5 dicas para atrair potenciais clientes através de redes sociais

5 dicas para atrair potenciais clientes através de redes sociais

Dicas práticas diretamente do campo de batalha sobre como utilizar redes sociais para atrair novos clientes

Essa deve ser uma das perguntas que nós mais recebemos nos últimos 3 anos. Todo mundo está falando sobre a revolução dos negócios causada pelas redes sociais, mas como aplicar isso para um micro ou pequeno negócio? Qual é o segredo?

Infelizmente, não existe segredo. Existe trabalho, criação de conteúdo, interação e, claro, publicidade. Mas segredo não existe.

As mais relevantes

 1- Qual rede social deve ser o meu foco?

Depende. Quais são as redes sociais utilizadas pelo seu público? Responda isso e você saberá para onde partir.

Por exemplo, se você vende cursos de idiomas ou programas de intercâmbio, um bom lugar é o Live Mocha, rede para quem quer aprender novos idiomas.

Sendo mais genérico e indo pras redes mais presentes:

  • Se você vende para o consumidor final, busque redes como o Facebook, Twitter e o Orkut.
  • Se você vende para grandes empresas, uma boa opção é procurar os tomadores de decisão no LinkedIn (e no Twitter também).
  • Se você vende para micro ou pequenas empresas, a melhor opção é a Empreendemia (uhul!), mas Twitter e Facebook também podem trazer bons resultados.

2- Ofereça algo relevante

Sua marca ganha relevância a partir do momento em que apresenta algo relevante (ah-há!). No caso de redes sociais, o que se espalha é conteúdo relevante.

Mas o que é conteúdo relevante? É conteúdo útil para o seu potencial cliente. Ou seja, você pode utilizar conteúdo pronto sobre o seu setor, até notícias ou conteúdo que você mesmo pode produzir.

Por exemplo, o Twitter da Empreendemia serve para espalharmos posts (novos e antigos) do Saia do Lugar, que é nossa base de conteúdo próprio.

3- Quem não interage é esquecido

Não basta criar seu perfil na rede e larga-lo lá. Uma rede social é, na verdade, uma rede de pessoas que se comunica constantemente usando ferramentas online – ou seja, se você não interagir, nada acontece.

Existem custos implícitos nisso: você pode tanto investir o seu tempo ou o tempo de um funcionário ou de uma agência para fazer isso – o que importa é que é necessário um investimento, seja de tempo ou dinheiro.

Por exemplo, o Empreendemia é um espaço para empresas encontrarem outras empresas que possam virar seus clientes ou fornecedores. Quem você acha que conseguirá mais clientes: uma empresa que montou o perfil certinho, troca cartões virtuais, envia mensagens para novos contatos etc. ou uma empresa que montou o perfil e simplesmente não voltou mais?

Se você exercer o “social” e interagir com quem está nas redes, com certeza haverá retorno.

4- Atendimento e monitoramento devem andar juntos

Nós não utilizamos nosso Twitter como canal oficial de atendimento a usuários do Empreendemia, mas quando alguém fala com a gente, sempre tentamos responder o mais rápido possível.

Nós só conseguimos fazer isso, porque monitoramos de perto o que falam sobre nós. Como nas redes sociais, todos têm poder de voz, precisamos analisar essas reações para avaliar o quão bem está nosso trabalho de construção de marca.

Existem vários aplicativos gratuitos que ajudam nisso – o que nós utilizamos é o Hootsuite.

5- Se você investir em Publicidade, os retornos são maiores

De maneira alguma pagar Publicidade em redes sociais substitui os retornos de interagir na rede. Mas para quem quer expandir sua presença em redes sociais e usar ferramentas para aumentar seu retorno, a Publicidade é uma boa opção para acelerar o processo.

A grande maioria das redes disponibiliza ferramentas de publicidade em que você define seus anúncios a partir do público, e não do conteúdo da página (assim como acontece no AdWords, por exemplo). Isso significa que você faz com que seu anúncio aparece somente pra quem é seu potencial cliente. Com isso, você consegue controlar bem o seu investimento.

Abraços,
Luiz Piovesana (interagindo freneticamente no Empreendemia)