3 características de empreendedores inovadores

3 características de empreendedores inovadores

Quer inovar na sua empresa? Veja 3 características de um empreendedor inovador!

Nota do editor: Este post faz parte de uma parceria do Saia do Lugar com o site Exame. O conteúdo exibido aqui não é de nossa autoria. Exame.com

Respondido por Lourenço Bustani, especialista em inovação

Hoje fala-se muito em inovação, mas nem sempre sobre o que faz de um empreendedor inovador. Para ser caracterizado como um empreendedor inovador é essencial ser uma pessoa curiosa, por exemplo. Veja abaixo outros aspectos.

1. Ter objetivos claros

Um empreendedor inovador deve ter intenções e propósitos claros e não negociáveis. Só com esse senso de que estamos fazendo a coisa certa é que venceremos as barreiras e os medos de tocar um negócio, qualquer que seja.

2. Ser inquieto

Para inovar, é necessário que o empreendedor seja inquieto e tenha vontade de mudar. Essa curiosidade precisa ser compartilhada para ganhar força. Outra característica de uma mente inovadora é saber estar perto de gente muito boa no que faz. De preferência, pessoas que sejam melhores em algum assunto que você não domina.

3. Pensar grande

É importante também ter visão sistêmica, pensar grande. Estamos em um momento em que é necessário olhar para o todo, de associar diversos conhecimentos e entender que uma ação leva a outra. Isso tem a ver com a busca pelo valor compartilhado, em que todos ganham: as pessoas, as empresas e o planeta.

O empreendedor inovador deve pensar no lucro, para subsistir e prosperar, mas também ajudar a construir contextos de rua, de bairro e de um mundo mais favoráveis.

Quer se tornar mestre em inovação e desenvolvimento de produtos? Recomendamos o nosso Ebook: Desenvolvimento de Produtos Sem Enrolação.

Se quiser mais dicas de como você pode inovar na sua empresa, assine nosso RSS ou curta nossa página no Facebook.