4 dicas de vendas para pessoas tímidas

Um indivíduo tímido é alguém que sente dificuldades em manter relações sociais e se expressar em público. Para parte das pessoas, isso pode nem ser um problema, mas quem deseja se tornar um vendedor de sucesso deve aprender a trabalhar esse aspecto de sua personalidade e, por isso, preparamos algumas dicas de vendas para pessoas tímidas.

Se você está entre o grupo de pessoas menos desinibidas, mas sabe a importância de adotar uma postura mais ativa para conquistar bons resultados para sua empresa, então fique ligado nas dicas que preparamos para hoje!

Acompanhe!

O modo de agir e pensar dos tímidos

A timidez é um traço de personalidade bem comum e não está associado ao medo, tampouco a fobias. Na verdade, trata-se de uma inibição em certas situações que podem, inclusive, ser acompanhada de algumas reações fisiológicas, como suor e aceleração dos batimentos cardíacos.

Importante observar que a maioria das pessoas considera-se um pouco tímida, ainda que isso não seja tipicamente introvertida. Isso acontece porque a timidez pode se manifestar de várias maneiras e, em algum momento, todos nós podemos ter:

  • dificuldades para falar em público;
  • resistência ao expor suas opiniões;
  • falta de habilidade para se aproximar e conversar com pessoas que não conhece;

Apesar de trazer alguns problemas, é importante ressaltar que a timidez pode ser trabalhada. Isto é, até mesmo pessoas mais introvertidas podem utilizar estratégias para se soltarem e interagirem um pouco mais.

Por essa razão, não existe qualquer limitação para essas pessoas e mesmo aquelas profissões que exigem contato direto com o público podem ser aprendidas e desenvolvidas com sucesso.

Dicas de vendas para pessoas tímidas

Conforme dito, uma pessoa tímida pode exercer qualquer profissão e, portanto, ser um vendedor de sucesso é algo plenamente possível. Mas, para isso é necessário adotar algumas estratégias inteligentes.

Se você é um vendedor tímido, fique tranquilo! Nós reunimos algumas dicas infalíveis para se expressar e se portar melhor, aumentar suas vendas e se destacar em sua profissão. Acompanhe a seguir!

1. Venda somente algo em que você acredita

Falar e convencer alguém sobre alguma coisa é uma tarefa complicada para qualquer vendedor. Mas, quando se é tímido isso parece se tornar um desafio maior ainda.

Porém, nos dois casos, uma estratégia que ajuda bastante é conhecer e acreditar naquilo que está vendendo. Quando sabemos da qualidade e utilidade de algo, a missão de expor suas vantagens se torna muito mais fácil.

No caso dos tímidos, isso facilita que se sintam mais seguros ao apresentarem o produto, pois estarão mais preparados para tirar dúvidas e defender seus benefícios.

Quer um exemplo? Imagine que você seja um vendedor de celulares. Caso conheça a marca do aparelho que vende e suas principais funções, certamente se sentirá mais tranquilo e seguro de demonstrar ao cliente as razões para adquirir o produto.

Assim sendo, quanto mais informações o vendedor tem sobre o produto ou serviço, maior será sua autoridade sobre o assunto e capacidade de expor para o consumidor o porquê ele é imprescindível em sua vida.

2. Dê muito valor à escuta

Todos sabem que pessoas tímidas sentem dificuldade para falar, mas elas são excelentes ouvintes e isso é uma das grandes habilidades esperadas em um vendedor. Afinal, não adianta empurrar algo para o cliente quando ele, na verdade, precisa de outra coisa.

Ademais, se você parar para observar, verá que boa parte dos empreendedores são pessoas expansivas e adoram se comunicar e falar com outras pessoas. Paralelo a isso, gostam de interagir com indivíduos que prestam atenção naquilo que falam e é aí que você pode se destacar nas seleções de funcionários!

Aliás, isso também pode ajudá-lo a converter mais vendas. **Quando você se mostra mais atento à fala de seus clientes, faz com que eles se sintam importantes. **Isso favorece a criação de um laço de confiança, o que é um grande fator de convencimento para a compra.

Portanto, dê mais valor à escuta e ouça atentamente tudo o que o seu cliente tem a dizer, pois isso pode fazer a diferença ao fechar negócios.

3. Procure solucionar o problema do seu público-alvo

Muitos vendedores, afoitos para concluírem vendas, acabam ignorando o que o cliente realmente precisa e isso pode se tornar em um grande obstáculo para a concretização de uma transação.

Como as pessoas tímidas têm mais aptidão para ouvir, conseguem identificar com mais facilidade os problemas e demandas de seu público, ou seja, eles prestam mais atenção no que realmente importa no momento de realizar uma venda.

Assim sendo, ouça o problema e foque em ajudar o cliente a superá-los. Analise todas as opções disponíveis para e ofereça aquela que melhor se encaixa às suas atuais necessidades.

Lembre-se de que esse tipo de atitude fortalece a sua imagem de bom vendedor e ajuda a criar uma clientela fiel.

4. Não tenha medo de críticas

Todos que trabalham em contato direto com o público devem estar preparados para receber críticas. Mais do que isso, é fundamental transformar um comentário negativo em uma oportunidade para crescer e se transformar em um vendedor melhor.

Por mais que a sua timidez possa tornar esse tipo de situação ainda mais constrangedora, procure ser maduro e aprender a ouvir críticas e sugestões com seriedade e tranquilidade.

É importante salientar que um vendedor que jamais aceita ouvir críticas — ou ouve, mas as ignoram — dificilmente conseguirá evoluir em sua profissão.

Por isso,** se você acredita e conhece bem o produto e serviço que está vendendo e se sente parte responsável pelo sucesso do negócio, arrisque-se** e esteja preparado para ouvir tudo o que o cliente tenha a dizer, inclusive as críticas.

Conseguiu anotar nossas dicas de vendas para pessoas tímidas? Sabemos que o dia a dia de um vendedor que sofre de timidez não é fácil e costuma ser bem desafiador. No entanto, conforme visto, é possível superar os obstáculos e se tornar um destaque em sua empresa. Basta ter força de vontade e, claro, colocar em prática tudo o que aprendeu no post de hoje!

Gostou deste conteúdo? Ele lhe ajudou de alguma maneira? Então, que tal aprender um pouco mais? Acompanhe 9 dicas para começar um negócio mesmo sendo tímido!

comments powered by Disqus