mercado, não desista e faça acontecer — não vale a pena pensar apenas na estabilidade e manter o que você realmente ama em segundo plano. Adote o hábito da persistência!

Quer aprender sobre hábitos de pessoas bem-sucedidas? Confira este material.

Busca por um novo mercado

Uma das características mais marcantes dos empreendedores é a inquietude de sempre querer ir além. Pensar no futuro e em questões que poderiam otimizar os resultados (pessoais e profissionais) são apenas alguns dos aspectos que demonstram como esse perfil é diferenciado.

A mesma característica também corre nas veias da cantora Anitta. Em todas as entrevistas, quando questionada sobre até que ponto pretende levar sua carreira, a resposta sempre foge do tradicional, já que, ao contrário de muitos outros artistas, ela não esconde que sonha grande.

Agir dessa forma é extremamente importante quando existem objetivos de longo prazo. Assim, motivar-se da forma correta pode ser o principal combustível que irá direcionar suas metas. É com base nesse princípio que Anitta conquista espaço no mercado internacional — além de crescer cada vez mais no Brasil.

Por isso, pense alto! Faça acontecer e não fique inerte. Estude (aos 24 anos, a cantora é fluente em duas línguas, além de ser especialista em administração), elabore planejamentos estratégicos e aumente seus negócios pouco a pouco. Lembre-se: quanto maior for seu sonho, mais lucro poderá obter e mais sucesso alcançará!

Gostou do conteúdo e quer começar a investir para se tornar o protagonista do seu próprio negócio, assim como Anitta? Então, confira 5 dicas para fazer um pitch perfeito para atrair investidores.

  • Benedito Braga

    Fiz uma compra na loja virtual da Anitta, comprei um poster para minha sobrinha. Demoraram mais de um mês para entregar, apesar de prometerem a entrega para 15 dias. Você pode enviar 500 e-mails ou ligar 1 milhão de vezes que eles não respondem e não resolvem seu problema, é muito ruim o serviço! Não recomendo a ninguém! O tema da festinha da minha sobrinha era Anitta e a peça de decoração principal seria o pôster, enfim, a nossa decepção foi gigantesca!! Empreender exige também competência, além de talento!

    • Letícia Nonato

      Benedito, espero que consiga algum tipo de retorno da loja 🙂

  • Mais um corpo bonito de sucesso, até o próximo.

    • Gilson Felicio

      É sem dúvidas um excelente artigo, vai de encontro à nossa maneira de pensar e sobretudo nos encentiva a complementação de planos e metas, haja vista a sua importância a nos manter vivos e prontos pra seguir.

    • O artigo sim, a Anitta ser exemplo de empreendedorismo, não.

    • Letícia Nonato

      A ideia do artigo foi justamente destacar que a cantora é mais do que um corpo bonito (e mais do que um ritmo musical), por ser a principal responsável em administrar a sua carreira, ela tem se mostrado um ótimo exemplo de empreendedorismo!

    • Cada um é responsável por administrar sua carreira. É a premissa básica. Se não for capaz disso, danou-se!

      Entendo a proposta, só não concordo com o exemplo.

  • Milene Lopes

    Apesar de não ser fã das musicas da artista, esse artigo foi estonteante.

    • Leticia Nonato

      Fico muito feliz que gostou do conteúdo, Milene! Um grande abraço.

    • Letícia Nonato

      Fico muito feliz por saber que gostou do artigo, Milene! Um grande abraço.

  • Marina Cordeiro

    Mais uma prova de que planejamento e estratégia são fundamentais para qualquer projeto/iniciativa!

  • Lizandra Muniz

    Anitta, rainha empreendedora <3

  • Priscilla Nogueira

    Excelente paralelo, nunca havia analisado por esse prisma a carreira dela.

    • Letícia Nonato

      Que bom que conseguimos demonstrar que a Anitta não é apenas um cantora, mas sim uma grande empreendedora!

  • Laís Bolina

    Nem curto, mas preciso admitir que é uma verdade, apenas.