6 grandes cuidados e comportamentos para os pequenos empreendedoresPlataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

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6 grandes cuidados e comportamentos para os pequenos empreendedores

Dicas direto do campo de batalha que podem ser cruciais para pequenos empreendedores

Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Caros leitores, não é fácil ser um pequeno empreendedor. Trata-se de uma rotina onde como se não bastasse o enfrentamento do leão diário, ainda é preciso encarar os riscos inerentes do começo da jornada, a teimosa burocracia (que permanece imensa por mais que alardeiem a sua gradual redução), a escassez de recursos ou linhas de crédito, além de alguns estigmas naturais depositados na conta de quem ainda não provou que veio para ficar.

Embora tudo isso seja a mais pura verdade, para muitos ainda vale muito a pena. Contudo, alguns cuidados e comportamentos podem destacar o seu negócio diante de potenciais clientes e outros envolvidos, independentemente do seu porte ou da falta de alguns sinais aparentes de prosperidade.

Vamos lá:

1. O seu escritório pode não ser cuidadosamente decorado e nem mesmo contar com mobiliário de última geração, mas ele pode ser nitidamente organizado, funcional, limpo e bem cuidado. Pode parecer algo pouco relevante, mas transmitirá a mensagem direta – ou mesmo subliminar – de uma empresa bem gerida e confiável;

2. Mantenha a sua documentação em ordem desde o início, com envolvimento bem próximo da sua contabilidade. Isso além ser um “seguro” contra dores de cabeça no futuro e outros dispêndios financeiros totalmente evitáveis, reforçarão a credibilidade diante de clientes e fornecedores que ainda observam os seus movimentos com atenção. Trata-se da força de uma nota fiscal corretamente emitida, de recolhimentos precisamente corretos e peças contratuais bem montadas. Com o tempo e a observação, perceberá que muitas empresas bem maiores e mais antigas do que a sua deram pouca atenção para esses detalhes, que obviamente são alvo de análise e atenção de qualquer cliente, parceiro ou fornecedor que, de fato, representem indiscutível diferencial estratégico

3. Cumpra prazos. Poucas conseguem fazer isso, que depende apenas de disciplina, gestão preventiva e boa administração de expectativas. Um serviço ou produto entregue dentro do prazo e fiel ao prometido marcam para sempre a cabeça do comprador.

4. Seja organizado e faça com que esse comportamento seja incorporado como uma cultura organizacional interna, independentemente do número de colaboradores. Pode ser você e um sócio no início, mas na medida em que crescerem, os novos assimilarão a mesma postura, que pode ser um divisor de águas entre a pequenez e a grandeza.

5. Opere sempre, no dia a dia, com um plano de voo consistente, embasado em detalhado planejamento (nada acadêmico e imune a modinhas, por favor) e possível de ser executado.

6. Trabalhe com uma rigorosa gestão de caixa. Dinheiro não aceita desafios e nem desaforos. A regra aqui é a básica e óbvia orientação “caldo de galinha”, ou seja, jamais gaste mais do que você ganha e nunca perca de vista a estrutura de custos e despesas recorrentes. Eles estarão ali sempre a espera de um corte.

Por fim, para completar a lista, recomendo que eventualmente tire um pouco os pés do chão – voltando ao chão em seguida com força – para refletir e permitir que ajustes e calibragens de rota e formato, assim como a inovação e a criatividade ganhem vulto (lembrando que muitas vezes, inovar significa resgatar algo antigo que se perdeu). Sem esse processo o seu negócio se fragiliza e perde a vitalidade.

Até o próximo e boa sorte.

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