Como terceirizar serviços

3 motivos para você terceirizar serviços em sua PME

Análise sobre quais serviços vale a pena terceirizar e como fazer isso da melhor forma

Somos empreendedores e gostamos de fazer tudo com nossas próprias mãos. Queremos reduzir todos os custos e ter o total controle do que precisamos. E quanto mais imaturos, mais tendemos a fazer isso.

Mas será que realmente vale à pena mantermos tudo in-house? Será que temos experiência e capacidade suficiente para fazer um bom trabalho?

Veja os três principais motivos para você terceirizar um serviço.

1. Experiência

Este ponto é meio óbvio. Se você não tem experiência nenhuma em um determinado serviço e não tem a menor ideia de como aprender, contrate quem sabe.

É muito fácil também a gente se enganar. Temos orgulho por coisa pouca. Só porque conseguimos fazer alguma coisinha aqui ou ali, a gente se ilude achando que somos os experts na área. Quem nunca tocou Wonderwall ou Hey Ho Let’s Go na guitarra e nunca se achou o melhor guitarrista do mundo? A mesma coisa acontece com design, marketing, computação, medicina, corte de cabelo etc. Não é porque você sabe que tomar analgésico para passar a dor, que você vai operar sua própria apendicite.

Veja o caso de Pafúncio como exemplo. Pafúncio é um consultor de empresas no ramo financeiro, e está querendo fazer um anúncio para patrocinar o jornal local. Pafúncio até que já trabalhou com Photoshop quando estava na universidade para recortar imagens. Ele tem experiência suficiente? Não. É melhor terceirizar, se não o resultado final vai ficar terrível e a grana investida será jogada fora.

2. Tempo

Outro ponto óbvio. Não procure mais trabalho para o tempo que você não tem.

Veja o caso de Pafúncio. Ele trabalha o dia inteiro, tem uma esposa e dois filhos. Sem falar que Pafúncio dá um curso à distância de terças e quintas.

Digamos agora que ele adquiriu boas habilidades no Photoshop. Você acha que vale à pena Pafúncio gastar as madrugadas dele para fazer o anúncio para a revista? Ele vai conseguir manter a sanidade e fazer um bom anúncio? Pode até ser que sim, mas nos próximos dias ele fará sua consultoria todo destruído.

3. Tempo e Experiência

Este é o ponto mais difícil de se compreender, pois é onde a maioria de nós cai. Podemos até ter tempo e experiência para executar o trabalho. Mas vale a pena?

Por exemplo, digamos que Pafúncio ganha R$ 100 a hora por sua consultoria. Ele até consegue adiar um serviço de um cliente e já manja Photoshop. Ele gastaria 20 horas para fazer um trabalho bem feito, ou poderia contratar outra pessoa por R$ 500 por um trabalho semelhante.

A conta é simples. Para ele mesmo fazer, ele perderia uma oportunidade de R$ 2000, mas economizaria R$ 1000. Portanto, gastaria R$ 1000. Caso ele terceirizasse, ele ganharia a oportunidade de R$ 2000, e gastaria R$ 500, dando um líquido de R$ 1500.

Terceirizar ou montar equipe?

Para uma empresa de uma ou poucas pessoas é mais fácil decidir terceirizar ou não. Avaliar os pontos acima ainda vai poder ajudá-lo na sua decisão, basta avaliar num âmbito mais corporativo, envolvendo as habilidades e tempo dos membros da sua equipe.

Mas é melhor contratar mais alguém ou terceirizar? Depende se o serviço está diretamente relacionado ao seu produto e tem demanda suficiente para ocupar um funcionário fulltime. Ponha também as contas na ponta do lápis e veja o que vale mais a pena. E não se esqueça de que um funcionário a mais provavelmente vai ocupar mais o seu tempo também para liderá-lo.

Terceirize, com confiança

Procure sempre avaliar esses 3 (ou 4) pontos antes de decidir desenvolver ou terceirizar um trabalho. Quanto menos estresse e mais tempo você tiver para poder focar no seu trabalho, melhor.

E para ter menos estresse, contrate sempre aquele que lhe é mais confiável e que tenha o melhor atendimento, assim você evita ter arrancar seus cabelos.

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Abraços,
Mauro (usando minhas horas para as atividades mais rentáveis)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Locaweb. Isso significa que os recomendamos como referência, mas não há influência em nossa linha editorial nem nossa opinião.

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P.S.: Créditos da imagem de outsourcing Shutterstock.