rua representando ação de marketing

3 melhores ações de marketing de guerrilha

Vamos falar um pouco mais sobre ação de marketing como estratégia de aquisição de clientes. Então, acompanhe o post até o fim!

Já faz um tempo que trabalhar com qualquer ação de marketing vem sendo uma estratégia interessante para os negócios, independente do seu mercado de atuação.

Aliás, essa área vem ganhando destaque a cada dia que se passa, pois ocorreu um amadurecimento do mundo empresarial em relação à visão sobre o papel do marketing nos resultados das empresas.

Por isso, ela deixou de ser algo secundária para tornar-se protagonista em suas estratégias, auxiliando-as a conquistarem cada vez mais clientes. Até porque, para que isso seja possível, é preciso ter uma ótima relação com o seu público-alvo, sabendo convidá-los a conhecer as suas soluções de mercado.

Agir dessa maneira ajuda no crescimento do negócio e, principalmente, no geração de cada vez mais receita e conquista de espaço no seu mercado de atuação.

Por isso, no post de hoje vamos falar um pouco mais sobre ações de marketing de guerrilha, que é uma das maneiras de ter uma boa estratégia de marketing e aquisição de clientes. Está interessado no assunto? Então, acompanhe o post até o fim!

O que é uma ação de marketing?

Podemos definir como ação de marketing, a ideia de apresentar um produto ou uma marca para o público que se deseja atingir.

Nos dias de hoje, trabalhar com esse tipo de estratégia tornou-se essencial e por isso já existem diversos negócios atuando dessa maneira.

Quando entramos no conceito do marketing de guerrilha, as ações de marketing possuem um custo muito baixo.

Afinal, o termo “guerrilha” se refere às estratégias de guerra em que os combatentes precisam avançar e conquistar território de forma rápida, com poucos recursos, gerando ataques surpreendentes aos seus inimigos.

Nesses casos, o baixo investimento é compensado pelo alto conhecimento do terreno que estão pisando.

Por isso, a expressão é utilizada quando uma ação de marketing é implementada de forma rápida, criativa e sem muitos recursos. Além disso, ela acontece de uma maneira diferente, justamente com o objetivo de surpreender e impactar o cliente.

Como fazer uma ação de marketing?

Não existe uma receita pronta para fazer uma ação de marketing de guerrilha, pois ela é livre de padrões. Mas, o que deve ser levado em consideração é que elas estão fundamentadas em 3 características:

  1. Ser criativa;
  2. Ser simples;
  3. Ter um baixo custo.

Além disso, é importante contar com algumas ferramentas para ajudar na elaboração dessa ação. Segue uma breve apresentação de cada uma delas:

Marketing Digital

O marketing digital pode ser uma excelente ferramenta de apoio quando falamos de ações de marketing de guerrilha. Afinal, o consumidor está cada vez mais conectado na web e está muito mais fácil influenciá-lo em sua jornada de compra por esse meio.

Então, busque investir em ações que envolvam esse mundo, tal como a compra de mídia paga, publicações nas redes sociais, email marketing, dentre outras.

Anúncios na mídia local

Trabalhar com anúncios na mídia local também pode ser uma boa saída para implementar alguma ação de marketing. A boa notícia é que nem sempre isso gerará um alto custo.

Então, busque os jornais, rádios e até a televisão. Lembre-se que apesar do movimento de migração de consumo de informação estar cada vez mais intenso para a internet, ainda há muita gente que prefere se atualizar pelos meios tradicionais.

Mídia impressa

Seguindo o mesmo raciocínio do item anterior, investir em cartazes criativos, por exemplo, pode ser uma boa jogada.

As vantagens desse tipo de ação é que é possível chamar a atenção do público por meio de algo impactante e com um custo muito baixo.

Essa estratégia, apesar de ser antiga, ainda possui um excelente custo-benefício.

Condições especiais

Oferecer brindes, prêmios, descontos e condições especiais no geral, é uma ótima maneira de atrair mais clientes.

Esse tipo de ação de marketing é muito utilizado em datas comemorativas e geram uma grande oportunidade de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

A lógica é bem simples: quando o cliente sente que está ganhando algo, fica muito mais fácil ficar animado e, assim, aumentam as chances dele aderir para a ação.

Quais são as melhores ações de marketing?

Por fim, vamos listar agora 3 ações de marketing que deram muito certo. Veja:

1. WonderBra

O nosso primeiro é da empresa WonderBra que vende peças íntimas para as mulheres. A ação que vamos destacar foi quando a empresa lançou uma nova linha de sutiãs.

A peculiaridade desse lançamento foi que os sutiãs eram para mulheres que tinham seios maiores. Então, decidiram fazer uma ação no metrô que definia a linha de segurança do ponto de espera entre as pessoas e os trens com uma distância maior que a habitual.

ação de marketing

Afinal, as cliente que utilizam esse sutiã precisam de uma distância maior, não é mesmo? Então, nada melhor do que deixar isso claro para elas.

2. Post-it

A post-it também investiu em uma ação bem bacana de marketing de guerrilha. O objetivo dela era chamar a atenção dos universitários, já que esse público era o que menos consumia seus produtos.

Então, ela colocou um letreiro esculpido em gelo na porta de uma das universidades do Peru com a seguinte frase: “devolver o livro de inglês”. Conforme o dia foi passando, o letreiro foi derretendo e a mensagem foi sumindo.

ação de marketing

A analogia dessa ação está na questão de que a nossa memória pode ser frágil como o gelo, então nada melhor do que usar um post-it para auxiliar no que deve ser feito no dia a dia.

3. Nissan

A Nissan também optou por uma ação de marketing de guerrilha para tentar expandir a sua participação no mercado.

Na Alemanha, a empresa colou adesivos no vidro da frente de carros da marca Porsche, em um modelo de carros que é concorrente de um de seus carros.

A ideia do adesivo era gerar a impressão de que o Nissan estava na frente do Porsche, junto com a mensagem: “Gostaria de ver por outra perspectiva?”

ação de marketing

Essa ação deu tão certo que em apenas 2 semanas gerou um aumento de mais de 20% de procura dos carros da Nissan para test-drive.

Entendeu agora como funciona uma ação de marketing eficiente? Agora, entenda Como ser um empreendedor: 6 dicas para ter sucesso.