4 as do marketing- homem digitando em um tecladoUma das grandes dificuldades encontradas pelos novos empreendedores é o marketing. Nos últimos anos, a forma de entrar em contato com um cliente e fidelizá-lo mudou bastante. Antigamente bastava oferecermos um bom preço, um produto de qualidade e a realização de algumas propagandas simples.

">

4 As do marketing: o que eles significam e como usá-los?

Se você já ouviu falar dos 4 Ps do marketing chegou a hora de conhecer como os 4 As do marketing vai ajudar a montar uma estratégia de sucesso!

Uma das grandes dificuldades encontradas pelos novos empreendedores é o marketing. Nos últimos anos, a forma de entrar em contato com um cliente e fidelizá-lo mudou bastante. Antigamente bastava oferecermos um bom preço, um produto de qualidade e a realização de algumas propagandas simples.

Mas o panorama desse setor se modernizou muito. Hoje em dia o marketing digital e o uso das redes sociais se tornaram mais eficazes, mas existem alguns conceitos que continuam sendo extremamente válidos, como os 4 As do marketing.

Mas o que eles significam? Como usá-los? Continue a leitura deste artigo e veja as respostas para essas perguntas.

4 As do marketing

Os 4 As do marketing são um conceito definido por Raimar Richers, que engloba algumas funções básicas de uma administração de marketing eficiente. Esse modelo foi baseado nos 4 Ps de McCarthy (produto, preço, praça e promoção).

Richers descreve como deve ser a interação da empresa com o meio ambiente, avaliando os resultados do marketing em função dos objetivos empresariais. Os 4 As do marketing são parâmetros fundamentais para garantir o sucesso desse processo tão importante hoje em dia.

A1: análise

O primeiro A significa análise. Essa fase tem por objetivo realizar a identificação do mercado e suas interações com a empresa. O processo consiste em identificar informações disponíveis que possam ser favoráveis ao cumprimento dos objetivos traçados.

A análise deve ser realizada a partir de um olhar criterioso sobre o macro e o microambiente em que a empresa está inserida. Sendo assim, o processo se dá a partir da análise das variáveis do ambiente, da classificação por ordem de importância, da avaliação dos impactos e do desenvolvimento de sistemas de monitoramento.

É válido ressaltar que a principal maneira de realizar o processo de análise é por meio de pesquisas de mercado e do uso de sistemas de informação em marketing.

A2: adaptação

Após examinar as informações obtidas é necessário adaptar os produtos ou serviços que sua empresa oferece ao ambiente que está disponível. Na fase de adaptação são realizados ajustes na embalagem do produto, na marca, no preço e também no seu design.

A3: ativação

Já na fase de ativação colocam-se em prática os planos traçados para a fabricação do produto (ou a prestação de serviços), a distribuição dos canais de marketing, a definição dos aspectos logísticos, além de englobar todo o processo de distribuição e venda.

É na fase de ativação que as propagandas e as principais ações de marketing são colocadas em prática. A partir desse momento sua empresa poderá atingir leads, nutri-los e transformá-los em clientes fiéis. Contando com um atendimento de qualidade a sua empresa ficará bem conceituada.

A4: avaliação

Por último mas não menos importante, temos a avaliação. Essa fase consiste em avaliar, monitorar e controlar os resultados obtidos pelo marketing, tanto em aspectos isolados quanto em aspectos únicos.

Também chamado de auditoria de marketing, essa etapa é fundamental para certificar que a empresa está tendo ações relevantes, deixando-a mais próxima da conquista dos seus objetivos.

Os principais processos de um marketing efetivo são analisados nessa etapa. Informações como comunicação, distribuição e logística, comércio eletrônico e forças de vendas devem ser mensuradas.

Implantar os 4 As do marketing na sua empresa pode ser uma das receitas de sucesso. Como destacado anteriormente, o mundo do marketing está passando por constantes transformações, se modernizando a cada dia.

Portanto, é fundamental que você se mantenha atento às novidades e busque cada vez mais conhecimento. Assim seu negócio estará sempre à frente do mercado e o sucesso será uma consequência!

E aí, gostou de saber o que significam os 4 As do marketing? Que tal aprender um pouco mais? Leia nosso artigo sobre os 4 Ps do marketing e melhore a gestão mercadológica da sua empresa!