10 dicas para um gerenciamento comercial eficiente

10 dicas para um gerenciamento comercial eficiente

Eleve a eficiência da sua equipe de vendas às alturas com essas 10 dicas

Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Caro leitor, não existe atividade empresarial bem sucedida sem um esforço comercial eficiente, e seguindo a lógica da mesma sentença, podemos afirmar que é impossível uma atividade comercial de êxito sem um eficiente gerenciamento de vendas.

Tudo isso é conhecido e certamente pode apenas refletir a mais banal realidade no campo da gestão de negócios.

A questão aqui não se trata da simples constatação, pois de discursos estamos todos fartos, mas o duro mesmo é fazer isso bem feito. Ou seja, operar um modelo negocial integrado com objetivos estratégicos e operacionais.

De olho nestes objetivos, levantamos algumas dicas que podem ser de grande utilidade.

Vamos lá:

1. Contrate bem, direcionando sua seleção aos candidatos com maior maturidade emocional, capazes de cuidar sozinhos de suas questões motivacionais, sem que você precise contratar palhaços de auditório ou consultores teatrais a todo tempo para botar sua equipe nos trilhos;

2. Implante uma cultura meritocrática, onde os melhores são sim mais reconhecidos da maioria mediana;

3. Não remunere apenas com comissionamentos. Isso fragiliza o senso de pertencimento ao grupo e o stress originado na insegurança financeira pode trazer mais malefícios do que benefícios;

4. Capacite a equipe de vendas não apenas com conhecimentos de aplicação comercial direta, mas também com noções de gestão e organização, permitindo que desempenhem seu trabalho com o máximo de disciplina;

5. Crie métodos e parâmetros para que potenciais negócios sejam classificados entre baixa, mediana ou alta probabilidade de efetivação, garantindo com isso a otimização de tempo dos seus vendedores;

6. Estabeleça uma gerência comercial, preferencialmente encabeçada por alguém com forte experiência no setor;

7. Estimule o compartilhamento de informações entre os membros da equipe de vendas e os outros dirigentes da empresa, permitindo com isso a criação de uma visão abrangente da empresa;

8. Faça com que o principal membro da equipe comercial participe da concepção do planejamento estratégico;

9. Estabeleça um plano de metas exequível, com parâmetros bem definidos, e necessariamente negociado com a equipe de vendas;

10. Transmita com clareza o conhecimento sobre o mercado onde atuarão, suas ameaças, oportunidades e armadilhas;

Por fim, evite a cultura da alta rotatividade profissional, e no lugar dela fortaleça um conjunto de valores que tragam apelo institucional para empresa.

Boa sorte e até o próximo.

Plataforma Brasil Editorial atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.

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