3 passos para entender o mercado financeiroAqui no Saia do Lugar falamos muito de investimento em publicidade, em atendimento e outras coisas para sua empresa crescer. Mas uma coisa bem importante também é saber lidar com seus investimentos financeiros (tanto da empresa quanto pessoais). Investimentos bem feitos garantem segurança e conforto no futuro.

">

3 passos para entender o mercado financeiro

Conheça 3 simples passos para conhecer o mercado financeiro e poder investir sem medo

Aqui no Saia do Lugar falamos muito de investimento em publicidade, em atendimento e outras coisas para sua empresa crescer. Mas uma coisa bem importante também é saber lidar com seus investimentos financeiros (tanto da empresa quanto pessoais). Investimentos bem feitos garantem segurança e conforto no futuro.

E o primeiro passo para investir e ter sucesso é entender como os investimentos funcionam. Independente do tipo, começar a investir tempo e dinheiro sem conhecer bem e sem praticar, torna-se um jogo (provavelmente de azar).

Por isso, para poder decidir com segurança onde seu dinheiro vai ser investido (mercado de ações, mercado imobiliário, obras de arte ou outros) são necessários alguns passos:

1 – Entenda bem como funciona
Cada tipo de investimento funciona de uma maneira. Cada um tem suas regras, por exemplo: valores mínimos para investir, tempo para retirada do dinheiro, etc.

O primeiro passo é saber o funcionamento e regras de cada um e com qual deles você se identifica mais. Isso varia de acordo com o seu perfil e a quantidade de dinheiro disponível para o investimento.

Para otimizar esse aprendizado,  existem livros, cursos (presenciais e online), blogs e muitos outros recursos que podem ajudar.

2 – Converse com quem já investe nessa área
Depois de entender o funcionamento, é bem legal conversar com mais de uma pessoa que já faça esse tipo de investimento.

Isso é útil, primeiro, para você ter uma maior confiabilidade sobre as informações recebidas. Segundo, você já começa um pouco na frente sabendo as dificuldades, os erros mais comuns e as dicas. Com isso em mente, você já deve ficar alerta ao que vem por ai.

3 – Pratique
Agora vem a parte mais divertida. Antes de já investir seu suado dinheiro e arriscar cometer algum erro, vale a pena fixar todo conhecimento que você obteve através dos cursos, leituras e dicas. O momento para errar e ter dúvidas é esse. Assim,você minimiza a chance de ter problemas na hora de investir de verdade.

Para alguns tipos de investimento há opções gratuitas para praticar, como simuladores. Para outros, isso não é tão fácil, então a recomendação é começar investindo pouco.

Uma ótima alternativa para quem quer se familiarizar com o mercado de ações é o novo aplicativo do Itaú no Facebook, o Fun Trade. O Fun Trade é um jogo onde você se torna uma empresa, e o seu valor de mercado é de acordo com algumas coisas do seu pefil do facebook, como quantidade de amigos, curtidas e participação no facebook.

O jogo tem um tutorial bem fácil e intuitivo para entender bem os conceitos e o funcionamento. Junto com isso, o jogo já te familiariza com os termos utilizados nesse tipo de investimento.

O mais interessante é que além de poder acompanhar o desempenho de vários amigos, o jogo não tem um prazo determinado para terminar. Ou seja, você pode jogar sempre e pensar também em investimentos de longo prazo.

Vale lembrar que o aplicativo não simula a bolsa de valores, mas sim familiariza com os conceitos de investimento, análise, valorização, compra, venda, etc. Só que de forma fácil e divertida.

Conheça mais sobre o jogo no vídeo abaixo:

Para ver o Fun Trade e já começar a se familiarizar com conceitos de investimento, acesse aqui.

Bom jogo e bons investimentos!

Abraços

Gabriel Costa (torcendo para você fazer ótimos investimentos)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pelo Itaú. Isso significa que recomendamos seu produto como um exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial nem na nossa opinião.

Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.