Marketing de conteúdo

8 dicas de marketing de conteúdo para pequenas empresas

8 dicas muito bacanas de como criação de conteúdo pode ajudar pequenas empresas a se aproximar de seus clientes

Se você acompanha o Saia do Lugar, provavelmente já ouviu falar de marketing de conteúdo. Mas se você não se lembra que bicho é esse, vamos ajudar a clarear sua memória.

Marketing de conteúdo é uma técnica de marketing que se baseia na criação e distribuição de conteúdo valioso para atrair, engajar e converter o público alvo da sua empresa. O objetivo de uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente é criar um canal de relacionamento e ganhar a confiança do visitante do seu site, com o foco de transformá-lo em cliente.

Por isso, preparei algumas dicas para pequenas e médias empresas que estão iniciando suas estratégias de marketing de conteúdo, para começar a gerar resultados rápidos e a baixo custo.

Confira:

1. Tenha um objetivo claro.

Ok, você quer começar sua estratégia de content marketing. A primeira pergunta que você deve responder é: Para quê?  Ter um objetivo em mente é muito importante.

Veja alguns exemplos de objetivos para sua empresa:

  • Demonstrar aos seus potenciais clientes que você entende as suas necessidades
  • Ajudar seus potenciais clientes a avaliarem se a sua empresa oferece uma solução que resolve seus problemas e atende às suas necessidades
  • Fidelizar e educar clientes e potenciais clientes
  • Criar defensores da sua marca, leitores e pessoas que se interessam pelo tópico, que mesmo não sendo potenciais clientes gostam de interagir e ampliar o alcance do seu conteúdo
  • Ajudar na implementação e uso da sua solução/produto
  • Aumentar as chances de compras repetidas.

Escolha seu principal objetivo e concentre-se nele. E lembre-se dele quando for seguir as dicas abaixo.

2. Crie um blog corporativo. E mantenha-o atualizado.

Parece óbvio, mas a primeira decisão que você deve tomar para começar no mundo do marketing de conteúdo é a criação de um blog. As pessoas adoram ter uma visão mais próxima do dia a dia da sua empresa, aprender um pouco do conhecimento que seu time tem, e ler sobre os segredos do seu mercado.

Criar um blog e mantê-lo sempre atualizado é uma ótima ferramenta para ajudar seus potenciais clientes a ficar “por dentro” do que rola na sua empresa. Tenha a disciplina de blogar constantemente e oferecer conteúdo de valor sem pedir nada em troca para seus usuários.

3. Promova seu blog nas redes sociais e para sua lista de contatos.

Sim, agora que você já tem um blog, onde encontrar seus primeiros leitores? Primeiramente, divulgue-o nas redes sociais. Promova-o na sua página corporativa do Facebook, no seu perfil de Twitter e sempre compartilhe as últimas atualizações.

Se você já possui uma lista de emails com os contatos da sua empresa, ou uma ferramenta de CRM, uma ótima alternativa é convidar seus prospects e clientes para conhecer seu blog.  Se você possui uma newsletter, divulgue mensalmente ou quinzenalmente os melhores artigos do seu blog.

4. Ouça. Fale. Amplifique. Discuta.

Este é o quarteto de sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo. Primeiro, entenda as necessidades e curiosidades do seu leitor/potencial cliente. Pesquise seus interesses, seja através de pesquisas qualitativas, análise de palavras-chave ou até mesmo informalmente, para garantir que você vá na direção esperada.

Em seguida, prepare seu conteúdo baseado nos dados que você coletou e no que você aprendeu sobre seu leitor. Amplifique seu artigo através da promoção em redes sociais, para sua base de emails, e através de link building.

Por último, discuta e interaja sobre o conteúdo. Mantenha-o atualizado, incremente-o baseado no feedback do leitor, mergulhe de cabeça nos comentários e interaja sempre. Seguindo este processo você sempre estará produzindo conteúdo matador para seu site.

5. Crie um calendário editorial

Saber quando e o que produzir é importante. Entenda as sazonalidades do seu negócio, descubra os melhores dias para falar com seu público. Prepare sua pauta tendo em mente eventos, datas e fatores externos (ex: férias escolares, natal, etc.). Seguir este calendário e manter a periodicidade constante fideliza seu leitor e faz com que ele sempre queira voltar buscando mais informação.

