A importância de materiais impressos para as vendas

Não é segredo para ninguém que somos entusiatas da presença das empresas na internet. Desde que criamos o Saia do Lugar e o Empreendemia, queremos mais micro e pequenas empresas usando recursos online (inclusive o próprio Empreendemia) para divulgar seus produtos e fazer uma comunicação mais eficiente com seus clientes e parceiros.

E felizmente temos conseguido! =)

Falamos muito das inúmeras vantagens da mídia virtual na hora de divulgar sua empresa: é possível alcançar um público bem maior ou mais segmentado, medir resultados com mais precisão, apresentar os produtos e enviar propostas de forma muito mais econômica.

Entretanto, somos ainda mais entusiastas de serviços bem prestados e do sucesso do empreendedor brasileiro, seja esse sucesso “virtual” ou “físico”. Por isso não podemos deixar de lado a boa e tradicional mídia impressa na hora de planejar vender mais.

Ela ainda consegue melhores resultados que a mídia virtual em alguns aspectos. O uso de bons materiais impressos como cartão de visita, catálogos, flyers e papéis timbrados ajudam na apresentação da empresa e consequentemente nas vendas. É possível melhorar a imagem da sua empresa e vender mais através de duas ações bem simples:

**Melhore a experiência de leitura
**Algo muito importante no momento da divulgação da empresa ou venda dos produtos é a experiência do cliente ao ver o que você está oferecendo. Nesse aspecto que um bom material impresso se diferencia muito do virtual. Por mais prático que um arquivo seja, quem não prefere ver e sentir o que está comprando, certo?

Elabore materiais que mostrem com clareza seu portifólio. Um bom layout e uma impressão de qualidade te ajudam sim a vender mais.

**Conquiste mais atenção do leitor
**Todo material virtual compete com muitas distrações no computador: emails urgentes, mensagens no Facebook, outras propostas, etc. Um material impresso com qualidade, com imagens e cores bem definidas conseguem prender mais a atenção do leitor e fazer com que ele realmente veja o que você está oferecendo.

Felizmente hoje em dia não é necessário imprimir tiragens muito grandes para ter bons preços como antigamente. Por isso é possível sempre ter um material de qualidade e atualizado (nada de riscar a caneta cartões de visitas ou catálogos porque a empresa mudou alguns produtos ou contatos!).

O importante é encontrar um equilíbrio na hora de investir em divulgação, aproveitando as vantagens tanto da divulgação virtual quanto da física.

Abraços,
Gabriel (entusiasmado com novas vendas dos leitores!)

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