reduzir preços

5 análises essenciais para reduzir preços

Uma das práticas normais de todo negócio é reduzir preços de seus produtos, mas algumas práticas devem ser consideradas. Confira algumas dicas essenciais!

Uma das práticas normais de todo negócio é reduzir preços de seus produtos, mas algumas perguntas importantes devem ser feitas antes de decidirmos esta ação:

Qual motivo para reduzir preços?

Você pode reduzir preços para aumentar o fluxo de caixa com a ampliação das vendas ou para a redução do volume de produtos em estoque e assim os custos de estocagem.

Também pode reduzir para corrigir a diferença de preços para os concorrentes ou aproveitar o repasse de redução de custos dos fornecedores e repassá-los aos clientes. Um outro motivo clássico para redução de preço é a venda de grande volume para um único cliente.

Existem casos que o negocio é sazonal e desta forma é necessário a redução; ou, na mesma linha de pensamento, existem casos que o prazo de validade dos produtos obriga a redução para que as perdas não sejam maiores.

Ela funciona para seu negócio?

Apesar de você ter alguns motivos práticos para reduzir preços, ele pode não funcionar de forma eficiente e assim uma redução de preço apenas reduzira suas margens.

Um exemplo é uma empresa que vende azulejos antigos. Ela atende clientes cuja necessidade é a reposição de pequenas quantidades para uma reforma. Neste caso um desconto vai na contra mão da proposta do negócio, pois já fornece uma solução que é muito mais barata do que o cliente decidir fazer uma reforma geral.

Há negócios em que a redução funciona de forma eficiente e fundamental para sua existência. Um caso é o de lojas de enfeites de Natal, pois na data próxima ao evento se não houver a redução os estoques não vendidos, eles ficarão para  o ano seguinte e assim podendo comprometer todo o lucro do período. A recomendação é reduzir assim que as vendas começarem a cair.

Portanto, a estratégia depende muito do modelo de seu negocio e dos motivos para tal ação.

Qual é o momento adequado para tal ação?

É comum que existam determinados momentos mais propícios para esta ação. Um exemplo é dos Shoppings com grandes liquidações em finais de coleção. Porém nunca mude os preços apenas porque todo o mercado está fazendo ou no momento que você tem o maior fluxo de clientes (por exemplo, o Natal).

O ideal é analisar através do histórico de vendas dos produtos e identificar o ponto de redução do volume de vendas para que a ação seja realizada. Um exemplo é o restaurante que tem um preço diferenciado a partir de 14 horas, quando seu fluxo diminui e assim tem a oportunidade de atender um grupo de clientes que pode esperar este horário e assim pagar menos pelo serviço.

Quanto deve reduzir os preços?

Antes de decidir quanto reduzir, você deve saber quais as margens de seus produtos.

Uma regra fundamental para o pequeno negocio é não vender em hipótese nenhuma com margem negativa, pois quanto mais você vende maior é o prejuízo.

Algumas empresas admitem esta situação, justificando que a venda de um produto com margem negativa irá impulsionar a venda de outro produto com boa margem e, no conjunto, o ganho é representativo.

Outro fator relevante é o preço praticado no mercado. Nem sempre uma redução de preço irá fazer com que você tenha o menor preço do mercado. Nem todos os produtos são commodities. O importante é que seus clientes tenham a percepção que a redução dos preços são relevantes para tomada da decisão de compra, porém que você não estava abusando em suas margens. Ao reduzir preços a intenção não é perder clientes.

De que forma divulgar a redução de preços aos clientes?

A divulgação deve seguir a estratégia de comunicação do negócio sem ferir regras da própria empresa. Você deve refletir que dependendo de como divulgar esta redução, poderá criar um comportamento característico em seu cliente.

Pode-se exemplificar com o caso de uma empresa que faz mensalmente uma redução no final do mês e cujos clientes já perceberam que vale muito mais esperar este período, pois têm mais vantagens financeiras. Na prática, o que aconteceu é que uma estratégia de alavancagem de vendas resultou numa primeira quinzena de baixo fluxo de pedidos e numa segunda quinzena com fluxo acima da capacidade de operação da empresa.

Ao analisar todos estes pontos, avalie se vale a pena reduzir os preços e assim ampliar seus ganhos. Esta ferramenta é muito importante ao seu negócio e uma boa decisão pode dar o impulso necessário que você precisa. Aproveite as oportunidades e transforme seu negócio.

Abraços,
Maurício Camacho (por uma reduçao de preço para alavancar seu negócio)
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