6. Saia do seu site!

Sim, produzir conteúdo e manter seu site atualizado é muito importante, porém você deve sempre buscar atingir novas audiências e atrair cada vez mais membros para sua comunidade. Por isso publicar em outros sites/blogs é uma ótima dica.

Guest posting é uma ferramenta fantástica para expor seu conteúdo em outros sites. Invista nessa ideia e chegue em leitores que você não teria acesso apenas estando restrito ao seu ambiente.

7. Divida as responsabilidades e separe as tarefas.

Fazer marketing de conteúdo bem feito envolve muitas responsabilidades. Produção de conteúdo, networking com publishers e linkbuilding, gestão de comunidade, SEO, otimização de conteúdo são algumas delas. Crie um processo eficiente e garanta que você esteja sempre evoluindo.

8. Mensure e otimize

Acompanhe obssessivamente suas métricas para saber como está a performance da sua estratégia de conteúdo. Assim você irá conseguir ajustar seu plano de ação de maneira eficiente para alcançar seus objetivos. O Google Analytics (ou outra ferramenta a sua escolha) é seu melhor amigo.

Estas são algumas dicas básicas para sua empresa começar no mundo do marketing de conteúdo. Ao longo da sua jornada você vai aprender muito mais e fazer novas descobertas. Não esqueça de voltar e nos contar um pouco mais sobre como você está fazendo e compartilhar suas dúvidas, sucessos e fracassos.

Para te ajudar a de fato botar a mão na massa, a Rock Content e a Empreendemia se juntaram para lançar o “Marketing de Conteúdo para PMEs”, um ebook gratuito muito bom não só para entender como o marketing de conteúdo pode te ajudar a gerar mais negócios, mas principalmente para colocar a mão na massa: ele tem dicas para criar a sua estratégia de conteúdo, montar a equipe e colocar tudo isso em prática.

Para baixá-lo, é só clicar aqui.

Boa sorte!

Nota do editor: Este artigo foi escrito por Diego Gomes. Diego é um dos fundadores da Rock Content, uma empresa de marketing de conteúdo que ajuda empresas a produzir artigos matadores.

  • Muito legal o artigo, Diego! Na minha opinião a primeira dica é a mais importante de todas! Se não se tem bem definido onde se quer chegar, não importa o que você fizer, você só vai chegar mais rápido em “algum lugar qualquer”! 🙂 Abraços!

  • kiko

    Muito bom! usarei as dicas no http://cuponzeria.com

  • Marcelo Perlingeiro

    O Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia de longo prazo. Realmente um dos principais objetivos é criar relacionamento e autoridade no longo prazo. O segrego é qualidade e consistência. Bom artigo.

  • Reginaldo Faria

    Produção de Conteúdo é uma solução realmente eficaz.. A http://www.gazoncomunicacao.com/ me mostra a cada semana bons resultados e tá mais fácil de achar http://www.planetadeagostini.com.br

    Abraço,

  • Felipe de Andrade

    Consistência, para mim, é a palavra me vem à cabeça quando o assunto é marketing de conteúdo. Conforme citado nos comentários os “…principais objetivos é criar relacionamento e autoridade no longo prazo.”

    Creio que um dos maiores desafios do Marketing de Conteúdo é o planjamento e execução do calendário editorial em que o conteúdo esteja de acordo com seus objetivos, a Buyer Persona e na etapa certa do seu Funil de Vendas.

    Aproveito para compartilhar uma ferramenta. Confira >> http://bit.ly/mkt-2015
    Essa ferramenta serve para organizar ações e alcançar os objetivos do marketing de conteúdo.

  • Excelente tópico, ganhou minha admiração e respeito.
    Bom para ampliar a visão das pessoas ao sucesso. Meus parabéns!

    Att, Bruno Oliveira
    http://www.aquasites.com.br

  • encontrei neste site dicas excelentes que mudaram a minha visão, obrigado por compartilhar esse artigo maravilhoso, compartilhando com meus amigos

    • Letícia Abrantes

      Olá, Marcos! Agradecemos o seu feedback 😀 Ficamos felizes em contribuir com o seu crescimento profissional.