5 excelentes dicas sobre como lidar com críticas

5 excelentes dicas sobre como lidar com críticas

5 dicas muito bacanas sobre como lidar com as críticas que aparecem no dia-a-dia de qualquer pessoa que quer chegar mais longe

A dica de hoje foi dada por Matthew Toren no blog Young Entrepreneur

Algumas pessoas tem grande dificuldade de seguir em frente quando aparecem as críticas, mas lembrando desses pontos a seguir você se tornará capaz de superar as críticas e focar no que é mais importante: construir um negócio de sucesso.

1. Saiba que você não irá satisfazer a todos
Quando você percebe que nunca irá deixar todo mundo satisfeito, fica muito mais fácil acreditar em si mesmo e nas suas habilidades. Uma vez que você percebe que algumas pessoas nunca ficarão satisfeitas, você passa a ver essas críticas como a minoria e não irá mais levá-las tão a sério.

2. Reconheça que tristeza adora companhia
Existem muitas pessoas que não estão indo a lugar algum e parece que também não querem que os outros tenham sucesso. Uma vez que você entende que essas pessoas não vão a lugar algum, é bem mais fácil focar nas suas metas e ter sucesso.

Existem pessoas que irão criticar todas as suas ações, mas nunca deixe essas pessoas te afastarem do sucesso.

Quando perceber que alguma dessas pessoas está te criticando, não se deixe abalar pela crítica. Na verdade, se distancie o máximo possível delas que eventualmente os críticos se cansarão de serem ignorados e seguirão em frente.

3. Algumas vezes é melhor não fazer absolutamente nada
Tentar argumentar com os críticos normalmente só alimenta seus egos, o que acaba aumentando as críticas. Existe um grande ditado que diz “A melhor resposta para um tolo é o silêncio”.

Respondendo ao idiota, ele acha que é importante e vai continuar jogando negatividade em sua direção. Ignorar o idiota mostra o quanto ele é irrelevante e vai fazê-lo se afastar.

4. Tente ouvir a crítica
Por mais que seja difícil ouvir críticas, pode ser que haja um pouco de verdade naquilo, então observe o que está sendo dito.

Preste atenção para a proporção de pessoas que discordam de você. Se mais de metade do seu círculo de influência discorda de você, talvez você esteja errado. Porém, se o número de críticos for menor, tipo uns 10%, provavelmente você está no caminho certo.

5. Lembre-se: Crítica = Progresso
Receber críticas pode ser visto como um sinal de progresso. Se você não é muito conhecido, dificilmente será criticado, a não ser que seja por familiares e amigos. Na verdade, as pessoas perceberem você ao ponto de criticá-lo é sinal de progresso.

Considere também a fonte das críticas. Se for uma pessoa do seu setor, talvez ela esteja simplesmente com inveja do seu sucesso.

Você tem tanta coisa para alcançar no seu negócio. A última coisa que você precisa é se preocupar com críticas. Mantenha os pontos acima em sua cabeça e não deixe ninguém te colocar pra baixo!

Se esse é um ponto relevante pro seu dia-a-dia, recomendo conferir esses 2 conteúdos:

Para mais dicas pro seu dia-a-dia, assine nosso RSS ou curta nossa página no Facebook.

  • Vanessa

    Pessoal, ADORO o site de vocês, mas ultimamente tenho encontrado uma certa dificuldade em “achar” as postagens que me interessam. Do trabalho posso ver o que vocês postam, acompanho tudo, mas não tenho como abrir e muitas vezes de casa acabo não tendo tempo no mesmo dia.

    Estou há exatos 20 minutos procurando uma postagem que vocês fizeram essa semana, ou semana passada, sobre os melhores horários para “twittar” e simplesmente não encontro!! Na página principal só aparecem as postagens mais recentes e nos menus lateral e superior os tópicos acabam se confundindo. Fora que eu não faço idéia se essa postagem estaria em marketing, inovação ou dicas ao empreendedor…

    Já tentei procurar por palavra-chava e também não consegui. Tem como me ajudar??

    E se vale a crítica (super-construtiva!!), seria legal disponibilizar na página principal um modo de acessar a lista de postagens em ordem cronológica, e não somente por temas. Se já existe, mil desculpas, eu realmnete não encontrei.
    Abraço a todos, e parabéns pelo ótimo trabalho!!

  • Rickssucesso

    ok

  • Maria Angélica

    Gostei muito das suas dicas, são bem explicadas e objetivas… Quando se trata de crítica “o coração até treme”, eu mesma estou nesse processo de aprender a lidar com isso. Mas sei quanto isso é essencial para conseguir manter o foco e não desanimar.