pessoas bem sucedidas - galo acordando

5 coisas que pessoas bem sucedidas fazem antes das 8 da manhã

A manhã agora é a sua melhor amiga. Você pode amá-la ou você pode odiá-la, mas usar a manhã antes do trabalho pode ser a chave do sucesso e de uma vida saudável.

Muito se discute sobre a importância de acordar cedo na vida das pessoas. Apesar de muitos não gostarem desse hábito e se considerarem pessoas noturnas, há vários estudos que mostram e comprovam que acordar cedo faz bem para o organismo e reflete de maneira positiva ao longo do dia de quem é adepto dessa prática.

Dentre as principais vantagens desse hábito, destaca-se uma maior produtividade e proatividade ao longo do dia de qualquer pessoa. Além disso, começar as atividades pessoais nas primeiras horas do dia (e antes de ir trabalhar) pode proporcionar uma sensação de bem-estar e ânimo.

No mundo dos negócios isso não é diferente! Muitos empresários, diretores e CEOs começam o dia bem cedo.

Alguns deles, inclusive, começam suas primeiras atividades por volta das 4 ou 5 da manhã! E há quem diga que esse é um dos grandes segredos para que muitos deles se tornem bem sucedidos.

Tendo em vista essa motivação, vamos listar agora 9 coisas que pessoas bem sucedidas fazem antes das 8 da manhã. Confira!

1 – Acordar cedo

A primeira coisa parece óbvia, mas não custa reforçar: acordar cedo é um hábito em comum nas pessoas que são consideradas bem sucedidas.

A lógica é bem simples, o tempo é algo valioso e no meio do dia surgem interrupções que são inevitáveis, que podem ser emails, ligações e até mesmo atividades urgentes que atrapalham o desempenho das atividades que estavam programadas para aquele dia.

Sendo assim, acordar cedo vai te dar mais tempo útil para se organizar e se preparar para essa rotina.

2 – Cuidar da saúde física

Outra coisa que as pessoas bem sucedidas fazem antes das 8 da manhã é dedicar um tempo para sua saúde física. Afinal, é o corpo que é o responsável por sustentar todo ser humano, portanto ele precisa estar bem para o dia que está por vir.

Começar o dia colocando o corpo em movimento e fazendo uma atividade física é essencial para energizá-lo.

Afinal, praticar exercícios logo cedo ajuda a reduzir o estresse e melhora a qualidade do sono.

Outros cuidados essenciais relacionados à saúde física são tomar um café da manhã saudável e reforçado, além de beber bastante água para hidratar o corpo, ajudando o metabolismo a funcionar de melhor forma logo no início do dia.

3 – Cuidar da saúde mental

Para muitas dessas pessoas cuidar somente do corpo pela manhã não basta. A saúde mental também é importante e uma prática comum nesse sentido é meditar.

Afinal, nada melhor do que começar o dia acalmando a mente para um novo dia que está por vir.

Para a grande maioria deles, é o único momento que possuem para relaxar, por isso é algo precioso e se tornou essencial para o bom desempenho nas atividades do dia que estarão por vir.

4 – Café da manhã de negócios

Marcar encontros profissionais (o famoso networking) durante o café da manhã é algo que os mais bem sucedidos costumam fazer para ganhar produtividade no dia.

A justificação para isso é que pela manhã a mente costuma estar mais limpa, fazendo com que reuniões ou discussões de projetos sejam melhores aproveitadas.

Outra justificativa interessante é que a chance de ocorrer distrações no meio desses encontros pela manhã é menor do que na hora do almoço, por exemplo, que já está no meio do dia, onde elas acontecem com maior frequência.

5 – Planejar o dia e trabalhar em atividades prioritárias

Normalmente o dia de todos costuma ser cheio de atividades e tarefas que devem ser feitas. Porém, planejar como essas atividades serão feitas é essencial para a produtividade, evitando qualquer tipo de desorganização.

Por isso, pessoas bem sucedidas dedicam suas primeiras horas do dia para se planejar, criando planos e estratégias para conduzir suas tarefas e projetos ao longo do dia.

Outra prática comum entre elas é iniciar logo cedo a execução das atividades definidas como prioritárias, pois exigem uma dedicação a mais. Dessa forma, elas poderão ser entregues de forma mais tranquila.

6 – Checar e responder os emails

Muitas das pessoas de sucesso preferem checar os seus emails logo cedo, por questões de organização, pois assim ganha-se tempo na limpeza da caixa de entrada e também na verificação de demandas urgentes ou prioritárias que podem ter aparecido de um dia para outro.

