10 dicas para se posicionar diante de seus clientes

10 dicas para se posicionar diante de seus clientes

Dicas muito valiosas sobre como lidar com clientes

Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

É conhecida a importância de se investir em um bom relacionamento com clientes. Da mesma forma e de maneira crescente, vivenciamos a escalada de exigências e rigor presentes nas relações entre contratantes e contratados.

Por outro lado, existe a disseminação da informação e do conhecimento, disponíveis a todos, alimentando o senso crítico e municiando os nossos potenciais contratantes de grande capacidade de questionamento e análise. Sem dúvida um processo saudável e benéfico, que tende a eliminar amadores e prestigiar o profissionalismo, a assertividade e a elevada capacitação. Até aqui tudo ótimo e perfeito, porém (e sempre existirá um porém) existem situações onde o posicionamento firme e assertivo diante de nossos clientes se faz necessário, e muito em benefício da qualidade dos serviços prestados.

São momentos carregados de personalidade, presença do risco da má interpretação e sangue frio, sempre.

Nessa hora, é preciso deixar de lado a premissa de que o cliente sempre tem razão, para, em benefício do próprio cliente, abordar circunstâncias críticas, dizer verdades e adotar um ou outro confronto no campo das ideias. Sempre respeitando o princípio de que a “martelada” final caberá aos nossos contratantes, que uma vez alertados poderão escolher o caminho mais adequado aos seus interesses, assumindo evidentemente a responsabilidade por suas decisões.

Diante deste cenário, por vezes conturbado, alguns cuidados se tornam essenciais. Vamos lá:

1. Esteja absolutamente seguro de que a sua orientação está dotada de perfeito embasamento técnico e conceitual;

2. Tenha certeza de que este posicionamento tão bem embasado tecnicamente, não conflita com as práticas vigentes de mercado, que invariavelmente sempre se encontram a um ou alguns passos adiante do mundo conceitual;

3. Avalie os riscos aos quais o seu cliente pretende se submeter. Faça isso preferencialmente com algum estudo de viabilidade;

4. Tenha a paciência e todo o cuidado para escutar, entender e interpretar as razões expostas pelo seu contratante;

5. Monte sua argumentação baseada no seu conhecimento, na sua experiência e nos fatos;

6. Apresente seus argumentos com precisão de maneira lógica e estruturada;

7. Defenda seu ponto de vista com serenidade e coerência, deixando claro a prerrogativa da decisão por parte do seu cliente;

8. Não permita que estes embates saudáveis e necessários prejudiquem o bom relacionamento até então construído;

9. Siga em frente com a segurança e a consciência de que fez o melhor que poderia ter feito;

10. Jamais permita que o bom humor desapareça por conta do stress que qualquer discussão;

Boa sorte e até o próximo.

Plataforma Brasil Editorial atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação.

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