3 dicas para não deixar seu plano de negócios ficar incompleto

A dica de hoje foi dada por Kevin Hiser no portal Young Entrepreneur

Eu tenho o privilégio de ajudar empreendedores diariamente e, quase smepre, o empreendedor possui um plano de negócios. Porém, poucos desenharam um plano de como irão alcançar as metas e monitorar o progresso parcial. Isso é o que eu chamo de “peça faltante”.

Você precisa criar um plano estratégico de uma página, fácil de lembrar e colocar na parede no qual sua empresa possa se guiar. Esse processo te ajuda a definir prioridades, alinhar o time e manter a consistência nas decisões até que os resultados de 1, 3 ou 5 anos apareçam.

Confira algumas dicas sobre como priorizar esse planejamento.

![Monte um bom plano de negócios](http://files.saiadolugar.com.br/uploads/2012/08/change-name.jpg "Dica de plano de negócios")O plano de negócios é um guia, não uma coleira
**Crie e liste objetivos** Essa lista deve basicamente guiar todas as decisões na sua empresa.

É importante listar metas tanto de curto quanto médio prazo. Prioridades de longo prazo não devem mudar muito e incluem: valores, metas cabeludas e ambiciosas  (MCA) e prioridades para os próximos anos.

Prioridades de curto prazo incluem marcos a serem alcançadas no trimestre que irão mover sua empresa em direção aos objetivos do ano.

Monitore seu progresso
Definir objetivos é uma coisa, mas além disso você precisa  transformá-lo em métricas-chave que te dirão se você está no caminho certo.

Faça questão de avaliar sempre seu progresso nessas métricas de curto e longo prazo.

Alinhe o time regularmente
Agende reuniões regulares para ganhar ritmo e garantir que cada um está mostrando resultados.

Eu recomendo uma pequena reunião diária para avaliar o progresso do time e ver o que pode estar impedindo a equipe. Na reunião semanal, discuta “boas notícias” e revise as métricas de performance.

Por fim, a cada trimestre tire um tempinho para revisar os resultados e planejar os próximos passos. O objetivo dessa reunião é atualizar seu plano de uma página e incluir novos marcos ou mudanças na sua estratégia.

Se quiser aprender mais sobre como fazer um bom plano de negócios, confira o episódio 1 do Empreendepapo.

Para mais dicas que irão ajudar sua empresa no dia-a-dia, assine nosso RSS ou curta nossa página no Facebook.

comments powered by Disqus