17 passos rápidos para escrever melhor e de uma maneira mais clara

Escrever bem é algo muito importante para o sucesso profissional da maioria das pessoas.

Passar uma mensagem de maneira eficiente pode ser um diferencial entre alguém que seja bem sucedido profissionalmente e faça com que as outras pessoas o entendam bem, sem ruídos em suas mensagens.

Além de conhecer as regras do idioma, existem algumas boas táticas que poderão ajudar na produção de textos mais competentes. Você tem dúvidas sobre escrever bem ou quer deixar seu texto mais claro?

Veja aqui algumas dicas de redação fáceis e práticas para melhorar sua escrita!

Utilize a linguagem informal

Dê um tom mais informal ao seu texto, sem se esquecer das regras gramaticais da língua portuguesa. Procure reproduzir a forma descontraída como as pessoas conversam em suas rotinas. Dessa maneira, o leitor vai se sentir mais acolhido pelo texto.

É importante não passar a ideia de que o texto foi escrito por alguém superior, que detém uma inteligência que o leitor nunca conseguirá alcançar. O texto precisa ser, acima de tudo, acessível para quem o lê.

Saiba para quem está escrevendo

Conhecer seu público-alvo ajudará a criar um texto preciso e bem sucedido. Estude a sua audiência, para saber quais são seus interesses e qual é a forma mais eficaz de transmitir sua mensagem.

Para isso, vale a pena ler artigos de mesmo tema ou que sejam relacionados àquilo que deseja escrever. Uma boa sugestão é pensar nas dúvidas que este público possa ter e já as responder ao longo do conteúdo elaborado.

Deixe bem evidente a sua mensagem

Para escrever um bom texto, é imprescindível saber qual mensagem deseja passar com ele. Muitas pessoas não têm paciência para ler textos gigantescos que, muitas vezes, fogem do assunto proposto.

Tenha sempre em mente qual é o assunto principal que quer levantar com o seu texto e como fará isso.

Mantenha o foco

Seguindo a linha da dica anterior, é fundamental que o redator do texto esteja focado na mensagem que quer passar. Não adianta escrever um texto de três páginas para falar de algo sobre o qual seriam gastas eficientemente apenas duas linhas.

Passe sua mensagem de forma clara, mas também objetiva para o leitor. Se precisar de mais conteúdo, aumente sua pesquisa e traga verdadeiramente novas informações para a sua produção textual.

Não enrole

O leitor, muitas vezes, consegue perceber quando a pessoa que escreveu o texto não tem mais o que falar ou não entende bem do assunto tratado. Por isso, procure não repetir várias vezes a mesma coisa — e, ao invés disso, pesquise novos conteúdos que possam agregar noções ou elementos ao que está escrevendo.

Utilize figuras de linguagem

Uma forma de atrair a atenção de quem lê seu texto é utilizar as figuras de linguagem, como metáforas, analogias ou comparações, por exemplo. Assim, o texto manterá seu ritmo, e o leitor continuará interessado na leitura.

Use palavras curtas

É necessário conhecer o poder das palavras dentro de um texto. Termos curtos nas frases têm mais efeito sobre o leitor do que as longas expressões e frases.

Por isso, procure sempre usar as palavras mais breves, caso existam sinônimos e isso for possível, sem prejudicar sua mensagem. E também se esforce para usar palavras simples, ao invés de termos rebuscados.

Evite repetições

Artigos com palavras muito repetidas são cansativos de ler. Claro, sempre há exceções, e algumas palavras não podem ser modificadas. Porém, é conveniente procurar sinônimos para termos que já usou várias vezes no artigo.

Fique atento: se você tem que pesquisar muito para achar um sinônimo de dada palavra, é porque, provavelmente, o leitor não saberá o que a expressão significa logo de cara. Tente variar as expressões, mas sem utilizar palavras que não são conhecidas do grande público.

Escreva frases curtas

Assim como as palavras, sentenças curtas também funcionam melhor em textos, sobretudo em ambiente corporativo. Muitas vezes, o leitor já se desanima com a leitura quando vê uma frase enorme no texto.

Além disso, as frases curtas e objetivas também são mais fáceis de ser lidas e interpretadas pelo público.

Conheça as etapas do texto

Bons textos normalmente são compostos de três etapas: a introdução, que deve “fisgar” o leitor (chamar sua atenção); o corpo do texto, onde ele encontrará mais detalhes sobre o tema; e a conclusão, que fecha a ideia do conteúdo e pode instigá-lo a tomar alguma ação.

Construa seu texto continuamente tendo em mente a estrutura acima, que organizará (e vai passar) a sua mensagem de maneira bastante eficaz.

Pense em bons títulos

Um título interessante é o primeiro passo para chamar a atenção do público-alvo. Busque utilizar palavras que atraia o leitor. Termos como “passos fáceis”, “para você”, ou “métodos garantidos” são muito bem acolhidos.

Não use o gerúndio

Assim como na fala, “gerundismos” normalmente quebram o ritmo de um texto. Por isso, indica-se escrever com o uso de tempos verbais objetivos.

Por exemplo, prefira utilizar “ficará”, “decidirá”, ao invés de construções verbais do tipo “está ficando” ou “vai estar decidindo”.

Evite abreviar as palavras

É sempre bom explicar para o leitor o que significa determinada sigla antes de usá-la. Por exemplo, se estiver citando algum instituto, pode colocar o nome completo do local e deixar a abreviação entre parênteses. A partir daí, poderá empregar somente a sigla no texto.

Fazendo isso, o leitor conseguirá puxar pela memória breve o que aquilo (a sigla) expressa. Não coloque, em hipótese alguma, abreviações ou siglas no seu conteúdo, sem que sejam previamente explicadas.

Utilize intertítulos

Intertítulos são uma ótima ferramenta para cadenciar seu conteúdo! Eles ajudam o leitor a saber sobre o que determinado trecho do texto está falando. E são uma excelente forma de manter o interesse de quem lê, além de criar a leitura mais dinâmica.

Textos que são completamente batidos e têm parágrafos muito grandes acabam por afastar e desanimar o leitor.

Leia bastante

Pode parecer quase que uma dica de escola, mas funciona de verdade. Quanto mais você lê, de livros a artigos de jornal, mais fácil será escrever seu próprio texto.

Além de aumentar seu vocabulário, ler constantemente ajuda na hora de saber o que fisga ou não a atenção do leitor.

Pratique muito

É difícil dominar as técnicas da boa escrita, sem exercitá-la. Por isso, é fundamental que você escreva constantemente.

Não desanime, se não ficar inteiramente satisfeito com alguma de suas produções de texto. Lembre-se: ninguém nasceu ou se tornou um bom escritor, jornalista ou redator de um dia para o outro.

Revise o texto

Depois de escrito, sempre revise aquilo que produziu. Além de reler o texto, é bom enviá-lo para alguém de confiança e que tenha bom conhecimento do idioma. Assim, aquela pessoa também poderá fazer sua avaliação e ajudá-lo a melhorar o conteúdo.

Com o auxílio de outras pessoas, muitas vezes conseguimos achar erros ortográficos ou de concordância que acabaram passando batido para quem escreveu o texto.

Com essas dicas de redação, ficou bem mais fácil escrever seu próprio texto, não? Leia aqui mais dicas para melhorar sua escrita empresarial.

comments powered by Disqus