a arte de vender

A arte de vender: 5 métodos que você precisa dominar já!

Quer melhorar a sua arte de vender para clientes de maior potencial? Continue a leitura.

Aumentar a margem de vendas é o objetivo de qualquer negócio. No entanto, a arte de vender evoluiu muito com o passar dos anos, indo além da mera capacidade de um bom vendedor.

Por isso, este artigo vai lhe mostrar quais são as tendências quando o assunto é vender mais e melhor. Vamos lá?

1. A arte de vender o que se conhece

O treinamento dos vendedores é fundamental. Um profissional capacitado consegue convencer o cliente, por meio de argumentos, de que seu produto é um bom investimento.

Além de aumentar a margem de vendas, um vendedor bem instruído diminui a taxa de devoluções de mercadorias e de vendas indevidas — aquelas em que o cliente compra “gato por lebre” — o que pode gerar denúncias nos órgãos de defesa do consumidor, por exemplo.

2. A arte de vender com trabalho em equipe

Unir os times de vendas e marketing vem se apresentando como recurso para aumentar as vendas. Um exemplo: o time de vendas tem como meta realizar 500 vendas, mas para alcançá-la necessita de 2.000 leads.

Esse conceito se chama smarketing e tem como objetivo diminuir a distância entre os dois times, fazendo com que, de fato, as equipes trabalhem juntas para que a empresa venda mais.

3. A arte de vender usando inbound sales

O inbound sales tem como objetivo melhorar a eficiência do time de vendedores, fazendo que esses profissionais tenham acesso a informações de qualidade sobre os clientes e aproveitem melhor o contato com eles. Isso é feito melhorando a qualidade dos leads gerados, por exemplo.

Com mais informações sobre os potenciais clientes o time de vendas tem mais chances de obter êxito.

4. A arte de vender usando marketing de conteúdo

Negócios on-line precisam trabalhar com marketing de conteúdo. Dessa forma o público-alvo percebe a marca como autoridade no assunto, o que garante uma sensação de segurança sobre a empresa em questão.

Muitas empresas já contam com blogs e outros canais de comunicação para botar em prática essa estratégia. Além disso, uma estratégia de marketing de conteúdo bem aplicada contribui para o inbound sales.

5. A arte de vender acompanhando a concorrência

Empresas concorrentes são um termômetro do mercado e devem ser analisadas para definir aspectos importantes — como preço de produtos e estratégias de vendas.

Além do mais, elas podem apresentar insights sobre mudanças no mercado, como a rejeição de determinado produto ou serviço. Novas tendências de consumo também podem surgir dos seus concorrentes diretos ou indiretos, por isso cultive o hábito de acompanhá-los.

A arte de vender demanda estratégia. De nada vale um bom produto sem um plano de ação eficiente, que vise atingir as metas da empresa.

O empreendedor deve verificar aspectos como a margem de lucro obtida com as vendas, além da taxa de reclamação dos consumidores.

A relação da empresa com o cliente não termina no caixa, por isso também invista em estratégias de pós-venda.

Falando em planejamento e estratégia, neste artigo apresentamos as 9 melhores dicas para que sua empresa estabeleça e bata metas importantes! Confira!