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4 ações imediatas para aumentar a conversão do seu site

Conversão: o elemento que muitos sites esquecem de otimizar

Aqui no Saia do Lugar já demos vários dicas sobre como abrir uma loja virtual – hoje o tema é para quem já está no próximo passo: como fazer com que o site gere mais clientes.

Digamos que você tem investido em canais online, redes sociais ou mesmo em conteúdo e, com isso tudo, tem conseguido aumentar o número de visitas que o seu site recebe.

Porém, esse aumento de visitas não se converte em novas vendas, nem em novos contatos de potenciais clientes interessados.

E agora? Está tudo perdido?

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Nada disso! Simplesmente você precisa pensar no próximo passo, a conversão.

Primeiro, é preciso definir o que é conversão pra você. Existem duas opções básicas:

  1. Para quem vende produtos online, com certeza é a efetivação da venda;
  2. Para quem vende serviços, pode ser um contato enviado ou o download de um material (que também é um novo contato).

Qualquer que seja ela, levantamos aqui 4 ações imediatas para você trabalhar o aumento da sua taxa de conversão desde já:

1- Traga a audiência certa

Do que adianta seu site cheio de visitas se essas pessoas não têm nada a ver com o seu público-alvo? Esse tráfego pode ser considerado como indesejado.

Por isso, o primeiro ponto de ação é analisar os seus canais de aquisição de visitas. O Google Analytics pode te ajudar bastante nesse ponto, não só mostrando quais são os canais que te trazem mais visitas, como também as cidades e informações demográficas desses visitantes.

Em segundo lugar, e mais importante, é conhecer os canais online (sites, redes sociais etc.) que o seu público-alvo mais acessa e trabalhar por meio deles para gerar mais tráfego. Apenas assim você garante que o seu site é acessado pelo público ideal.

Por fim, fazer um trabalho contínuo e de longo prazo em SEO (otimização para mecanismos de busca) é essencial, já que assim você posiciona o seu site exatamente para quem está procurando o que está nele.

2- Modernização: otimize o layout e a disposição de informações

Você acha que nós estamos sempre mudando o layout do Saia do Lugar porque gostamos de coisas novas e o Mauro adora inventar novos jeitos de desenhar ovos com gravatas?

Sim, mas não só por isso: gostos mudam constantemente (tá aí o mundo da moda para confirmar isso) e novas tecnologias aparecem para melhorar tudo. Com isso, novas técnicas são sempre criadas, além de novas “modas” de layout – o que faz com que as antigas fiquem datadas e, por isso, menos atraentes.

A disposição de informações sobre os produtos, assim como a clareza e a qualidade do conteúdo são extremamente importantes. Cada vez mais os usuários de internet gastam menos tempo procurando o que querem, já que hoje existe uma grande oferta de informação e produtos – ou seja, se o seu layout não facilitar o acesso às informações, você perde aquele visitante.

3- Dê opções para contato

Muitas vezes o usuário está em dúvida na hora de comprar um produto em seu site, e mesmo que ele seja rico em informações, talvez haja pontos particulares de dúvida que apenas um ser humano resolveria.

Aqui você tem duas opções: resolver a dúvida ou deixar esse potencial cliente procurar por isso em outro site.

Eu prefiro, e recomendo, a primeira opção.

Por isso, ferramentas de chat online e formulário de contato podem ser grandes diferenciais. E, claro, mostrar claramente o e-mail de contato e telefone são técnicas antigas que nunca se esgotam 😉

4- Segurança para pagamento online

Esse é o cenário no qual simplesmente não vale a pena correr o risco: o seu cliente está prestes a pagar pelo produto em seu site, mas aí ele não sente confiança no meio de pagamento que você disponibilizou – com isso ele sai do site e acaba comprando no concorrente.

Quando se fala sobre segurança das informações pessoais e de pagamento, simplesmente não existe meio termo: nós (empreendedores) temos que fazer o máximo para garantir que nosso cliente não terá nenhuma dor de cabeça.

Pensando exatamente em ajudar empreendedores que vendem pela internet, a Cielo desenvolveu em sua plataforma de e-commerce uma solução que leva o consumidor para o ambiente seguro da credenciadora. Trocando em miúdos, quando o consumidor vai finalizar a compra, ele é direcionado para uma página administrada pela própria Cielo, com toda a segurança que é exigida das credenciadoras – o que poupa o lojista de ter que investir no seu próprio ambiente e traz confiança e segurança para o consumidor na hora da compra.

Assim, a Cielo fornece não só toda sua credibilidade em pagamentos, como traz também uma segurança inigualável, garantindo as vendas da sua empresa e a tranquilidade dos seus clientes.

Para saber mais sobre a plataforma de e-commerce da Cielo, é só clicar aqui.

Conclusão

Isso é suficiente para minha empresa se acabar em vendas?

Não, mas é um ótimo começo. Depois de trabalhar melhor a conversão, nossa sugestão é que você faça um bom trabalho de atendimento e relacionamento com clientes – fidelizá-los é um dos melhores caminhos (veja mais).

Abraços,
Luiz Piovesana (convertendo o cliente certo, com informações acessíveis, conversando com ele e evitando dores de cabeça o/)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Cielo. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

Confira como trabalhamos com artigos patrocinados no post Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.