6 dicas para atrair investimentosPlataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

">

6 dicas para atrair investimentos

Como gerir uma empresa que automaticamente estará pronta para receber investimentos — 6 dicas essenciais

Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Caros leitores, desde o início da era da internet, independentemente dos solavancos econômicos que vieram em seguida, observamos um crescimento robusto da indústria de fundos de investimentos em participação, orientados a investir em bons negócios e projetos com sólidas expectativas. Um movimento que aparentemente veio para ficar, trazendo no seu rastro um sopro forte de profissionalização empresarial e modernização do mercado.

Um cenário onde empresários competentes, à frente de empresas economicamente eficientes, passaram a ter acesso a fontes alternativas de capital para o seu crescimento, disponibilizando recursos que seriam proibitivos para serem captados em instituições financeiras via operações de financiamento, além do agregado de valor inerente a uma excelente influência cultural de boa gestão.

Na esteira deste contexto, um universo de oportunidades que vão dos primeiros ciclos de investimentos por meio de fundos de venture capital ou private equity (dependendo do porte da transação e dos objetivos subsequentes), até a venda total (imediata ou programada em um cronograma) para um player consolidador ou estratégico do setor, que por sua vez, em muitos casos, atua capitalizado pelos próprios fundos de investimento em participação.

Em resumo, um universo de oportunidades para as quais um bom empreendedor jamais poderá deixar de estar preparado.

Conscientes desta realidade, destacamos abaixo algumas dicas para quem não quer e não pode ficar na janela vendo a banda passar. Vamos lá:

1. Exerça uma gestão economicamente eficiente, o que significa boa administração de custos e despesas frente à geração de receita. Trabalhe com afinco para que esta prática transforme-se em um valor cultural, defendido e operacionalizado tanto por você, como por seus sócios e colaboradores de todos os níveis.

2. Crie uma cultura interna meritocrática, onde os competentes, com melhores resultados e com maior dedicação e comprometimento crescem, e pouco a pouco, com sua atitude comprovada passam a partilhar partes de bolo. O resto cai fora. Simples assim.

3. Sendo a sua empresa familiar, o que é absolutamente natural para empreendimentos nos primeiros estágios, e eventualmente em fase mais maduras, tenha o cuidado de manter na empresa (independentemente da posição ou cargo) apenas os essencialmente necessários. Não permita que o seu negócio se transforme aos poucos em um cabide de emprego, resolvendo os problemas econômicos de parentes e entes queridos, em detrimento da eficiência de gestão e dos resultados.

4. Expulse para sempre o otimismo exagerado e o entusiasmo emocional de suas análises e considerações em cima das perspectivas potenciais, e no lugar disso assuma uma atitude positiva e construtiva, mas consciente dos riscos e das dificuldades, cultivando um otimismo ponderado que deve se mesclar com um certo ceticismo saudável. Tenha certeza, isso vai lhe trazer muito mais resultados, e com isso poderá até se surpreender atingindo resultados não previstos pelas mais alucinadas expectativas.

5. Mantenha a sua documentação em ordem, com tanto esmero quanto o seu alinhamento estratégico de mercado.

6. No momento que julgar oportuno para atrair o capital, seja de um fundo de investimentos ou de um investidor estratégico/ consolidador, contrate especialistas para a devida preparação técnica e negocial. Não tente fazer isso sozinho em casa.

Boa sorte e até o próximo.

Plataforma Brasil Editorial atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.

Para acompanhar diariamente todo o nosso conteúdo do Saia do Lugar, não deixe de curtir nossa FanPage no Facebook.