A importância de definir o que é um “bom dia de trabalho”Signals vs. Noise

">

A importância de definir o que é um “bom dia de trabalho”

Ao invés de simplesmente se matar de trabalhar, uma excelente forma de avaliar seu progresso é definir o que é um “bom dia de trabalho”. Muito bacana a dica sobre como fazer isso de forma simples.

A dica de hoje foi dada por Jason Fried no blog Signals vs. Noise

É fácil ser convencido de que se matar de trabalhar é o caminho natural quando começamos algo novo.

Você se motiva com a cenoura na sua frente achando que é só uma questão de sair do lugar: “Uma vez que isso terminar, as coisas vão ficar mais calmas e eu vou poder relaxar”.

O problema é que dificilmente isso acontece. A realidade é você nunca termina. Sempre há mais trabalho, novas iniciativas, novos clientes, novos concorrentes, novas tecnologias, novas ideias, etc.

A não ser que você aprenda a definir limites saudáveis logo no começo, a biologia humana irá enfiar esses hábitos na sua mente. Você pensa assim “Eu sofri tanto, mas agora posso aproveitar”. Isso torna tentador para o seu cérebro achar que uma coisa tem a ver com a outra.

Uma coisa que pode te ajudar a escapar dessa loucura é pensar na definição de um bom dia de trabalho. Olhe para o progresso feito no dia e pense: “Hoje em tive um bom dia de trabalho?”. Responder essa pergunta é relaxante.

Normalmente, se a resposta por “sim”, você pode sair da sua mesa sentindo que fez algo importante. Se a resposta for “não”, você pode tratar como um dia de folga e fazer uma análise de causa raiz do problema.

É bom se sentir produtivo. Se ontem foi um bom dia de trabalho, provavelmente isso te manterá motivado. Se você se mantiver motivado, todo o resto acaba dando certo também.

Vale a pena lembrar que estar ocupado e ser produtivo não são a mesma coisa. Para se aprofundar no assunto, confira o artigo As 3 diferenças entre a pessoa produtiva e a pessoa ocupada.

Para mais dicas que te ajudarão no seu dia-a-dia, assine nosso RSS ou curta nossa página no Facebook.