5 perguntas que definem o potencial de uma inovação

5 perguntas que definem o potencial de uma inovação

1009
0
SHARE

A dica de hoje foi dada por Scott Anthony no portal Harvard Business Review.

Existem 5 perguntas que determinam quando um inovador tem realmente uma ideia transformadora:

1. Existe algum problema importante com o qual os clientes não podem arcar, pois as soluções existentes são muito caras ou inconvenientes? Simplificando, existe um “trabalho que precise ser feito”?

2. Existe alguma maneira de resolver o problema de maneira mais simples, mais conveniente ou mais acessível?

3. Existe uma hipótese plausível em transformar esta ideia em um modelo de negócios, economicamente atraente e escalável? Aqui eu não preciso de um modelo financeiro detalhado, mas de uma história que seja no mínimo concebível e de um plano para transformar essa ideia em realidade.

4. A sua equipe tem a “manha” de se ajustar de acordo com o que é aprendido pela prática no mercado? Lembre-se de que as chances de uma ideia não dar certo de primeira são altas. Possuir uma equipe dogmática que continua persistindo em algo que não está dando certo é apostar no time errado para implementar algo inovador.

5. Rentabilidade pode ser uma escolha precoce? O sucesso só pode ser alcançado se o modelo for rentável. Quanto mais cedo a sua idea der lucro, melhor. Mas pode ser que você tome uma decisão estratégica que não gere lucro de começo, investindo em marketing, capacitação de vendas, e assim por diante, mas pelo menos saiba sempre qual é a parte central de seu modelo de negócios ou você pode acabar se perdendo no meio do caminho.

Não se engane, ter uma ideia verdadeiramente inovadora não é algo tão simples quanto parece. Por isso recomendo o post: Como gerar ideias inovadoras.

Falando em inovação, já viu nosso e-book sobre desenvolvimento de produtos?

Para mais dicas sobre inovação, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter:@empreendemia