Fazendo isso, a rotina pode ser levada com mais tranquilidade, eliminando a necessidade de limpar a caixa de emails várias vezes ao longo do dia e se planejar para as demandas que podem levar mais tempo para serem resolvidas.

7 – Se informar

Estar antenado e bem informado sobre o que está acontecendo no mundo é algo importante para essas pessoas, pois podem ajudar com ideias, posicionamentos e até tomar decisões durante o seu trabalho.

Por esse motivo é importante buscar meios para realizar isso: Ler jornais, navegar em portais de notícias e até mesmo assistir os telejornais são as melhores opções nas primeiras horas do dia.

Essa prática pode ser feita durante o café da manhã ou até mesmo quando estiver praticando os exercícios físicos matinais.

8 – Se dedicar para os projetos pessoais e importantes

A desculpa de não haver tempo para os projetos pessoais não existe no mundo dos mais bem sucedidos! Eles também aproveitam o tempo da manhã para trabalhar nisso e em outros projetos importantes para sua vida pessoal e profissional.

O grande segredo disso tudo é fazer dessa prática um hábito, pois assim a execução desses projetos fluirá naturalmente, podendo sair do papel de forma mais realista.

9 – Dedicar um tempo para a família

Trabalho não é a única coisa que move essas pessoas, a família também!

Como as energias do fim do dia são escassas, o ideal é aproveitar a manhã para se dedicar a família de alguma forma, já que é um período em que mente e corpo estão energizados.

Essa dedicação pode ser em qualquer atividade ou momento, seja no café da manhã, ou até mesmo praticar atividades em conjunto, como exercícios físicos, meditação, assistir o telejornal, levar os filhos na escola, etc.

Obviamente que o que foi apresentado não é uma fórmula pronta para o sucesso, porém já é um bom começo em busca dele e qualquer pessoa pode transformar tudo isso em um novo hábito, adaptando à sua realidade.

E então, se animou para transformar todas essas coisas que listamos em hábitos na sua vida? Então agora leia sobre Os 7 hábitos de pessoas altamente produtivas

  • Felipe Tarkany

    Eu tento acordar as 5h pra fazer fim exercício. Mas confesso que é difícil. É porque entro as 7h no trabalho. Alguns dias consigo, outros não.

    • mauro0x52

      É difícil mesmo! Demorei anos para conseguir, mas hoje minha rotina é acordar 6:00, tomar um belo café da manhã, 50 minutos de corrida, 7:30 já estou no trabalho, sendo que até 8h eu uso para planejar e refletir!

      E o melhor, geralmente 17h já terminei tudo que tinha para fazer =D

  • Gostaria de sempre apreciar em acordar 4h50… mas como muitas vezes, necessito madrugar, por exemplo hoje… 🙂 para finalizar projetos de extrema urgência, solicitados de surpresa…fica um pouquinho..rsrs… cansativo… Mas que é o ideal é descansar bem para acordar cedinho, sem dúvida é o mais correto e produtivo… Roberta – com sono, porém firme e forte trabalhando e claro…entre um “salve” e outro, de olho nos posts do Saia do lugar… 😉 À todos, um feliz dia !!! =D

  • Gostaria de sempre apreciar em acordar 4h50… mas como muitas vezes, necessito madrugar, por exemplo hoje… 🙂 para finalizar projetos de extrema urgência, solicitados de surpresa…fica um pouquinho..rsrs… cansativo… Mas que o ideal é descansar bem para acordar cedinho, sem dúvida é o mais correto e produtivo… Roberta – com sono, porém firme e forte trabalhando e claro…entre um “salve” e outro, de olho nos posts do Saia do lugar… 😉 À todos, um feliz dia !!! =D

  • Mateus Pinheiro

    Eu sempre me considerei uma coruja, acordando tarde e dormindo tarde.

    Tenho que admitir que depois que mudei meus hábitos ultimamente e comecei a acordar cedo, pular 5 minutos de corda e tomar café da manhã minha disposição (não só para o trabalho) mudou muito.

    Não que isso vá funcionar pra todo mundo, mas faça o teste por uma semana, não precisa mais do que isso pra sentir a diferença.

  • Tiago Malta

    Pegando 6 no trabalho não da pra fazer exercícios físicos antes das 8 não… mas descobri um equipe de Football americano que treina perto de casa a noite e estou pensando entrar nela